Um estudo científico revelou a detecção, em duas províncias da China, de 35 casos em humanos de um novo vírus de origem animal, do tipo Henipavirus. A informação foi veiculada nesta terça-feira, 9, pela imprensa estatal do país asiático.
Os pacientes, nenhum que apresente caso grave, foram registrados em Shandong, no leste chinês, e em Henan, no centro, de acordo com o jornal local Global Times, que cita um artigo publicado por pesquisadores da China e de Cingapura, no New England Journal of Medicine, uma das publicações médicas mais renomadas do mundo.
O vírus, para o qual não existe qualquer vacina ou tratamento, foi detectado mediante amostras colhidas da garganta dos infectados, que tinham tido contato recente com animais. Entre os sintomas relatados estão sinais de febre, cansaço, tosse, perda de apetite, dores de cabeça, musculares e náuseas.
De acordo com o jornal chinês, investigações posteriores revelaram que 26 dos 35 pacientes portadores deste Henipavirus desenvolveram esses sintomas clínicos e, alguns casos, também irritabilidade e vômitos.
Com informações do site Bahia Econômica
Foto: Divulgação