Curaçá Oficial

Vacinação contra a poliomielite atinge apenas 63,52% do público alvo em Curaçá

A Prefeitura de Curaçá, através da Secretaria Municipal de Saúde, continua realizando a vacinação contra a poliomielite nas Unidades Básicas de Saúde do município.

 

A vacina contra a poliomielite é aplicada em crianças nos primeiros 2, 4 e 6 meses de vida e o reforço é com 1 ano e 3 meses e com 4 anos. Para vacinar é preciso levar o RG, CPF ou Cartão SUS da criança e o cartão de vacina.

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Curaçá, durante a Campanha de Vacinação contra Poliomielite 2022 a meta era vacinar 2.399 crianças de 1 a 4 anos. No entanto, foram vacinadas 1.524 crianças, totalizando uma cobertura de 63,52% de vacinados.

Segundo determinação do Ministério da Saúde o ideal é vacinar 95% do público alvo no município. Isso significa que Curaçá não atingiu ainda a meta estabelecida. Para que o vírus não volte a circular é importante que os pais levem os seus filhos as unidades de saúde para a vacinação.

Entenda:

A poliomielite é também chamada de pólio ou paralisia infantil e é uma doença contagiosa causada pelo poliovírus. O vírus invade o sistema nervoso e, em casos mais graves, pode causar paralisia. A poliomielite é considerada muito contagiosa, podendo ser transmitida de pessoa para pessoa de forma rápida pelo contato com fezes contaminadas ou secreções. Ela afeta, principalmente, crianças menores de cinco anos, mas também pode contaminar adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação

Sair da versão mobile