Bahia
Doenças Cardíacas São a Principal Causa de Morte no País

No dia 14 de agosto, comemora-se o Dia do Cardiologista. A data serve para valorizar esses profissionais que cuidam de um dos bens mais preciosos do ser humano e também alertar sobre os cuidados com o coração. Importante dizer que o Cardiômetro, indicador da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), contabilizou em seu último levantamento mais de 113.500 mil mortes por doenças cardiovasculares no Brasil desde 1º de janeiro deste ano.
Em dados mais abrangentes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) também compartilha que cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem todos os anos devido a patologias cardíacas. Além disso, apenas no Brasil, segundo a SBC, estima-se que 400 mil pessoas tenham a possibilidade de morrer anualmente por problemas cardíacos. O tema, portanto, merece a atenção de toda a sociedade para que haja iniciativas de combate à doença e a normalização dos cuidados com o corpo integralmente.
De acordo com o médico cardiologista Júlio César Filho, do Instituto de Educação Médica (IDOMED), as doenças cardiovasculares são as principais causas de morte tanto entre homens quanto entre mulheres. Ele também ressalta a importância de estar alerta a sinais que indiquem patologias cardíacas, como dores repentinas no peito após o exercício. “Se anteriormente você realizava esse mesmo exercício e não sentia dor, mas passou a sentir, é preciso ficar atento. Além disso, se você começa a sentir cansaço sem causa aparente, as pernas incham no final da tarde e acorda à noite com falta de ar a ponto de ter que se levantar da cama para melhorar, são sinais de atenção”, observa.
O médico enfatiza que é necessário adotar bons hábitos de vida para minimizar a possibilidade de doenças cardíacas. Júlio também pontua que, embora seja mais comum em pessoas mais velhas, a doença pode surgir em crianças. “Pode ocorrer em qualquer faixa etária, por isso todos devem fazer check-up. Dependendo da idade e das comorbidades, o intervalo entre as consultas de prevenção será maior ou menor”, explica o cardiologista.
Especialista Recomenda Exercício Físico para a Boa Saúde do Coração
O professor e coordenador do curso de Educação Física do UNIFACID Wyden, Héllio Linhares, compartilha que as principais formas de prevenção e cuidados com o coração estão em dois eixos: alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Isso ocorre porque “o exercício físico auxiliará na prevenção e tratamento dessas patologias cardíacas. Nesse sentido, não apenas retirará esse indivíduo do espaço e da comodidade do repouso, como também melhorará a qualidade de vida”, garante. Contudo, Héllio ressalta que, para as pessoas diagnosticadas com esses problemas, “é preciso ter uma verificação pelo cardiologista, pois é ele quem qualifica e classifica o tipo de cardiopatia, o que permite direcionar os exercícios”, destaca.
O professor também acrescenta uma distinção importante: “atividade física é tudo aquilo que fazemos para sair do repouso sem acompanhamento, como as danças do TikTok, YouTube ou caminhadas que fazemos despretensiosamente pelo shopping, por exemplo”, explica. Por outro lado, quando se busca “melhorar a qualidade de vida, se o objetivo é ganhar massa muscular ou reduzir o percentual de gordura, é necessário ter um profissional de educação física junto”, ressalta.
Portanto, para manter uma boa saúde do coração, existem vários caminhos que podem ajudar: caminhadas, musculação, treinamento de força ou resistência. É recomendado sempre buscar a avaliação de profissionais da área para identificação e tratamento de doenças cardiovasculares.
Fonte: Ascom/Edu Saúde
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Bahia
Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.
A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.
A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.
Texto: Alinne Torres
Foto: Rede Social
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada