Na manhã desta quarta-feira de cinzas (22) a Diocese de Juazeiro fez o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2023 com uma Coletiva de Imprensa. O ato foi realizado no Salão Papa Francisco, na Catedral Santuário N. Sra. das Grotas, com a presença de representantes da imprensa e agentes da Pastoral da Comunicação das Paróquias de Juazeiro.
O Bispo da Diocese, Dom Beto Breis, abriu o momento explicando o significado da Campanha no contexto da Quaresma, em que os cristãos buscam mais intensamente a conversão, em preparação para a Páscoa.
Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”, inspirado numa passagem bíblica do Evangelho de Mateus. Esta é a terceira vez em que a Igreja católica no Brasil aborda o tema da fome em uma campanha quaresmal.
“Esperamos que seja a última vez em que tratemos desse tema”, disse Dom Beto.
O motivo, porém, que levou os católicos a retomarem o assunto não é nem um pouco alentador: apesar de ser um dos maiores produtores de alimentos do mundo, o Brasil voltou a figurar no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), após oito anos fora dele.
Estima-se atualmente que mais de 61 milhões de brasileiros vivem em situação de algum tipo de insegurança alimentar, e 15,4 milhões em situação considerada grave.
Entre as causas, encontram-se a crise econômica e o desemprego provocados pela Pandemia da Covid-19, mas não só. A falta de apoio à agricultura familiar e o aumento das desigualdades sociais também entram na conta da fome.
Avanço de mineradoras e mulheres negras
Na região dos municípios que compõem a Diocese de Juazeiro, foram ressaltados o risco que comunidades tradicionais de fundo e fecho de pasto estão sofrendo de perder seus territórios para empresas de mineração. Marina Rocha, representando a Comissão Pastoral da Terra (CPT) abordou o tema das mineradoras que estão cada vez mais avançando na região norte da Bahia, muitas vezes tirando as populações de seus territórios.
Outro enfoque abordado na coletiva, foi a situação das mulheres. Segundo Fernanda Lins, da Pastoral da Mulher, “a fome tem cor e tem gênero”. As famílias chefiadas por mulheres negras são mais vulneráveis à insegurança alimentar.
Programação para a Quaresma
A coletiva foi encerrada com a divulgação da programação da Catedral-Santuário N. Sra. das Grotas para esta quaresma, que poderá ser acompanhada pelas redes sociais da Paróquia: @paroquiasradasgrotas (no Instagram).
A programação à nível de Diocese também pode ser acompanhada pelas redes sociais: @diocesedejuazeiro (no Instagram) e Diocese de Juazeiro (no Facebook).
Texto: Pascom Diocesana
Foto: Geania Rocha (Pascom Diocesana)