Nesta quinta-feira (6), os municípios de Curaçá e Sento Sé festejam o aniversário de emancipação política e administrativa. Na Assembleia Legislativa daBahia (ALBA), o deputado Júnior Nascimento (UB) apresentou duas moções de aplausos e se congratulou com ambas as cidades.
Localizado no Território de Identidade Sertão do São Francisco, Curaçá possui 34.180 habitantes, conforme censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022. Fundado em 6 de julho de 1832, o município comemora 191 anos. No documento, o parlamentar relatou que as terras situadas na bacia do Rio São Francisco que viriam a formar o futuro município de Curaçá eram tradicionalmente ocupadas por diversas etnias indígenas, genericamente denominadas de povos tapuias.
“Em 1809, o capitão-mor João Francisco dos Santos doou o sítio Bom Jesus da Boa Morte a seu filho Florêncio Francisco dos Santos. Nesta mesma época, o padre José António de Carvalho ali se estabeleceu, edificando a igreja do Bom Jesus da Boa Morte, formando em torno dela o povoado. Curaçá teve seu território desmembrado, em 1952, para formar o município de Chorrochó”, descreveu o deputado.
Sento Sé também festeja 191 anos de emancipação. O legislador saudou toda a população e elogiou o trabalho da prefeita Ana Passos. “A gestora vem desenvolvendo seu mandato com muita seriedade, dedicação e eficiência, sempre buscando desenvolvimento, melhorias e mais oportunidades para o seu povo”, apontou.
Júnior Nascimento explicou que o nome Sento Sé tem sua origem em uma tribo indígena chamada centossés. Alguns portugueses produtores de cana-de-açúcar chegaram ao local e instalaram engenhos. “Em 1719 foi construída uma capela dedicada a São José da Barra, e em 1752 teve como seu primeiro vigário o padre Domingo Alves de Souza”, mencionou o parlamentar.
Ainda no documento, o deputado cita um episódio que marcou a história do município de Sento Sé. “Em 1932, Lampião passou pelo distrito de Américo Alves e pelo povoado de Quixaba, fazendo o povo tremer de pavor. Depois de assaltar o comércio, ele foi embora e pernoitou na Gruta da Palmeira. Alguns tempos depois, a cidade voltou a sua normalidade com a pesca e a agricultura de subsistência”, relatou.
Com mais de 38 mil habitantes, conforme dados do IBGE, Sento Sé fica localizado no norte da Bahia, às margens do Lago de Sobradinho, na região do São Francisco.
AscomALBA/AgênciaALBA