Redes sociais

Bahia

Inema acompanha trabalho de reprodução e cuidados com o primeiro filhote de ararinha-azul a nascer na Caatinga, depois de 37 anos

Publicado

em

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participa dos procedimentos de marcação via microchip e identificação de sexo do primeiro filhote de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) a nascer em vida livre, nos últimos 37 anos.  Consideradas extintas da natureza, esta reprodução só foi possível graças ao trabalho de soltura realizado no ano de 2022, em uma área de Caatinga, certificada pelo Inema, dentro do Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha Azul, localizado no município de Curaçá.

A ação contou com a participação da bióloga e representante do Inema, no Conselho Consultivo das Unidades de Conservação da Ararinha-Azul, Sindi Maqueise. “As atividades fazem parte das estratégias de reintrodução da Cyanopsitta spixii, que está na Lista de Espécies Ameaçadas de Extinção, e o nascimento das Ararinhas-Azuis demonstra a eficácia dos trabalhos de soltura, conservação e reprodução, desenvolvidas por um conjunto de instituições governamentais em parceria com ONG’S e sociedade”.

A ação é fruto do Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação da Ararinha-Azul, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (@ICMBio), em parceria com a ONG Alemã ACTP (Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados) e o projeto Blue Sky Caatinga.

SOBRE A ESPÉCIE – A ararinha-azul é uma ave de origem do bioma Caatinga, na região do Vale do Rio São Francisco no estado da Bahia. É uma espécie que pertence ao grupo dos psitacídeos, apresenta corpo azul, íris amarela e bico negro, alimenta-se de frutos e algumas sementes.

O desmatamento reduziu seu habitat natural e sua beleza única fez a ave ser cobiçada por caçadores e colecionadores em todo o mundo, o que acarretou, no ano 2000, na sua extinção na natureza.

Fonte: INEMA-BAHIA

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE