Dólar subiu! E eu com isso?
Você tem tudo a ver com isso!!
Primeiro vamos entender o que é o dólar. O dólar americano é a moeda oficial dos Estados Unidos. Além disso ela é utilizada como moeda de pagamento entre diferentes países. Ou seja, se você comprar um produto da China você está pagando em dólar. Apesar de você pagar a sua fatura do cartão de crédito em real, o banco liquida essa operação em dólar.
Agora a questão é: quem determina o valor do dólar? O dólar segue a lógica de mercado de demanda e oferta, se tem pouco dólar entrando na economia brasileira há uma depreciação cambial (dólar fica mais caro), ou seja, precisamos de mais reais para comprar um dólar. E o inverso é verdadeiro, se tem muito dólar, há uma apreciação cambial (dólar fica mais barato).
“O dólar subiu e nada aconteceu na minha vida”. Pois é, meu caro, aqui você se engana. Aconteceu, está acontecendo e vai acontecer. Quando você foi a padaria percebeu que o pão está bem mais caro? Este aumento tem basicamente dois motivos: a alta do dólar dos últimos meses e a guerra da Rússia e Ucrânia. Como o trigo é um produto com cotação internacional, ele é negociado em dólar. Dólar subiu, o preço do pão sobe. E este é um mero exemplo, temos ainda uma infinita lista de produtos que consumimos todos os dias e são diretamente impactados pela variação do dólar.
Sendo assim, temos tudo a ver com isso.
Por Josué Araújo
Economista Curaçaense