Curaçá Oficial

Moradores do distrito de Riacho Seco reforçam movimento pela sua emancipação

A luta pelo desmembramento do distrito de Riacho do território de Curaçá está ganhando cada vez mais adesão da comunidade local e de lideranças políticas.

Neste domingo (31) aconteceu uma reunião no distrito com membros da Associação Emancipalista de Riacho Seco e membros da Confederação Nacional Emancipalista com o objetivo de discutir os próximos passos do projeto de desmembramento de Riacho Seco.

Foto: Hélio Santos

Em contato com a redação do site Curaçá Oficial, o vereador de Curaçá Hélio Santos disse que a população de Riacho Seco vai ter melhores condições caso o distrito se torne município.

“Acredito que para nós seria melhor do que fazer parte de um território muito grande que é o de Curaçá. Riacho Seco tem população suficiente e consegue se manter economicamente para virar um município. A população terá mais viabilidade. Vai poder ter uma sede da prefeitura, um banco e entre ouros. Estamos na luta por Riacho Seco”.

Ainda segundo o vereador Hélio Santos na próxima terça-feira (02) haverá uma reunião na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para tratar sobre o projeto de emancipação dos distritos baianos.

Na Bahia existem 21 distritos que reúnem condições para conseguirem a emancipação.

Para pleitear a emancipação, o distrito tem que ter uma população superior à média das cidades pequenas e médias da região. No caso do Nordeste, a linha de corte será 8.784 habitantes, de acordo com estimativa populacional de 20.143. Tendo população suficiente para o pleito, o distrito terá de recolher assinaturas de pelo menos 20% dos eleitores que vivem na região que quer se emancipar. O próximo passo será a realização de estudo para verificar a viabilidade econômica do novo município. O estudo será conduzido pela Assembleia em parceria com órgãos estaduais
Plebiscito.

Texto: Alinne Torres

Fotos: Jhon Cruz / Hélio Santos

Sair da versão mobile