Diversas mensagens chegaram a nossa redação desde as primeiras horas desta sexta-feira (04) mostrando os estragos ocasionados pela forte chuva que caiu durante toda a madrugada e início da manhã de hoje em Curaçá.
Segundo informações de leitores 120mm de chuva foram registrados em Curaçá e com isso muitos pontos ficaram alagados, principalmente nos bairros Bambuí, Salvador Pereira Lima e Casas Populares. Veja no vídeo a seguir enviado por leitores como ficou a situação desta moradia na sede.
Em contato com a prefeitura municipal de Curaçá foi informado que o prefeito Pedro Oliveira convocou toda equipe de governo para uma reunião de planejamento de ações de emergência nos bairros atingidos pelas fortes chuvas que caíram no município.
As equipes da Secretaria de Urbanismo e Desenvolvimento Social já estão nos locais mais afetados, dando toda assistência aos moradores, avaliando as condições e atuando para minimizar os danos causados pelos alagamentos, com caminhões atuando para efetuar mudanças, máquinas desobstruindo pontos de alagamento e equipes ajudando a população neste momento de emergência.
“As chuvas que caíram em Curaçá foram muito fortes, mais de 120 mm, convocamos todo o governo e montamos uma frente para atuar de imediato no atendimento à população dos bairros mais atingidos. Nossas equipes já estão atuando para minimizar a situação e vamos seguir trabalhando, de prontidão, durante todo esse período chuvoso para antecipar ações que minimizem qualquer situação provocada pelas chuvas nas nossas comunidades”, disse o prefeito.
Chuva pelo interior
Moradores do interior também enviaram muitos registros das chuvas a nossa redação. Na fazenda Piracicaba após 19 anos a barragem sangrou. Por lá foram registrados 150mm de chuva. Na comunidade Ferrete foram contabilizados 120mm de chuva. Em Poço de Fora foram registrados 70mm. Para as famílias que vivem no interior as chuvas são motivos de alegria e de fartura para os próximos meses. Confira a seguir um vídeo que recebemos de um morador do povoado de São Bento comemorando a chegada das chuvas.
Previsão de mais chuvas
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) também emitiu alertas de perigo de chuvas intensas para o Vale do São Francisco Baiano, no qual Curaçá faz parte. A instrução é que os moradores mantenham cuidados como:
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Texto: Alinne Torres
Vídeos e fotos: Enviados por leitores do site Curaçá Oficial e pela Ascom/Prefeitura de Curaçá