Jovens baianos, de 16 a 18 anos, já somam 61.024 alistamentos registrados até o momento pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) este ano. Este grupo, que votará pela primeira vez nas Eleições Municipais de 2024, foi o foco da Semana do Jovem Eleitor, uma ação digital promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última semana.
Dos jovens eleitores da Bahia que solicitaram a primeira via do título neste ano, 44.776 pertencem ao grupo em que o voto não é obrigatório (16 e 17 anos). Enquanto isso, pouco mais de 16 mil na faixa etária dos 18 anos, em que a participação nas eleições é obrigatória, se alistaram junto à Justiça Eleitoral baiana.
Lavínia Rocha dos Santos (17) e Otto Silva Doria (16) integram a parcela do eleitorado facultativo. Embora não sejam obrigados a se alistar, eles compareceram à Central de Atendimento ao Público do TRE-BA para realizar o alistamento eleitoral. Segundo Otto, mesmo que não seja obrigatório para ele se alistar, é importante exercer sua cidadania. “Já está na hora de participar da democracia e também demonstrar o meu ponto de vista”.
Lavínia também considera o voto necessário, por isso resolveu se adiantar. Apesar das dúvidas que isso possa trazer, está ciente de seu papel como cidadã. “Muita responsabilidade, mas ansiosa porque vou demonstrar o meu pensamento e a minha posição. Isso é fundamental”, ressaltou.
O prazo para alistamento e demais serviços eleitorais termina em 8 de maio.
Fonte: TRE-BA