Cerca de 27 jipeiros vindos de João Pessoa-PB chegarão a Curaçá no próximo dia 6 de agosto para participarem da pisa da uva. O evento é promovido em parceria com a Vinícola São Benedito (VSB), situada no município, e vai acontecer no Hotel Recanto Campestre.
Desde 2015 que em Curaçá o sommelier e escritor José Figueiredo se dedica a plantação de uvas e a produção de vinho na vinícola VSB. A pisa da uva é uma preparação para o retorno da produção do vinho Vinum Sancti Benedictus (São Benedito), o vinho das terras curaçaenses.
“Curaçá vai ficar bem movimentada nesta data. O grupo vem curtir o pôr do sol e depois vai participar da pisa da uva. Para Curaçá será um evento diferenciado que já começa a demonstrar o potencial turístico, de forma geral, do município”, comentou o sommelier José Figueiredo.
Histórico: A pisa da uva é uma tradição herdada da Itália e Portugal. Ao pisar a fruta há a extração do suco, mantendo as sementes intactas, diferentemente do que ocorre nos processos industriais, quando há a quebra das sementes, o que pode afetar no sabor da bebida. Uma vez esmagada, a polpa da uva se separa da casca e caroço, dando origem ao mosto. A partir de então, o mosto passa pelo processo de fermentação.
Texto: Alinne Torres