Redes sociais

Bahia

Encontro do PV reafirma pré-candidatura a prefeito de Murilo Bomfim em Curaçá

Publicado

em

No sábado (21) aconteceu o Encontro Municipal do Partido Verde (PV) de Curaçá, realizado  pelo Presidente de Honra do PV, Miro, e de sua irmã Vanja, que recepcionou o Evento em sua casa onde houve novas filiações no Partido e ato público com participação de lideranças políticas de Curaçá, a exemplo de Murilo Bomfim, e região, a exemplo do Ex-Vereador de Juazeiro, Inaldo Loiola e do Deputado Estadual do PV, Roberto Carlos. Também participaram os ex-vereadores curaçaenses: Paulo de Moço, Dedé, Baé, Laerte, Anderson, Lêda e Antônio Fotógrafo e o vereadores Rodrigo e Januário; além das lideranças: Josivaldo Martins, Kalina, Kilmer, Libânia, Betinho (Presidente do PC do B) e Júlio César (Presidente do PT).
A reunião começou com um breve histórico da atuação do PV em Curaçá. “Nós começamos um trabalho amplo e inédito de saneamento, urbanização e arborização em Curaçá. Pena que não houve continuidade. Por exemplo, em esgotamento sanitário, entregamos o Município com 76% de atendimento. Hoje são menos de 30%. Precisamos voltar a trabalhar o saneamento em Curaçá, por isso acreditamos na luta incansável de Murilo e de todos deste grupo que tanto trabalha pelo nosso povo”, explanou Miro. Outras lideranças fizeram uso da palavra e trouxeram denúncias graves da situação de estradas e carência  de atendimento em água no Interior e também reforçaram que há um sentimento de mudança e que a esperança está no projeto de desenvolvimento do time de Murilo. “Não existe nada ganho, nem eleição fácil. A ordem, companheiros e companheiras, é trabalhar forte pelo povo. Poucos acreditavam que Jacques Wagner ia vencer em 2006. E com a construção de um plano de governo participativo, ouvindo o povo nas localidades, o nome dele foi feito e vencemos a eleição. Aqui em Curaçá, Murilo já tem nome forte, tem competência para administrar, pois é na casa e empresa que a gente vê se a pessoa tem habilidade. Ele já mostrou. Mas o povo quer ajudar, participar, ser ouvido nesse processo de pré-campanha. Então, companheiros, continuem dessa forma, assim o povo saberá reconhecer; e Murilo será o próximo prefeito de Curaçá e, com Lula e Jerônimo, fará um excelente governo, não tenho dúvidas, e eu estarei aqui apoiando vocês nessa Campanha. Não esqueçam, me convidem e esterei aqui”, garantiu o Deputado Roberto Carlos.
Por fim, Murilo agradeceu a recepção de Vanja e ao convite de Miro, também ao apoio e participação dos presentes e ainda fez outros relatos a respeito da educação e saúde de Curaçá. “Vivemos num lugar onde o Governo atual acha que educação é só prédio, enquanto o IDEB é 4.1, dos piores da Bahia. O Governo diz que saúde é prioridade e o saneamento está se acabando. Precisamos mostrar isso para todos. Mas também mostrar que nosso time tem lutado por projetos de água, estradas, equipamentos de saúde, escolas etc. Mas precisamos também nos manter unidos e organizados para garantir que a mudança aconteça e que nosso projeto de desenvolvimento para Curaçá seja ainda mais abraçado pelo povo. E vamos continuar a trabalhar”, sintetizou Murilo. O próximo encontro é do PC do B local que, justamente com PV e PT, l integra a Federação, a qual no Município já aprovou o nome de Murilo como pré-candidato a Prefeito de Curaçá.
Fonte: Ascom/ Murilo Bomfim

Bahia

Confira a programação atualizada das linhas de transportes para os eleitores curaçaenses no dia da votação

Publicado

em

Os leitores do site Curaçá Oficial que vão precisar de transporte para votar no primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 06 de outubro, devem ficar atentos ao cronograma enviado pelo Cartório Eleitoral do município. Confira a seguir:

Clique aqui

Regulamentação

O transporte de eleitoras e eleitores no dia da votação é regulado tanto pela Lei nº 6.091/1974 quanto pela Resolução do TSE nº 23.736/2024, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as eleições municipais deste ano.

