Curaçá
Projeto itinerante de cinema Cine Trans Territorial chega em Curaçá nesta quinta-feira (9)
Após uma breve pausa para recarregar às baterias, o Projeto Cultural Cine Trans Territorial – Ateliê Itinerante de Cinema – chega à Curaçá, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, promovendo uma série de práticas formativas e de mobilização junto a LGBTQIAPN+, e a população em geral, através de projeções de filmes na Praça Raul Coelho, e da promoção de oficinas gratuitas de cinema e audiovisual. Todas as obras que serão exibidas são dirigidas e/ou produzidas por pessoas LGBTQIAPN+.
Por meio do projeto, pessoas LGBTQIAPN+ podem se inscrever para participar de oficinas de cinema, que serão ministradas por multiprofissionais LGBTQIAPN+ do audiovisual da Bahia, e envolvem temáticas diversas sobre as principais técnicas de vídeo e áudio; manipulação de equipamentos; gravação, fotografia, produção, direção e edição de filmes. Participantes receberão certificado.
Pessoas LGBTTQIAPN+, a partir de 16 anos residentes em Curaçá já podem se inscrever nas oficinas promovidas por meio da II edição do projeto ateliê-itinerante de cinema Cine Trans Territorial. As inscrições são gratuitas, e seguem abertas até a finalização das ações na cidade. Participantes receberão certificado. O formulário para as inscrições está disponível no link: https://forms.gle/aMtrresamGbNepA98 , bem como nas redes sociais do Cine Trans, através dos endereços eletrônicos www.instagram.com/cinetrans e https://www.facebook.com/cinetransterritorial, podendo ser efetuadas até o último dia de realização do projeto.
A II edição do Cine Trans Territorial é uma produção da Mulher de Bigode Filmes. O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Audiovisual 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria da Cultura da Bahia.
O projeto permanece por 8 (oito) dias municípios dos extremos da Bahia, percorrendo quase 4 mil quilômetros. Na primeira edição, realizada em 2017, o Cine Trans percorreu outros 5 (cinco) territórios de identidade baianos, atingindo diretamente com suas atividades uma média de 650 pessoas, realizando oficinas formativas com 47 pessoas LGBTQIAPN+, exibindo 22 filmes brasileiros de curta metragem; sendo 10 deles idealizados e produzidos exclusivamente por esse público.
Ascom/Cine Trans Territorial
Canal YouTube
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
O município de Curaçá, no sertão baiano, se prepara para viver a sua tão esperada 1ª Festa Literária, que tem como tema “Os Paus Trançados das Letras: nossos modos de escrita da história”, onde será discutido temas que envolvem, sobretudo, o capital literário de Curaçá.
A FLIC será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro e suas atividades acontecerão no CETEP Maria de Almeida Araújo e na Praça do Teatro Raul Coelho, centro histórico da cidade.
Confira a entrevista completa com o Curador da FLIC 2024, Professor Dr. Josemar Martins, Pinzoh, que é o Curador do evento, e com os integrantes do grupo Galeota das Artes que apoia a FLIC e é uma das atrações do eventos.
Curaçá
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá
Os moradores de Curaçá devem se preparar para uma semana de calor intenso. Segundo informações do instituto Climatempo, entre esta terça-feira (19) e sexta-feira (22), não há previsão de chuvas para a região, e as temperaturas devem variar entre a mínima de 23ºC e a máxima de 38ºC.
No entanto, o clima pode mudar no fim de semana. Para sábado (23) e domingo (24), há previsão de pancadas de chuva na cidade, o que pode trazer um alívio para o calorão.
Até esta terça-feira, Curaçá já registrou 21 mm de chuva em novembro de 2024, correspondendo a 88% da média histórica do mês.
Texto: Alinne Torres
Bahia
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
-
Bahia2 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Bahia2 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Canal YouTube2 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Bahia2 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia2 dias atrás
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
-
Curaçá2 dias atrás
Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá