Cultura
Nego D’água o Filme’ chega à nova fase de gravações em Juazeiro e Petrolina; Atriz global Luci Pereira também participa das filmagens e projeto literário
Dividido entre as belezas do Sertão e uma história inédita, o cinema nacional se apresenta à “Nego D’Água, o filme”, que terá o Teaser gravado a partir do dia 15 de Janeiro.
Entre o elenco, a produção recebe a artista da TV Globo Luci Pereira, que vive a fatídica personagem “Maria Doida” e Romero Mateus, ator, jornalista e cantor soteropolitano que dará vida ao “Nego D’Água”, figura central da trama.
Além do longa, a fase de gravações se une ao projeto “Conta uma história pra mim”, que incentiva a leitura e cultura nas escolas da cidade. A primeira contagem será na Fundação Lar Feliz, dia 15/01, às 10h da manhã.
Um documentário com depoimentos e relatos de pessoas que destacam a cultura popular de Juazeiro-Ba também está sendo produzido, com incentivo e contemplação da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), de fomento à produção através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte).
O longa-metragem, que também está em produção, é criado e dirigido por Flávio Henrique Fonseca com direção geral do consagrado cineasta Roque Araújo, produzido também pela Macambira Entretenimento, com direção de arte e imagens por Luciano Peixinho (Sertão Mídia).
Sinopse:
A trama conta a história de Marta, uma menina romântica ribeirinha que nasce em um bairro de Juazeiro e vive uma história de Amor, mistérios, lendas e medos. Marta é uma pessoa que vive entre moradores e pescadores no Angari, uma comunidade rica de crendices, folclores e superstições.
Bahia
Um Hino ao Velho Chico: Ivan Greg lança a música “Santo Rio” no próximo sábado, dia 30, em Petrolina
O majestoso rio São Francisco acaba de ganhar uma nova expressão musical com o lançamento de “Santo Rio”. A música, que homenageia a maior riqueza do sertão e celebra a conexão entre as águas do rio e o povo nordestino, traz a assinatura dos compositores Camila Yasmine e Gean Ramos Pankararu e ganha vida com a interpretação do músico Ivan Greg.
Com uma combinação única de xaxado, sanfona, zabumba, triângulo e violão, “Santo Rio” ecoa pelos corações sertanejos como uma reza, transportando quem ouve para as margens do São Francisco e para o cotidiano do sertão.
O lançamento da faixa e do clipe acontecerá no próximo sábado, 30 de novembro, em todas as principais plataformas de streaming. Já o videoclipe, gravado em locações que exaltam a beleza e a essência do Velho Chico, terá uma estreia especial no evento Fuá do Poeta realizado no Zé Matuto, em Petrolina, a partir das 22h .
Mais do que uma canção, “Santo Rio” é um hino ao Velho Chico e a tudo o que ele representa: vida, cultura e resistência. Acompanhe o lançamento e mergulhe nesta poesia.
Fonte: Ascom
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil