Redes sociais

Publicado

em

Tão querido e com centenas de fãs em Curaçá, o cantor Flávio Leandro comunicou através das suas redes sociais o motivo principal que o fez tomar a decisão de deixar os palcos.

Em um vídeo postado no seu canal do YouTube o artista dá mais detalhes sobre uma doença que descobriu após ficar incomodado com constantes falhas na sua voz durante os shows.

Flávio Leandro, visivelmente emocionado, disse aos fãs que foi diagnosticado como Tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que atinge a glândula tireoide.

A decisão de parar de fazer shows se deu no início desde ano, logo após a volta dos shows pós pandemia. O forrozeiro cantou pela última vez em Curaçá durante a 69º Festa dos vaqueiros. Segundo o artista uma vez por ano será realizado um show em sua propriedade, em Bodocó-PE, mas que por enquanto os shows em palcos estão descartados. ” Talvez depois de  fazer um tratamento mais forte, juntamente com minha mulher, possa ser que voltaremos. Além da medicina tradicional, vamos buscar outros tratamentos de saúde na Inglaterra e na Índia”, disse.

Desejamos melhoras a este grande artista que tão bem sabe cantar o Nordeste.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Artigo: O Carnaval em Curaçá

Publicado

em

O artigo a seguir foi extraído do Instagram do Acervo Curaçaense. Leia e conheça os bons tempos do carnaval de Curaçá!

 

Por muitos anos, o Carnaval em Curaçá foi vivenciado exclusivamente com traços do entrudo português, usando-se água e talco. A folia consistia em jogar água, principalmente em pessoas que não gostavam da brincadeira e ou que se escondiam, levando os foliões a destelharem casas, abrir guarda-roupas etc. Quanto mais ficasse zangada, mais divertido seria para o grupo, molhar a pessoa. […].

Por volta dos anos 50, os filhos de Curaçá, que estudavam fora, traziam o lança-perfume como complemento da festa. Mais recentemente, grupos foram organizados em blocos como o tradicional Bloco das Virgens, que, de forma irreverente, sai às ruas com homens vestidos de mulher, acompanhados por uma caçamba com som adaptado. Há também os tradicionais “caretas” que se destacam pelo barulho dos chocalhos e se divertem pelo medo que causam.

A “molhação”, como é reconhecido o entrudo, passou a ser adotada quase que exclusivamente pelas crianças que usam uma “bomba”, feita de cano PVC e cabo de vassoura, diferente dos primeiros tempos, onde a preferência eram as maiores vasilhas. O “banho de cheiro” (carro pipa com água perfumada) sai às ruas, jogando jatos de água nos foliões que festejam com grande animação.

Pela influência dos bailes carnavalescos de outras cidades, o Bloco das Virgens passou a fazer um baile de abertura, quando, depois de desfile clássico, é eleita a rainha da festa. A rainha e o rei Momo fazem desfile pelas ruas e recebem oficialmente as chaves da cidade, considerando-se abertos os festejos. As virgens marcam com excentricidade o último dia carnavalesco, com o desfile “das Viúvas” do carnaval. Todos os componentes são caracterizados de viúvas e vão às ruas com choro e demonstrações de pesar pelo encerramento dos festejos.

Com o tempo, as festas carnavalescas de Curaçá vão assumindo novas características e surgem iniciativas de organização de blocos ao molde dos carnavais da Bahia que têm como fator diferencial o Trio elétrico. Destacou-se, nesta versão, o Bloco dos Papudinhos, que inovou com o trio […]e a organização no desfile de rua, delineando um novo perfil para o carnaval curaçaense.

Texto: Jucelita Rosa 
Foto: Luciano Lugori

Continuar lendo

Cultura

Zé Lezin se apresenta pela primeira vez em Curaçá

Publicado

em

No próximo domingo, dia 02 de fevereiro, a cidade de Curaçá receberá pela primeira vez o show do consagrado humorista Zé Lezin. O evento, que celebra os 40 anos de carreira do artista, promete uma noite repleta de risadas e bom humor para o público local.

A apresentação acontecerá às 19h no Ginásio de Esportes Municipal, localizado próximo ao INSS. O cantor Lucas Santos fará a abertura do evento.

Os ingressos estão disponíveis para compra online através do link oficial, além de pontos físicos na cidade: Pipi Lanches, Mega Bolo e no Projeto Curaçá NH3, na loja Leo Celulares.

A chegada de Zé Lezin a Curaçá representa um marco para a agenda cultural do município, trazendo um dos humoristas mais aclamados do Brasil para divertir o público com seu estilo irreverente e cativante.

Garanta seu ingresso e não perca essa oportunidade de assistir a um show histórico!

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Cultura

Projeto leva artesanato de Curaçá para Nova York e Paris

Publicado

em

A cidade de Curaçá, conhecida por sua riqueza cultural e tradições artesanais, acaba de ganhar uma oportunidade única de expandir seu talento para o mundo. O projeto AMares do Brasil, em parceria com a Blue Sky Caatinga, convida mulheres artesãs da região para uma jornada transformadora que promete levar suas criações para vitrines internacionais, com exposições e comercialização em Nova York e Paris, duas das mais importantes capitais da arte e do design.

A iniciativa tem como principal objetivo aprimorar a qualidade do artesanato local e fortalecer a cultura regional, oferecendo oficinas especializadas nas seguintes técnicas:

  • Corte e costura;
  • Fibra da bananeira;
  • Crochê e macramê;
  • Couro.

Com apenas 35 vagas disponíveis, o projeto garante um acompanhamento individualizado para cada participante, fornecendo as ferramentas necessárias para que suas obras ganhem reconhecimento mundial. As inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2025, e as oficinas serão realizadas entre os dias 5 e 20 de fevereiro de 2025.

A prioridade das inscrições é para as comunidades curaçaenses, valorizando o talento local e promovendo uma conexão direta entre a cultura da caatinga e o cenário internacional do artesanato.

Para garantir sua participação, entre em contato pelo telefone (74) 9 9806-6602.

Venha fazer parte dessa iniciativa e leve sua arte para o mundo!

Com informações da Bluesky Caatinga

Continuar lendo

DESTAQUE