Redes sociais

Curaçá

Artigo: Curaçá e Sua Nostalgia

Publicado

em

Por Ticiano Félix

Curaçá é terra boa/ O potó é quem não presta/ Mija do dedão do pé/ até o couro da testa… Essa letra é de uma canção que o nosso, inesquecível,  Zito Torres, que fez em homenagem a nossa cidade amada; eu assino em baixo, e vou mais adiante, inclusive é uma cidade, onde o povo não é tão dedicado aos estudos, mas consegue formar-se em diversas faculdades sem dificuldades, pois muitos filhos da nossa terra, emitem opiniões técnicas em quase todos os campos, que muitas vezes, nem os especialistas dos atuais campus universitários tem segurança para falar. Somos um povo de “inteligência rara”.

Eu sou um “retrôcionista”, se é que existe esse termo, mas sei a importância da evolução, isso desde a era matriarcal, que teve como grande invenção o domínio do fogo, e mais nada de relevante que a humanidade tenha conhecimento, depois veio o período patriarcal e devagar, chegou-se ao longe, passando o fogo nas cavernas para as lamparinas, que eram alimentadas por azeites, óleos de peixes, óleos de mamonas e outros (dizem que o cheiro lembrava os franceses antes de desenvolverem os melhores perfumes do mundo), até conseguir atingir a supernova com a chegada do querosene, uma grande inovação, de lá para a energia elétrica nas residências, foi apenas uma questão de muitas décadas, ligeirinho. Será que o povo naquela época, reclamou com essa mudança tão drástica?

Outra coisa que me fascina é a luta por manter de pé, plantas exóticas, oriundas de outros países, como a peruana Algaroba e a Indiana Neem/Nim, a primeira eu tenho como uma maná… Lá nas caatingas, longe de cisternas, poços e cacimbas, mas na cidade traz mais malefícios que benefícios, a segunda é uma planta que contém um elemento tóxico, oriundo das piretrinas, que sintetizado é formulado um inseticida piretroide, que para facilitar o entendimento e resumir essa conversa, mata até a mãe do cão, se ela for invertebrada. Mas, quando falaram em plantar ipês, tem sempre alguém apontando uma dificuldade… O intrigante, é ver que alguns dos defensores dessas árvores, estão derrubando a vegetação nativa para edificar suas chácaras na zona rural.

Breve Curaçá estará reinaugurando o seu estádio Durval Santos Torres, homenagem ao primeiro craque de futebol curaçaense, segundo me informou um velho que gostava de futebol. Ele está para Curaçá, assim como Neco está para o Corinthians e Di Stefano para o Real Madrid. Essa reinauguração traz uma nova roupagem, com arquibancadas, alambrados e o tão sonhado gramado, que até nos lembra o estado de Goiás, verde e plano. Ouvi na época que estavam correndo contra o tempo para gramar, críticas por estarem matando uma grama chamada Batatais(que estava no projeto original), que é simular com uma touceira de capim colonião, para substituir pela grama Esmeralda, a melhor que temos no país. Só quem acompanhou o processo sabe a odisseia que foi para fazer essa obra com a Caixa Econômica na “cupira” dos responsáveis, até entendo, nem a CEF acreditava mais, pois foram tantos que se propuseram e não conseguiram, que os técnicos desse banco, devem ter relembrando aquele ditado popular: “Gato escaldado tem medo até de água de chuva”.

Essa noite eu não dormir, depois de ver tanta manifestação pelos “patrimônios históricos” da nossa cidade, preocupo-me agora se os nostálgicos vão fazer passeatas para manter a antiga grama, àquela que nos períodos de chuvas brotava com suas enormes “cabeças de touros”, dando trégua ao chão batido do nosso campo apenas no período seco…

Bahia

Missa com os Vaqueiros de Curaçá será realizada no domingo (07)

Publicado

em

Fé, tradição e cultura no sertão. Assim será a Missa dos Vaqueiros de Curaçá que será realizada no próximo domingo (7), às 9h, na Praça do Teatro Raul Coelho, centro da cidade.

A celebração Alusiva será presidida pelo padre Josemar Mota e pelo pároco de Curaçá Frei Valdevan Correia, o padre vaqueiro.

A comissão organizadora da missa vem há meses preparando os momentos da celebração que promete trazer à tona a labuta do vaqueiro na caatinga e a sua religiosidade.

Em entrevista ao Curaçá Oficial, nesta segunda-feira (01), o Frei Valdevan Correia explicou algumas novidades que serão apresentadas aos vaqueiros e aos fiéis durante a Missa, como as apresentações culturais que antecederão a celebração.

Confira a entrevista do padre completa clicando aqui

No card a seguir confira a programação completa da Missa com os Vaqueiros deste ano.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Confira como vai ficar a previsão do tempo nesta semana em Curaçá

Publicado

em

A tão esperada Festa dos Vaqueiros de Curaçá está chegando! E para alegria do público, o Instituto Climatempo prevê tempo firme e ensolarado durante todo o evento, que acontece no próximo sábado e domingo (07 e 08 de julho).

De acordo com o instituto, não há previsão de chuva até o próximo domingo (07). As temperaturas também estarão agradáveis, com mínimas de 18°C e máximas que podem chegar a 33°C.

O clima seco e ensolarado é perfeito para aproveitar ao máximo a programação da festa, que inclui apresentações culturais, Desfile dos Vaqueiros, apresentações musicais, Missa dos Vaqueiros, corrida de prado, além de muita animação.

Então, prepare o chapéu, a bota e o protetor solar, porque a Festa dos Vaqueiros de Curaçá promete ser de Sol, calor e muita alegria.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

PM Bahia erradica mais de 31 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, realizou no sábado (29), a erradicação de mais um plantio de cannabis sativa (maconha) no município de Curaçá.

A ação, em continuidade à Operação Terra Limpa, que visa o combate ao plantio e ao tráfico de drogas nas ilhas do Rio São Francisco, policiais militares pertencentes à 45ª CIPM, por meio de uma análise estratégica, localizaram 26.000 (vinte e seis mil) pés de cannabis sativa (maconha) na localidade conhecida como “Ilha Redonda”, área rural do município de Curaçá.

Em seguida, já em uma ilha próxima à captação de abastecimento de água, outra plantação foi encontrada, contendo 5.200 (cinco mil e duzentos) pés de cannabis sativa (maconha), totalizando, portanto, 31.200 (trinta e um mil e duzentos) pés de cannabis sativa (maconha).

Todo o material apreendido foi incinerado, com exceção de uma amostra que foi colhida e encaminhada para as providências cabíveis à Polícia Judiciária. Ninguém foi encontrado no local.

A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, sob o comando do Major PM Leonel, atua alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA e segue desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate às ações criminosas na região norte-baiana.

Foram erradicados, neste ano de 2024, 159.100 (cento e cinquenta e nove mil e cem) pés de maconha durante a Operação Terra Limpa na região de Curaçá.

Quantitativo de pés de maconha erradicados na Região:

2022: 821.708

2023: 425.420

2024: 159.100

Fonte: 45ª CIPM

Continuar lendo

DESTAQUE