Com o intuito de aumentar a conscientização sobre os perigos das queimadas que podem afetar a rede elétrica, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) realiza, anualmente, campanhas sobre o risco de desligamentos em áreas rurais, cidades e Regiões Metropolitanas. A Empresa vem intensificando a prevenção em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Ceará, Maranhão, Piauí e Bahia.
“Em alguns desses estados, nós temos parcerias com órgãos ambientais estaduais e federais, com distribuidoras de energia, sindicatos dos usineiros e sindicatos dos fornecedores de cana”, explica Narion Cardoso, engenheiro eletricista e coordenador de Controle de Vegetação da Empresa.
As queimadas embaixo de linhas de transmissão podem interromper o fornecimento de energia a hospitais, escolas, residências, indústria e comércio. “Além de tudo isso, fazer queimada perto de linhas de transmissão é crime, passivo de multa e até prisão (Decreto nº 2.661 de julho de 1998)”, alertou o engenheiro Narion Cardoso.
No biênio 2022/2023, o tema da campanha adotado é “Queimada só traz destruição” e sua veiculação ocorre até o final do ano, focada nos períodos de seca e nas épocas de maior incidência de fogo em plantações.
O diretor-presidente da Eletrobras Chesf, João Henrique Franklin, destacou a importância da conscientização, especialmente considerando que “o Nordeste é essencial por se tratar de uma região exportadora de energia, sendo fundamental adotar práticas e medidas de prevenção para minimizar todos os efeitos prejudiciais das queimadas”.
As informações e denúncias podem ser feitas através dos telefones 0800 979 3090 e 0800 061 8080.
Ascom/Chesf