Com um total de 833 ocorrências, a Bahia é o terceiro estado brasileiro com maior número de celulares bloqueados através do Programa Celular Seguro. A informação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que considera os registros feitos nesta segunda-feira (15).
Apenas São Paulo e Rio de Janeiro aparecem à frente da Bahia, com 3.007 e 1.410 ocorrências, respectivamente. Em todo o país, o total é de 11.416 alertas de bloqueio desde a criação do programa, em dezembro de 2023.
O sistema é uma iniciativa da pasta dedicada a combater o roubo de aparelhos. Com o bloqueio, o celular perdido fica inutilizado.
“O Celular Seguro é mais uma camada de proteção aos usuários. Com um aparelho que não serve para revender e com acessos de aplicativos digitais bloqueados, não haverá interesse no roubo ou furto de um telefone que virará apenas um pedaço de metal”, defendeu o secretário-executivo do MJSP, Ricardo Cappelli.
Outros dados atualizados nesta segunda indicam que até o momento 1.197.171 usuários se cadastraram. Veja outros números:
- 923.107 telefones cadastrados
- 853.865 pessoas de confiança cadastradas
- 11.416 alertas de bloqueio
Do total de restrições, as ocorrências são distribuídas em:
👉 Roubo: 4.945
👉 Furto: 3.582
👉 Perda: 2.318
👉 Outros: 571
Saiba como usar ferramenta
Para acessar a ferramenta, os interessados devem registrar os aparelhos via site ou aplicativo, disponíveis na Play Store (Android) e na App Store (iOS).
Em caso de perda, furto ou roubo, o titular do CPF vinculado ao número de telefone ou pessoas indicadas por ele como de sua confiança poderão bloquear o aparelho.
Passo a passo para cadastro no app:
1. Download e acesso
- Baixar aplicativo “Celular Seguro”, disponível da Play Store ou Apple Store
- Fazer login com dados do sistema gov.br (CPF e senha)
2. Dados
- Adicionar pessoas de confianca
- Cadastrar contato: nome, CPF, telefone, email
3. Aparelhos
- Clique em registrar celular
- Cadastrar telefone: marca, modelo, nº de série, pessoa de confiança (opcional), operadora, telefone, IMEI
4. Em caso de ocorrências
- Informe data
- tipo de ocorrência: roubo, furto, perda, outros
- Informe horário
- Emitir registro
Fonte: G1 Bahia