Redes sociais

Bahia

Tradicional Missa dos Vaqueiros de Curaçá reúne centenas de vaqueiros e fiéis

Publicado

em

Vaqueiros totalmente encourados, montados a cavalos e cheios de fé, além de centenas de fiéis católicos e turistas participaram da tradicional Missa dos Vaqueiros de Curaçá-BA realizada no último domingo (2), na Praça do Teatro Raul Coelho. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Juazeiro Dom Beto Breis e pelo Frei Valdevan Correia.

A comissão organizadora da missa preparou um cenário com elementos do Semiárido nordestino, além da apresentação de cantorias e aboios. Uma liturgia voltada ao homem e a mulher do sertão impressionou quem assistia a missa.

“Como bom curaçaense não poderia deixar de estar aqui assistindo essa celebração que para mim é o ponto mais alto da Festa dos Vaqueiros. Ouvir os aboiadores e repentistas, ver esse ambiente com a cara do vaqueiro, me deixa muito feliz, pois eles são guerreiros e merecem todas as homenagens”, expressou Josué Araújo, economista e curaçaense.

O Frei Valdevan, o padre vaqueiro, não escondeu a emoção de celebrar a vaqueirama e destacou o momento do Ofertório como um dos mais esperados pelos fiéis. “De maneira geral estamos aqui para agradecer a Deus por nos ter presenteado com o vaqueiro. O vaqueiro é um presente de Deus para nós nordestinos. Estamos aqui para rezar com os vaqueiros e para os vaqueiros. Nós começamos esta organização há meses com as equipes pastorais da Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito. No ofertório trouxemos os 70 anos da tradição e da cultura do vaqueiro em Curaçá. Foi um ofertório bem pensado e mostrando as luzes que iluminaram os vaqueiros no decorrer dos anos”, ressaltou o Frei Valdevan Correia.

Dom Beto Breis fez a homilia diferente e em aboio fez a reflexão da Palavra do Senhor. “A Missa dos Vaqueiros é mais que uma tradição, é um valor. O Apóstolo Paulo, que hoje nós celebramos, disse que para evangelizar ele se fez um com os outros. Então, hoje nós fizemos vaqueiros para celebrar com eles a Eucaristia”, contou o religioso.

O vaqueiro Pedro da Fazenda Jaquinicó, próximo ao povoado de São Bento, expressou a sua satisfação e alegria em se fazer presente em mais um ano na Missa dos Vaqueiros de Curaçá. “Estou aqui em mais um ano para agradecer a Deus pelas bençãos. Não perco uma missa. Momento de fé e devoção”.

A realização da Missa dos Vaqueiros contou com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), juntamente com a Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito.

Texto: Alinne Torres
Fotos: William Santos 

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE