Muitas mamães tem me procurado para saber como podem contribuir para que a saúde mental e o bem estar dos seus filhos sejam nutridos e preservados . Essa é uma excelente iniciativa, pois a saúde mental, não deve ser uma preocupação apenas na vida adulta. E é extremamente importante saber, que os traumas emocionais vividos na infância, irão influenciar diretamente no adulto que você é hoje. É por isso que eu sempre digo que a infância é uma fase importante para toda a vida, pois é durante ela que somos expostos a situações e/ou acontecimentos negativos, que deixam marcas e ficam registrados na mente, mais conhecidos como traumas. O que muita gente também não sabe, é que as crianças também podem ter transtornos mentais, como depressão e ansiedade, embora não expressem da mesma forma que o adulto. Como diz o ditado popular, é melhor prevenir do que remediar. E falando em prevenção, existem algumas medidas que os pais ou responsáveis, podem adotar, tais como:
✓ Limitar o uso de aparelhos eletrônicos;
✓Criar momentos em família. Estar presente é sempre o melhor presente!
✓Mostre a criança o quanto ela é importante (isso ajuda a fortalecer o vínculo entre vocês, além de criar momentos de muito afeto;
✓Converse e também saiba escutar. A escuta sem julgamentos, ajuda a estabelecer um laço de confiança entre os pais e os filhos.
✓Deixe a criança ser CRIANÇA. Ela precisa ter tempo para brincar e fazer o que gosta. Brinque junto!
✓Procurar manter a rotina do sono e alimentação saudável;
✓Incentivar a prática de exercício físico (a criança deve escolher àquele que mais se identifica);
✓Respeite o seu filho (não obrigue a criança abraçar ou beijar alguém que ela não quer). Diga não ao afeto forçado!
✓Cuide da sua saúde mental (lembre-se: seu filho é seu reflexo, as crianças aprendem através do exemplo).
✓Buscar ajuda se necessário! Não negligenciar.
Por Alline Ramos
Terapeuta