A ansiedade é considerada natural, quando possui alguma causa aparente, durando POUCO TEMPO e não exigindo um esforço intenso para que seja possível controlá-la e/ou superá-la.
No entanto, quando se repete constantemente e é gerada por um turbilhão de pensamentos intrusivos e negativos, o seu corpo passa a entender que você precisa ficar em estado de ALERTA no intuito de se proteger daquilo que está por vir.
Assim, todo esse estresse gerado pelo excesso de ansiedade, passa a gerar também, uma série de manifestações físicas. Você já parou pra observar, que sempre que você tem uma ansiedade muito forte, consequentemente também surgem o suor excessivo, tremores, palpitações, sensação de falta de ar, batimentos do coração acelerados, euforia e irritabilidade?
Episódios como estes, são chamados de CRISES DE ANSIEDADE, ou seja, acontece quando a sua ansiedade se manifesta de forma intensa e repentina. É muito comum, chegar em um consultório médico se queixando de uma dor física e depois descobrir que o problema é psicológico.
Você sabia que no período da pandemia a crise de ansiedade acabou tbm sendo também confundida com. Covid-19 devido ao sintoma da falta de ar. Muitas pessoas se espantam quando descobrem que a origem de alguns problemas como: doenças de pele, gastrite e úlcera, por exemplo, são desencadeados devido a ansiedade excessiva.
Além disso, um transtorno de ansiedade pode abrir espaço para o estabelecimento de um quadro de depressão. Muitos pacientes, ficam extremamente desgastados por não conseguir lidar com a sua ansiedade e acabam entrando em um quadro depressivo. Mas o que faz você ficar deste jeito? Por que esses pensamentos ficam aparecendo na sua cabeça o tempo todo? E o mais importante: o que você pode fazer pra resolver tudo isto? Já procurou ajuda profissional para aprender a lidar com tudo isso e descobrir a causa raiz desse problema?
Estou aqui para te ajudar!
Alline Ramos
Terapeuta