Bahia
Bahia registra menor número de mortes violentas dos últimos 12 anos

O mês de maio de 2024 terminou com o menor número de morte violenta registrado pela Polícia Civil nos últimos 12 anos, na Bahia. Os índices criminais do período de janeiro a maio deste ano foram apresentados na manhã desta segunda-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência (COI).
Com 347 casos, maio apresentou o menor número contabilizado para um mês nos últimos 12 anos, superando junho de 2020, quando foram computadas 348 ocorrências. No balanço dos cinco meses de 2024, a Polícia Civil registrou 1.928 casos este ano, contra 2.162 mortes em 2023, representando uma redução de 10,8%.
“A integração das Forças da Segurança, o investimento em efetivos e equipamentos, além da ampliação das ações de inteligência resultaram na redução das mortes. Fechamos 2023 com diminuição de 6% das mortes e, este ano, com muito trabalho e dedicação dos policiais e bombeiros, chegamos a 10,8% de queda dos índices”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Número de prisões
Com uma média de 51 prisões realizadas por dia na Bahia, o número total de capturados chegou a 7.749, nos cinco primeiros meses de 2024. Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram presas 7.482, o aumento é de 3,6%. Apenas no mês de maio, operações realizadas pelas Forças Estaduais e Federais localizaram mais de 100 criminosos.
Entre os localizados, este ano, 47 são lideranças de facções criminosas e 11 integravam o Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Algumas, inclusive, capturadas em outros estados do país. Na cidade de Entre Rios, no último domingo (9), um traficante que liderava uma facção acabou localizado pela FICCO e PM. Um fuzil, carregador e munições foram apreendidos.
O Sistema de Reconhecimento Facial ajudou na localização de 354 foragidos da Justiça em 2024, totalizando 1.621 pessoas presas desde o lançamento da ferramenta em 2018.
Fonte: Ascom/SSP
Bahia
Curaçá terá fim de semana quente e ensolarado

Os moradores de Curaçá devem se preparar para um fim de semana de temperaturas elevadas e predomínio de sol. De acordo com a previsão do Climatempo, o sábado (30) será de céu aberto, com poucas nuvens e temperaturas variando entre 23°C durante a madrugada e 36°C no período da tarde. Já no domingo (31), o tempo segue firme, com sol entre nuvens e os termômetros marcando entre 23°C e 36°C.
A umidade relativa do ar deve ficar mais baixa nas horas mais quentes do dia, exigindo atenção redobrada com a hidratação. Além disso, a exposição prolongada ao sol requer o uso de protetor solar, bonés ou chapéus para evitar desconfortos causados pelo calor intenso.
Apesar do clima seco e quente, não há previsão de chuvas para o fim de semana.
Texto: Alinne Torres
Foto: Arquivo Curaçá Oficial
Bahia
Grupo de Capoeira Redimidos celebra 14 anos com evento especial em Curaçá
Bahia
Mádara Apresenta Espetáculo Tributo a Clara Nunes no Centro de Cultura João Gilberto

Mádara, cantora conhecida pelos seus energéticos shows de samba de roda, lança um novo e inovador espetáculo tributo à grande Clara Nunes. O evento, que será realizado no dia 05 de abril, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto, promete levar ao público uma experiência única de música e dança, celebrando o legado imortal de Clara Nunes.
Este é o segundo tributo da cantora ao ícone do samba, mas pela primeira vez em formato de espetáculo, o que traz um caráter inovador ao projeto. O espetáculo, que conta com a participação de 30 profissionais envolvidos, entre músicos, dançarinos e técnicos de produção, busca resgatar e homenagear a obra de Clara Nunes de forma grandiosa e envolvente. A produção do evento é totalmente independente, destacando o compromisso e a dedicação da cantora e sua equipe na realização dessa homenagem única.
Uma produção cuidadosamente preparada para encantar o público, mistura música ao vivo, coreografias especiais e um cenário imersivo, criando uma atmosfera que transporta os espectadores para a essência da cantora e sua importância para a música brasileira.
Com classificação livre para todos os públicos, o espetáculo promete ser uma experiência acessível para todas as idades, proporcionando momentos de grande emoção e cultura.
O espetáculo contará também com a parceria da Rede Você, que fará a cobertura do show, e do CESOL – Centro Público de Economia Solidária, que realizará uma feira de artesanato e alimentação agroecológica durante o evento, proporcionando uma experiência completa de apoio aos/às trabalhadores/as locais.
As vendas para o espetáculo já estão abertas, com o primeiro lote sendo comercializado a partir de hoje. Os ingressos podem ser adquiridos diretamente no link disponível na bio da cantora no Instagram (@madaracantora).
Não perca essa oportunidade de prestigiar o tributo emocionante de Mádara à Clara Nunes, no dia 05 de abril, às 20h, no Centro de Cultura João Gilberto. Uma noite inesquecível de música, dança e emoção.
Fonte: Ascom/Produção Mádara e Banda
Foto: Divulgação Instagram Mádara
-
Curaçá2 dias atrás
Torneio de caça de tatu é desarticulado duas horas da manhã no distrito de Riacho Seco
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA apreende menor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Curaçá
-
Curaçá4 dias atrás
Policiais militares cumprem mandado de prisão no Projeto Pedra Branca
-
Bahia4 dias atrás
Curaçá terá fim de semana quente e ensolarado
-
Curaçá5 horas atrás
PM-BA prende homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Adolfo Viana, em Curaçá
-
Curaçá20 horas atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Cultura20 horas atrás
Kombi do Ze Livrório chega a Curaçá com música e literatura para as crianças