Notícia
Bahia tem 1.196 farmácias populares credenciadas para a entrega gratuita de absorventes higiênicos

A secretária de Política para as Mulheres do Estado da Bahia, Elisangela Araújo, destaca que muitas beneficiárias ainda desconhecem esse programa. “Infelizmente, muitas mulheres, meninas e pessoas que menstruam ainda não têm acesso a esta informação, de que têm o direito a receber gratuitamente os absorventes. Existe uma rede consolidada na Bahia, com mais de 1.100 farmácias credenciadas e é preciso que as beneficiárias tomem pertencimento disso e possam usufruir com toda dignidade que merecem”, afirmou, ao acrescentar que, na Bahia, o programa Dignidade Menstrual também alcança, com recursos próprios do governo do Estado, estudantes da rede estadual de ensino e a população recolhida em unidades do sistema prisional.
O programa tem o objetivo de promover a equidade de gênero e o acesso aos absorventes, combatendo as desigualdades causadas pela pobreza menstrual. A implantação do programa ocorre de forma conjunta entre os ministérios da Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; Justiça e Segurança Pública; Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Mulheres e Educação.
Para garantir o benefício, dentre outros critérios, é preciso ter inscrição no Cadúnico; ter renda mensal de até R$ 218,00; ser estudante de baixa renda da rede pública; ou esteja em situação de rua. As pessoas que se encaixam nestes critérios precisarão apresentar um documento de identificação pessoal e uma autorização na farmácia credenciada. Essa autorização será emitida pelo aplicativo ‘Meu SUS Digital’– a nova versão do Conecte SUS já disponível para download.
O portal do Ministério da Saúde disponibiliza a opção para fazer o download do aplicativo “Meu SUS Digital”. As orientações também estão disponíveis no Disque Saúde 136.
Fonte: Ascom/SPM
Curaçá
Cursos de capacitação sobre conservação do solo e da água acontecem em Curaçá

No próximo sábado, dia 05 de abril de 2025, o CETEP Maria Almeida Araújo sediará dois cursos de capacitação voltados para tecnologias sociais aplicadas à conservação do solo e da água no semiárido. A iniciativa busca qualificar produtores rurais, estudantes e interessados na preservação ambiental com técnicas eficazes para o manejo sustentável dos recursos naturais.
Confira a programação:
Local: CETEP Maria Almeida Araújo (@cetepintegral.curaca) – Av. Tiradentes, nº 26, Centro, Curaçá-BA
Horários e Temas:
08h às 12h – Cordões em contorno como tecnologia para conservação do solo e da água no semiárido
12h às 17h – Barragens sucessivas de contenção de sedimentos
Os cursos têm vagas limitadas para 60 participantes, garantindo uma experiência mais prática e interativa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do formulário online.
Garanta sua vaga agora mesmo: Inscreva-se aqui
Essa é uma oportunidade única para quem deseja aprender mais sobre práticas sustentáveis que ajudam a preservar os recursos naturais e garantir a produtividade no semiárido.
Não fique de fora!
Sobre o instrutor:
A capacitação será ministrada por Anderson Souza, Gerente de Planejamento e Novos Projetos do @nemaunivasf, engenheiro agrônomo e mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Texto: Alinne Torres com informações das redes sociais do CETEP
Canal YouTube
A fibromialgia foi tema do programa Curaçá Oficial ao Vivo desta semana
Assista a seguir a entrevista com a representante da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AfibroVasf), Lucineide Ramos, nesta terça-feira (o1.04) no programa Curaçá Oficial ao Vivo transmitido no canal do YouTube.
Durante o programa abordamos a doença fibromialgia, luta da associação e também dos pacientes curaçaences por melhorias no atendimento público.
Confira no vídeo!
Texto: Alinne Torres
Foto: Ana Laura Campos
Notícia
Conselho Tutelar realiza diálogo produtivo com Escola Antônio Ribeiro, em Curaçá

Na manhã desta quinta-feira (03), o Conselho Tutelar de Curaçá promoveu um diálogo enriquecedor com estudantes, professores e equipe gestora da Escola Municipal Antônio Ribeiro – Núcleo Agrovilas. A iniciativa teve como foco a conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), além de temas fundamentais para a convivência escolar e comunitária.
Durante a palestra, foram abordados assuntos como a atuação do Conselho Tutelar, os direitos as crianças e adolescentes, boa convivência comunitária, atos infracionais, entre outros. A ação contou com o apoio da Polícia Militar.
A iniciativa reforça o compromisso do órgão colegiado em assegurar direitos e fortalecer a conscientização sobre a importância da educação e do respeito na formação cidadã.
Texto: Alinne Torres, com informações do Conselho Tutelar de Curaçá
Foto: Divulgação/Conselho Tutelar de Curaçá
-
Curaçá5 dias atrás
Torneio de caça de tatu é desarticulado duas horas da manhã no distrito de Riacho Seco
-
Curaçá5 dias atrás
PM-BA apreende menor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA prende homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Adolfo Viana, em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
Policia Militar erradica mais uma plantação de maconha na zona rural de Curaçá
-
Cultura4 dias atrás
Kombi do Ze Livrório chega a Curaçá com música e literatura para as crianças
-
Bahia2 dias atrás
Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça importância do diagnóstico e do suporte multidisciplinar