Curaçá Oficial entrevista Simone de Cantídio, candidata a conselheira tutelar
-
Curta-metragem “HERDEIRAS DE FELICIANA” no Youtube do Curaçá Oficial
-
Prefeito Pedro Oliveira participa do último programa de 2024 do Curaçá Oficial
-
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Prefeito eleito Murilo Bomfim e vice-prefeita Paizinha concedem entrevista ao Curaçá Oficial
Encerrando as entrevistas com os candidatos ao cargo de conselheiro tutelar, o Curaçá Oficial entrevistou Simone de Cantídio. A seguir conheça melhor a candidata e os seus objetivos caso seja eleita no dia 01 de outubro.
O Curaçá Oficial agradece a todos os candidatos (as) que participaram das entrevistas e a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curaçá, Alana Dias, pelo apoio prestado.
Sobre a eleição
Os conselheiros tutelares são responsáveis por garantir a preservação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Eles são escolhidos por votação popular a cada quatro anos, sempre no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao do pleito presidencial. Todos os eleitores que estão aptos com a Justiça Eleitoral poderão participar da votação, sendo necessário apresentar um documento com foto ou o título de eleitor. No dia 01 de outubro a eleição ocorrerá das 8h às 17h em todo território nacional.
Texto: Alinne Torres
Imagens: Erick Pionório
Curaçá
Prefeitura Municipal de Curaçá responde questionamento sobre prazo de recurso no processo seletivo da Educação
A Prefeitura de Curaçá, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), comunica a todos os interessados que houve uma atualização no endereço de e-mail utilizado para a interposição de recursos relacionados ao processo seletivo simplificado 01/2025 SEDUC. Essa retificação foi devidamente publicada em Diário Oficial no Edital 02/2025/SEDUC, datado de 23 de janeiro de 2025.
Com o objetivo de garantir a transparência e a eficiência no atendimento às demandas dos candidatos, os recursos devem ser enviados exclusivamente para o e-mail rhrequerimento@gmail.com. É fundamental que os candidatos estejam atentos a essa atualização para evitar possíveis contratempos na submissão de seus recursos.
Adicionalmente, a Prefeitura de Curaçá ressalta que os recursos deverão ser apresentados apenas após a publicação do gabarito oficial no Diário Oficial do Município. Essa medida visa assegurar que todos os candidatos tenham acesso às informações necessárias para a contestação, garantindo assim um processo seletivo justo e transparente.
A administração municipal está comprometida em proporcionar a melhor experiência aos participantes do processo seletivo, e quaisquer dúvidas ou esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail mencionado. A participação de todos é fundamental para a construção de uma educação de qualidade em nossa cidade.
Prefeitura Municipal de Curaçá
(Assessoria de Comunicação)
Curaçá
Candidatos enfrentam dificuldade para recorrer de gabarito da seleção da Educação em Curaçá
Os candidatos que participaram do processo seletivo da Secretaria de Educação de Curaçá, estão enfrentando dificuldades para entrar com recurso contra o gabarito da prova. Segundo relatos, o e-mail disponibilizado no edital seletiva2025@edu.curaca.ba.gov.br está inválido, impossibilitando o envio das contestações.
A professora de Língua Portuguesa Juciely Ferreira de Sá, de Petrolina, entrou em contato com o Curaçá Oficial e destacou que hoje, 27 de janeiro, não está conseguindo acessar a página para enviar o recurso. A candidata revelou ainda que a sua dúvida é sobre uma questão que trata sobre a história de Curaçá.
O Curaçá Oficial aguarda um posicionamento da Secretaria de Educação.
Texto: Alinne Torres
Foto Ilustrativa
Curaçá
Sobradinho e Xingó operam dentro da normalidade
A Eletrobras Chesf, neste mês de janeiro, está praticando vazão de saída
(defluência) média diária em Sobradinho de 1.100 metros cúbicos por segundo (m³/s). A vazão de chegada ao reservatório (afluência) está, na data de 23 de janeiro, em 4.500 m³/s, e o cenário é de total normalidade para o período úmido, que se iniciou em novembro de 2024 e prossegue até maio de 2025.
No último dia 14 de janeiro, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou dois cenários de programação de vazão para os referidos reservatórios, considerando o aumento ou a diminuição das chuvas.
Em caso de baixa incidência de chuvas, Sobradinho vai praticar, em fevereiro, vazão de saída média diária de 2.000 m³/s, enquanto a Usina de Xingó tem previsão, nessas condições, de 1.750 m³/s.
No segundo cenário apresentado, no caso de aumento da intensidade das chuvas, Sobradinho e Xingó chegariam a 3.100 e 2.900 m³/s respectivamente.
A situação hidrológica é permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos patamares informados, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN, conforme procedimento de otimização energética envolvendo as diversas regiões do país, coordenado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, e obedecendo à regulamentação vigente.
Ascom Eletrobras Chesf