Redes sociais

Bahia

Crônica: O conflito entre Jaime Barros e Tertuliano Pires (Tingo)

Publicado

em

Jaime Gomes de Barros, de tradicional e prestigiada família boavistana, instalou comércio em Curaçá, no final dos anos 50. Ampliou os negócios na década de 60 e se firmou como o maior e mais próspero comerciante do lugar nas décadas seguintes.

Não lembro com precisão o ano em que se deu fato que vou narrar, mas tenho certeza que foi pouco depois de 1960.
D. Eulina, sogra de Jaime Barros, viera de Garanhuns para ficar com a filha Maria José, D. Zezé, em Curaçá. Por várias razões ela não se entrosou bem com a comunidade e, embora tratada com respeito, não era, como a filha e o genro, adotada pelos curaçaenses.

Certo dia, ela estava atendendo os fregueses quando Tertuliano Pires do Nascimento, o popular Tingo, encostou no balcão e com o dinheiro na mão, pediu uma carteira de cigarros. A compra e o pagamento foram concluídos e em silêncio Tingo continuou de pé junto ao balcão. Minutos depois Tingo anunciou que aguardava o troco. Rispidamente D. Eulina respondeu que já lhe havia entregue. Instalou-se o bate boca : dei, não deu. Entreguei, não recebi… As vozes subiram de tom e os ânimos se exaltaram.

-Você está querendo roubar- acusou D. Eulina.
– Me respeite -refutou Tingo. Vocês é que tem costume de praticar atos dessa natureza, gritou, batendo no balcão.
Os presentes interferiram na discussão, D. Eulina foi levada pra dentro da residência contígua ao armazém e Tingo levado pra fora, seguindo daí pra sua casa.

Jaime Barros chegou de viagem à noite e tomando conhecimento do incidente se disse ultrajado e agredido na sua honra. Jurou reagir em nome dela.
Dois dias depois, quando pouco ja se falava do bate boca, viu-se a estranha movimentação de cerca de 08 ou 10 homens desconhecidos e provavelmente armados, em andanças pelas ruas da cidade. Foi então que toda Curaçá soube que Jaime Barros andava com “amigos” à caça de Tingo. Rapidamente um grupo de curaçaenses se reunião no Bar de Zé de Roque e deliberou que reagiria à afronta. Armou-se um grupo de homens de Curaçá e partiu para o confronto que parecia inevitável. Felizmente, algumas pessoas de bom senso sugeriram uma reunião com o comandante dos invasores antes de qualquer ação bélica.

O próprio Zé de Roque chamou essa responsabilidade para si e foi procurar Jaime Barros. O diálogo travado em entre eles foi duro e franco:
– Vocês estão afrontando e desrespeitando o povo de Curaçá – disse Zé de Roque.
– Tenho de reparar a minha honra que foi ferida e ultrajada- disse Jaime Barros.
– Pois saiba que qualquer agressão a Tingo, dentro da nossa cidade, será recebida como uma agressão a todos curaçaenses. Se isso acontecer, reagiremos à altura e você será responsável pelo banho de sangue que ocorrer- advertiu Zé de Roque.
Outros interlocutores entraram na conversa e o bom senso prevaleceu. Os ânimos foram acalmados e a razão prevaleceu ante a extensão e gravidade do que poderia acontecer.

Jaime Barros ordenou a retirada dos seus “amigos” e a paz voltou a Curaçá, ainda que tensa e vigiada por longo tempo.

Dessa quase guerra que vivi quando criança, sobrevive em mim as lembranças da tensão e da angústia sentidas diante da proximidade da terrível violência que poderia yer acontecido. Agora, de verdade, o que mais sinto é um enorme orgulho do espírito comunitário e fraterno da Curaçá de então.
Importante dizer que dos principais atores dessa quase tragédia, nenhum era curaçaense de nascimento: Jaime Barros, de Boa Vista/PE, Tingo, Icozeira/Abaré e Zé de Roque, de Uauá. Mas todos se mostraram autênticos representantes da verdadeira maneira de amar e de
ser curaçaense.

Por Omar Torres, popular Babá

Administrador e Memorialista

Bahia

Shopping Juá Garden recebe Papai Noel neste sábado (09), e promete encantar as famílias

Publicado

em

O Papai Noel chega ao Shopping Juá Garden, em Juazeiro, trazendo a magia do Natal para a criançada, neste sábado (09). O evento está marcado para iniciar às 18h, e promete uma programação especial para a família inteira.

Além da aguardada chegada do Bom Velhinho, o shopping preparou uma experiência temática, com atividades lúdicas e divertidas. Entre as atrações está o Parque do Bolo Fofos, um espaço interativo que encantar os pequenos com muitas brincadeiras e momentos de alegria. A programação inclui apresentação temática de ballet, com o espetáculo ‘Um sonho de Natal’, atividades com personagens infantis, distribuição de algodão doce e pipoca, e sessões de fotos com o Papai Noel.

A celebração visa não apenas animar as crianças, mas também proporcionar um momento de integração para as famílias, que poderão desfrutar de uma noite repleta de diversão e espírito natalino no Shopping Juá Garden Shopping.

“A chegada do Papai Noel ao Jua Garden é um momento mágico e muito aguardado por toda a comunidade de Juazeiro. Este ano, estamos preparando uma recepção especial, repleta de atrações e surpresas para encantar a todos os visitantes que compartilham desse espírito natalino conosco,” frisou o superintendente Daniel Macedo.

O bom velhinho estará no shopping, a partir do horário da chegada, para a sessão de fotos com o público, e também durante todos os finais de semana do mês de dezembro.

Fonte: Jua Garden

Continuar lendo

Bahia

Enem 2024: quase 10 mil inscritos têm mais de 60 anos

Publicado

em

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 tem 9.950 participantes maiores de 60 anos, o que representa 0,23% do total de 4.325.960 inscrições confirmadas. O número dessa faixa etária é o maior desde 2020, quando houve o registro de 11.768 idosos inscritos à época. 

Nessa quarta-feira (6) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), coordenador do exame nacional, divulgou dados comparativos de inscrições de 60+, desde 2015.

Número de participantes

·         2015: 10.685;

·         2016: 13.021;

·         2017: 9.619;

·         2018: 9.704;

·         2019: 8.259;

·         2020: 11.768;

·         2021: 6.004;

·         2022: 5.900;

·         2023: 8.531;

·         2024: 9.950.

O Ministério da Educação (MEC) destaca que o aumento de pessoas idosas entre os candidatos do Enem e o ingresso na educação superior acompanham a elevação da expectativa e qualidade de vida dos brasileiros.

De acordo com o Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de habitantes com 60 anos ou mais é de 32,1 milhões, enquanto em 2010 era de 20,5 milhões.

Na mesma linha de crescimento, o Censo da Educação Superior 2023, divulgado no último mês, registrou quase 10 milhões (9.977.217) de matrículas nos cursos de graduação e sequenciais de formação específica — presenciais e a distância. “Desse total, 60.735 matrículas foram de estudantes com 60 anos ou mais. Quase metade dos alunos nessa faixa etária (30.692) ingressou no ensino superior em 2023”, afirmou o MEC em nota.

Demais faixas etárias

Painel Enem, disponibilizado pelo Inep para acesso a dados dos 4,32 milhões de candidatos confirmados no Enem 2024, mostra que no recorte por faixa etária dos candidatos, dos, 2,9 milhões (67%) têm até 18 anos; 420 mil (9,7%), entre 19 e 20 anos; 639 mil (14,8%), entre 21 e 30 anos; e 350 mil, (8,1%), entre 31 e 59 anos, além dos quase 10 mil (0,23%) com mais de 60 anos, já citados.

Escolaridade

O Ministério da Educação informa também que, dos quase 10 mil candidatos inscritos no Enem 2024 com mais de 60 anos, 558 ainda são estudantes do ensino médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade da educação básica voltada a pessoas com mais de 18 anos que não tiveram acesso à educação ou não concluíram na idade certa.

O grupo mais representativo é dos que já terminaram o ensino médio (1,8 milhão). Os concluintes em 2024 são 1,6 milhão dos inscritos.

Entre os inscritos, há 841.546 (19,4%) estudantes do primeiro e do segundo ano do ensino médio e há outras 24.723 (0,6%) pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio. Os candidatos desses dois últimos grupos são treineiros, as pessoas que fazem o Enem para testar seus conhecimentos, e os resultados obtidos no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

O MEC explica que dados são autodeclaratórios e foram fornecidos no ato de inscrição.

Perfil dos inscritos

A plataforma interativa do Inep revela ainda que dos participantes do Enem 2024, as mulheres são maioria entre os inscritos – equivalem a 60,59%, enquanto os homens representam 39,41%.

Em relação ao custo da inscrição, 63,6% são isentos da taxa de inscrição e 36,4% pagaram o boleto de R$ 85.

Sobre a declaração de raça e/ou cor dos candidatos, a maioria se reconhece de cor parda (1.860.766), seguida da branca (1.788.622) e preta (533.861). Outros 62.288 se consideram de cor amarela e 29.891 se declaram indígenas. Mais de 50 mil participantes não declararam raça ou cor.

Enem 2024

No próximo domingo (10), os candidatos farão as provas de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática da 26ª edição do Enem.

No primeiro dia, os candidatos prestaram provas de linguagens, ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e redação e houve abstenção de 26,6%, dos mais de 4,3 milhões de inscritos este ano.

De acordo com o Inep, a divulgação do gabarito das provas do Enem ocorrerá em 20 de novembro e o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

Continuar lendo

Bahia

BlueSky participa da Romaria da Gruta de Patamuté

Publicado

em

A participação da BlueSky na Romaria da Gruta de Patamuté deste ano trouxe um novo olhar para essa celebração centenária, contribuindo com visibilidade e valorização à tradição religiosa e cultural que mobiliza milhares de fiéis. Imersa no espírito de devoção que permeia o evento, a BlueSky se uniu aos romeiros e à comunidade curaçaense para celebrar o Sagrado Coração de Jesus, apoiando e destacando a importância dessa manifestação de fé para a identidade local e regional.

A Romaria da Gruta de Patamuté, realizada todos os anos entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro, é um símbolo de devoção consolidado no sertão nordestino desde 1903. A tradição começou com o missionário Monsenhor Pedro Cavalcanti Rocha, que instalou um cruzeiro no interior da gruta, e foi fortalecida em 1905, quando o Padre Manuel Félix de Moura construiu um altar e instalou a imagem do Sagrado Coração de Jesus, consolidando a romaria.

Localizada a aproximadamente 80 km da sede de Curaçá, a Gruta de Patamuté impressiona com sua beleza natural e suas dimensões, que alcançam 120 metros de largura, 44 metros de profundidade e 22 metros de altura. Em seu centro está o altar com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, onde os devotos depositam velas e ex-votos em agradecimento pelas graças alcançadas.

Ascom/BlueSky

Continuar lendo

DESTAQUE