Redes sociais

Internacional

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Publicado

em

A Rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelos canais oficiais da família real britânica.”A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica no Twitter.

Os quatro filhos da rainha, Charles, Anne, Andrew e Edward, foram até a Escócia quando foi anunciado que a rainha estava sob supervisão médica. Seu neto, o príncipe William, também foi até o castelo de Balmoral. À tarde, veio a notícia do falecimento. O reinado de 70 anos faz de Elizabeth a rainha britânica mais longeva da história.

Com a morte da monarca, seu filho mais velho, o agora rei Charles, assume o trono do Reino Unido e de outros 14 países que têm o monarca britânico como chefe de Estado, como Austrália e Canadá. No comunicado sobre a morte de Elizabeth ele já é tratado como rei.

Com informações do G1

Foto: Frank Augstein /Pool via REUTERS

Bahia

Concurso Unificado será em 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Publicado

em

O Concurso Nacional Unificado (CNU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na manhã desta quinta-feira (23).

A prova tem mais de 2,1 milhões de candidatos inscritos que vão disputar 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Salários iniciais podem chegar a R$ 22,9 mil. O cronograma completo será divulgado pelo governo federal, em breve.

Em comunicado, o Ministério da Gestão garante que os mais de 18,7 mil malotes de provas foram recolhidos em todo o Brasil para um local seguro. Os malotes foram checados, um a um, por membros da rede de segurança, e não foi identificada qualquer violação ao material.

Tragédia no Sul

Inicialmente, as provas ocorreriam em 5 de maio. No entanto, dois dias antes do evento, em 3 de maio, o governo federal adiou o concurso, por causa das fortes chuvas que atingiram quase 95% (468, dos 497) dos municípios gaúchos. Desde o fim de abril, a tragédia já provocou 163 mortes, além de alagamentos e prejuízos ainda não calculados.

Locais de provas

Com a remarcação das provas, o Ministério precisará confirmar a disponibilidade de cada um dos locais de aplicação do certame nacional novamente. A prioridade do MGI será manter os endereços definidos anteriormente. Especificamente sobre os municípios do Rio Grande do Sul, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos fará tratativas para garantir o acesso de todos os inscritos no estado.

Em 7 de agosto, o candidato poderá acessar novamente o cartão de confirmação de inscrição do concurso para checar se o local da prova foi mantido ou alterado. O documento com detalhes da inscrição estará disponível na Área do Candidato, no mesmo site em que o cidadão fez a inscrição.

Para acessar, é preciso fazer login e senha do portal do governo federal, o Gov.br. As provas serão aplicadas nas 27 unidades da federação pela Fundação Cesgranrio.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

Bahia

Homem residente na França procura por irmão em Curaçá

Publicado

em

Remi Etienne Alves da Silva, prestes a completar 34 anos no próximo dia 28 de janeiro, foi adotado por um casal francês no dia 06 de fevereiro de 1990.

Remi é filho de Rosimary Alves da Silva, natural de Petrolina-PE. A mesma é filha de Manoel Alves da Silva e de Maria das Dores Silva que residiam em Curaçá na época do nascimento de Remi.

No termo de declaração de adoção, Rosimary citou que também possuía mais dois filhos, sendo o mais velho de nome Jonathan, que vivia com sua mãe em Curaçá, e o segundo Hugo Jonathan que morava com ela em São Paulo.

Após a adoção, Remi passou a residir na França e atualmente já construiu família no país.

Em contato com o Curaçá Oficial, nesta quarta-feira (17), Jaqueline Feitosa, prima de Remi, residente na França, enviou documentos comprovando a identidade do mesmo, e fez um apelo para que os familiares entrem em contato, visto o desejo de Remi em conhecer os seus parentes curaçaenses.

“Na semana passada nos encontramos e ficou marcado de irmos ao Brasil para visitarmos Curaçá na tentativa de ele encontrar os irmãos por parte de mãe. Espero que possamos encontrá-los, é um desejo do meu primo”, disse.

Caso algum parente reconheça os nomes citados na matéria, por gentileza, entrar em contato com a redação do site Curaçá Oficial para que assim sejam encaminhados os contatos de Jaqueline. Vamos torcer que esta história acabe bem e Remi venha ao nosso município conhecer as suas raízes.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

ONU alerta sobre risco de aquecimento global chegar a quase 3ºC

Publicado

em

As altas temperaturas observadas em diversas partes do planeta podem ficar ainda mais extremas, podendo chegar a quase 3 graus Celsius (ºC) acima da temperatura observada no período pré-industrial.

De acordo com o Relatório Anual de Lacuna de Emissões 2023, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as metas previstas no Acordo de Paris estão cada vez mais difíceis de serem alcançadas.

Para se atingir o limite de aquecimento do planeta em 1,5ºC, conforme prevê o Acordo de Paris, acordo, seria necessário reduzir em 42% as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2030. Se a redução for de 28%, o aquecimento global chegaria a 2ºC.

O problema, segundo os dados divulgados nesta segunda-feira (20), é que em vez de baixar, as emissões globais aumentaram 1,2% de 2021 a 2022, “atingindo um novo recorde de 57,4 gigatoneladas de Dióxido de Carbono”. Cada gigatonelada equivale a 1 bilhão de toneladas.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lembra que até o início de outubro de 2023, foram registrados 86 dias com temperaturas 1,5°C acima dos níveis pré-industriais e que setembro foi o mês mais quente já registrado, com temperaturas médias globais 1,8°C acima dos níveis pré-industriais.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

DESTAQUE