De acordo com as normas, nenhum veículo e nenhuma embarcação poderão fazer transporte de eleitoras e eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo se:

  • a serviço da Justiça Eleitoral;
  • coletivos de linhas regulares e não fretados;
  • de uso individual da proprietária ou do proprietário, para o exercício do próprio voto e de sua família; ou
  • serviço de transporte público ou privado como táxis, aplicativos de transporte e assemelhados.

Os normativos destacam que a garantia de transporte público gratuito proporciona o acesso ao voto a parte significativa do eleitorado e combate ilegalidades, evitando que o transporte sirva como instrumento de interferência no resultado eleitoral, bem como garantindo que todas as cidadãs e todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira ou localização geográfica, tenham a oportunidade de exercer o direito ao voto.

Assim, a legislação prevê ainda que, em comum acordo com a Justiça Eleitoral, o poder público poderá criar linhas especiais para regiões distantes dos locais de votação e utilizar veículos públicos ou requisitar aqueles adaptados para o transporte coletivo, como ônibus escolares, dando-se preferência, sempre que possível, à requisição de veículos de transporte coletivo adaptados para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Contudo, é imprescindível que não haja distinção entre os eleitores, nem veiculação de propaganda partidária ou eleitoral.

Com informações do Cartório Eleitoral de Curaçá e do site do TRE-BA

Continuar lendo

Bahia

SSP reúne Forças da Segurança e ajusta últimos pontos da Operação Eleições 2024

Publicado

em

Combater os crimes eleitorais, com reforço das equipes da Inteligência foi o tema central de reunião promovida pela Secretaria da Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (3), no Centro de Operações e Inteligência (COI).

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, o coordenador executivo da SSP, Olinto Marcelo, o superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Dourado, representantes da Polícia Militar e das Corregedorias ajustaram os últimos pontos do planejamento.

A Operação Eleições 2024 contará com 34 mil policiais e bombeiros, cerca de quatro mil câmeras em locais de votação, além das ativações dos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) e de Inteligência de Segurança Pública (CIISP).

“Às vésperas da votação, redobramos o monitoramentos e as ações preventivas em regiões mapeadas pela Inteligência. A população pode ajudar. Qualquer indicativo de crime eleitoral pode ser repassado para o Disque Denúncia da SSP, através do telefone 181”, destacou Werner.

Fonte: Ascom/SSP

Foto: Jorge Cordeiro

Continuar lendo

Bahia

Hoje (3) é o último dia para veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV

Publicado

em

Esta quinta-feira (3) é o último dia para a veiculação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão referente ao 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Também se encerra hoje o prazo para a realização de comícios e para o uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h, com exceção do comício de encerramento da campanha, que pode ser prorrogado por até duas horas. Essas regras estão previstas na Lei das Eleições, no Código Eleitoral e na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.610/2019, que regula a propaganda eleitoral.

Os debates no rádio e na televisão também se encerram nesta quinta. No entanto, de acordo com o artigo 46 da Resolução 23.610/19, eles podem ser estendidos até as 7h do dia 4 de outubro, no caso do 1º turno.

Serviço ao eleitorado

A partir desta quinta, o TSE poderá adotar algumas medidas em relação ao andamento do pleito. De hoje até 5 de outubro, o Tribunal poderá requisitar às emissoras de rádio e televisão até dez minutos diários de sua programação para divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. Esse tempo pode ser utilizado uma única vez ou em dias alternados, sendo possível ceder parte dele para o uso de tribunal regional eleitoral.

Além disso, até o dia 7 de outubro, as juízas e os juízes eleitorais ou o presidente da mesa receptora de votos poderá expedir salvo-conduto em favor de eleitoras e eleitores que sofram violência moral ou física em sua liberdade de votar ou pelo fato de já terem votado.

Fonte: TSE

Continuar lendo

DESTAQUE