O processo de domesticação teve início desde a pré-história, quando a proximidade entre homens e animais era relatada nas pinturas de cavernas. Esse processo fez com que os animais não só se aproximassem dos homens como também se tornassem mais dependentes deles, o que trouxe consequências positivas e negativas para os dois.
De um lado sabe- se que a presença de um cão ou gato ou outro animal não convencional dentro do lar, trouxe para o homem inúmeras sensações positivas e muitos animais inclusive são utilizados na terapia de doenças humanas como suporte emocional. Do outro lado os pets acabaram por depender quase que completamente do homem, desde a formação da sua imunidade, alimentação, cuidados com parasitas, banhos e proteção.
Dessa forma posso afirmar que ter um Pet vale super apena!
Entretanto as pessoas tem que saber que uma vez adotando ou comprando um animalzinho para ter em casa trás para si muitas responsabilidades que irão durar anos (em média 10), e que teremos que cuidar deles, desde a sua infância (1 ano) até a fase idosa. Você vai precisar dar vacinas, remédio de verme, de carrapatos, dar banhos, comida e água de qualidade, proteger do medo e do perigo e levar ao médico veterinário regularmente para cuidado com a saúde.
Por fim reitero que ter um PET exige muita responsabilidade e ela será para sempre!
Por Drº Ruan Abreu
Médico Veterinário