Curaçá Oficial

Tradicional Festa dos Vaqueiros de Mundo Novo fortalece a cultura do couro em Curaçá

Vídeo: Jhon Cruz


No sábado (13) foi realizada no povoado de Mundo Novo, em Curaçá, mais uma edição da Festa dos Vaqueiros. O evento aconteceu paralelo aos festejos da padroeira da localidade Nossa Senhora da Assunção.

A programação começou durante o dia com a realização da missa pelo padre vaqueiro Valdevan Correia. Em entrevista ao site Curaçá Oficial o padre Valdevan comentou como foi celebrar para os vaqueiros e suas famílias.

Durante a tarde a programação continuou com o desfile dos vaqueiros pelas ruas de Mundo Novo. Logo após foram feitas homenagens a vaqueirama e suas famílias.

Mazinho França, um dos organizadores da festa dos vaqueiros de Mundo Novo, contou um pouco da história do surgimento do festejo e falou da sua satisfação em organizar este evento tão grandioso para a sua comunidade.

A vaqueira Teresinha Varjão, uma das fundadoras da Festa dos Vaqueiros de Mundo Novo, disse que se sente muito realizada em poder vivenciar a tradição do vaqueiro na sua terra natal.

George Oliveira, um dos participantes do evento, não escondeu a sua emoção de poder estar em mais um ano presente na Festa dos Vaqueiros de Mundo Novo.

Ainda durante a programação foi realizada a corrida de argolinhas. Este tipo de competição é baseada nas disputas medievais e foi trazida para o Brasil pelos portugueses no século XVI. Na corrida de argolinhas homens montados à cavalo saem em disparada para retirarem com uma lança pequenas argolas penduradas numa estrutura de madeira.

O competidor Abiel Dias, natural de Uauá, disse que participa de Corridas de Argolinhas desde os 12 anos e contou que tem que ter técnica e habilidade para sair vencedor da prova.

Nós agradecemos a parceria do vereador Rogério Bahia e o apoio de Tacisio Neves nesta cobertura.

Texto: Alinne Torres

Foto: Jhon Cruz

Sair da versão mobile