Bahia
Unindo Forças pela Caatinga: BlueSky e a Visionária Oficina ‘Teoria da Mudança’ com Dr. Silvio Marchini
Nos dias 20 a 22 de fevereiro, a empresa de reflorestamento BlueSky realizou um evento transformador que promete ser um marco na conservação ambiental e no engajamento comunitário. A oficina “Teoria da Mudança”, conduzida pelo renomado Pesquisador Dr. Silvio Marchini, membro do grupo especialista em conflito e coexistência humano-fauna da UICN, reuniu representantes das comunidades locais e líderes comunitários de diversos segmentos para uma missão nobre: aprimorar e mitigar possíveis impactos do projeto de reflorestamento e reintrodução da ararinha-azul nas unidades de conservação.
Para o diretor da BlueSky, Ugo Vercillo, a oficina foi mais que um evento; foi um compromisso com a transparência e a participação popular. “Mesmo o reflorestamento sendo algo fundamental e importante, deve ser desenvolvido de maneira clara e participativa. Esse é um dos nossos princípios, e por isso, a participação popular e a contratação de um especialista com experiência internacional foram essenciais para mediar a oficina”, destacou Vercillo.
Carlos Eduardo, Diretor de Meio Ambiente do município de Curaçá e participante da oficina, reforçou a importância da iniciativa: “A ideia da oficina é ótima e uniu diversas opiniões no debate durante os três dias. É um exemplo de como a colaboração pode levar a soluções inovadoras e sustentáveis.”
A perspectiva única também foi compartilhada por Leidiana, secretária da Associação do Bangue, que expressou sua gratidão e entusiasmo: “Me senti honrada pelo convite. Foi a primeira vez em uma oficina como essa, conhecer pessoas novas e interagir com assuntos importantes e proveitosos.”
Dr. Silvio Marchini refletiu sobre o desafio e a recompensa de orquestrar tal diversidade de pensamentos e preocupações: “É sempre desafiador unir opiniões diversas e problemas complexos. Mas esse é o caminho para a construção de um plano de maneira coletiva. Ficou marcado em Curaçá o engajamento e empoderamento, o que legitima a construção coletiva do Plano.”
Ernesto Machado, Gerente de Projetos da BlueSky, afirmou que a oportunidade foi ótima e será peça fundamental e norteadora para os novos passos da empresa visando a harmonia entre comunidade e meio ambiente.
Esta oficina não apenas estabeleceu um diálogo produtivo, mas também pavimentou o caminho para um futuro onde a coexistência entre o homem e a natureza não é apenas possível, mas também próspera. A BlueSky, junto com todos os participantes, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social, provando que quando unimos forças, o céu é o limite.
Mais:
A oficina “Teoria da Mudança” é apenas o começo de uma jornada emocionante rumo a uma maior harmonia entre o ser humano e o meio ambiente. A BlueSky e seus parceiros estão entusiasmados com as possibilidades futuras e comprometidos com ações concretas que resultarão em benefícios duradouros para as unidades de conservação, as espécies reintroduzidas como a ararinha-azul, e claro, as comunidades locais que são peças fundamentais nesse processo.
Este evento serve como um poderoso lembrete de que, ao trabalharmos juntos, podemos enfrentar os desafios mais complexos e transformar a maneira como interagimos com o nosso planeta. A BlueSky agradece a todos os participantes, especialmente ao Dr. Silvio Marchini, por sua liderança e expertise, e às comunidades locais, por sua abertura e engajamento. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e justo para todos.
Ascom/Blue Sky
Bahia
Conta de energia não terá cobrança extra em dezembro
A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas – acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.
Neste ano, a falta de chuva fez com que a Aneel acionasse a bandeira tarifária vermelha patamar 1 em setembro e a vermelha patamar 2 em outubro. Em novembro, foi acionada a bandeira tarifária amarela, com cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem custo maior, e a verde, sem custo extra.
Agência Brasil/Arquivo/Agência Brasil
Bahia
Diplomação dos Eleitos em 2024 Acontecerá em 19 de Dezembro
A cerimônia de diplomação dos candidatos eleitos em 2024 para os cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito está marcada para o dia 19 de dezembro, às 10h, no Teatro Miguel Torres, localizado no CETEP – Maria de Almeida Araújo, em Curaçá.
O evento será conduzido pelo Juiz Eleitoral da 085ª Zona, Dr. Wanderley Andrade de Lacerda, que presidirá o ato formal de entrega dos diplomas aos eleitos.
A diplomação representa a última etapa do processo eleitoral, oficializando os resultados das urnas e habilitando os eleitos para a posse em seus respectivos cargos a partir de 2025.
Texto: Alinne Torres
Bahia
SSP-BA abre 130 vagas em concurso para Oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) anunciou a abertura de 130 vagas para o concurso dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O edital foi publicado nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado (DOE).
O concurso é destinado a candidatos com idade entre 18 e 30 anos, que tenham ensino médio completo, para atuar em cidades de toda a Bahia.
Para os interessados, as inscrições estarão abertas de 5 de dezembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025 e deverão ser realizadas através do site oficial do concurso. As provas estão marcadas para o dia 16 de fevereiro de 2025.
Fonte: G1 Bahia