Bahia
Edital da Secretaria das Mulheres destinará 1,5 milhões de fomento para comunicadoras da Bahia
A secretária das Mulheres do Estado, Elisangela Araújo, falou sobre a importância do edital. “A Secretaria das Mulheres tem como uma das suas políticas a inserção socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres. O ‘Elas à Frente’ na Comunicação é um edital de fomento voltado para auxiliar a cadeia produtiva em que as comunicadoras estão inseridas, seja na produção de conteúdos, seja na regulamentação de entidades ou na aquisição de materiais que facilitem o trabalho das mulheres com os meios de comunicação em que elas atuam. Além disso, queremos incentivar uma maior participação das mulheres na comunicação e na promoção de direitos”, afirmou.
O edital é dirigido a comunicadoras de diversas áreas, como jornalistas, relações públicas, meio digital, assessoras de comunicação, radialistas, fotógrafas, artistas visuais e designer gráfico, com foco na comunicação para a promoção do direitos, da diversidade, promoção e cultura. “Espera-se que sejam gestados conteúdos que desmistifiquem a objetificação da imagem da mulher e da construção reiterada dos estereótipos sexistas pela mídia. Espera-se, também, ampliar a participação e o acesso das mulheres às tecnologias da informação e comunicação”, afirmou a superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mandelli, ressaltando que os recursos deverão ser disponibilizados em três etapas, até o final do orçamento, em 2026.
Ainda como parte da escuta pública, a SPM abriu um canal de comunicação para que sugestões e contribuições sejam encaminhadas (elasafrentenacomunicacao@spmba.ba.gov.br). A elaboração do edital envolverá ainda o termo de referência com desenvolvimento de linhas a serem financiadas e a abertura de processo de chamamento público (MROSC).
Escrevivência
Antes do anúncio do edital, a escritora Conceição Evaristo falou sobre Escrevivência e mulheres na comunicação – conexões necessárias. Além disso, foi feita uma homenagem a mulheres negras comunicadoras. São elas: Bárbara Carine, Carla Akotirene, Camila França, Ceci Alves, Cristiele França, Cleidiana Ramos, Dina Lopes, Ekedy Sinha, Georgina Mainart, Mabel Freitas, Marlupe Caldas, Maíra Azevedo (Tia Má), Majourie Moura, Mirtes Santa Rosa, Val Benvindo, Vânia Dias, Lorena Ifé, Wanda Chase e Silvana Oliveira.
Fonte: Ascom/SPM
Bahia
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
Durante os dias 21 a 23 de Novembro, a primeira Festa Literária de Curaçá (FLIC) estará ofertando diversas oficinas culturais para que os participantes possam mergulhar a fundo na herança cultural do Sertão da Bahia.
Serão 5 oficinas artísticas e literárias onde o público poderá experienciar, aprender e reproduzir as práticas que celebram a cultura e as raízes da nossa região.
Confira as oficinas disponíveis: – Oficina de Pintura e Desenho com Bruno Pionório (Quinta-feira, 21/11 às 14:30) – Oficina Sussurradores de Poesia com Leila Palmeira (Sexta-feira, 22/11 às 9:30) – Oficina de Capoeira Angola com Nazaré Siqueira (Sexta-feira, 22/11 às 14:30) – Oficina de Contação de Histórias com Louco em Cena (Sábado, 23/11 às 10:30) – Oficina de Percussão com Mestre PC do Samba (Sábado, 23/11 às 14:00).
As oficinas acontecerão no Centro Territorial de Educação Profissional Maria de Almeida Araújo (CETEP) e se serão abertas para todos os públicos. Não deixe de se inscrever e participar!
Por Luiz Rodrigues
Agência Multiciência
Foto Divulgação do grupo Loucos em Cena
Bahia
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
A cidade de Curaçá está sendo palco de um grande evento cultural, a I Feira Literária de Curaçá (FLIC), que acontecerá até este sábado, 23 de novembro, no CETEP Maria de Almeida Araújo. Prometendo envolver a comunidade em uma experiência única de literatura, cultura e gastronomia, a FLIC é uma celebração do talento e da tradição local.
Entre os destaques da programação está a feira gastronômica, organizada pelos estudantes do CETEP Maria de Almeida Araújo, com uma variedade de comidas regionais que valorizam os sabores autênticos da região.
O evento também contará com exposições que prometem encantar o público:
O Acervo Curaçaense (@acervocuraçaense), com documentos, objetos e registros históricos que narram a trajetória cultural de Curaçá.
O Acervo Maria Franca Pires (@acervomfp), organizado pela UNEB de Juazeiro, que reúne fotografias, livros, jornais, cartazes e outros materiais históricos que exploram aspectos como educação, comunicação e cultura da região de Juazeiro-BA.
A exposição do artista plástico Kekê di Bela, de Juazeiro-BA, reconhecido por suas obras marcantes que misturam tons de vermelho e preto para explorar sentimentos profundos e temas de felicidade e ausência.
A empresa BlueSky, que está apoiando a 1ª Festa Literária de Curaçá (FLIC), fará uma exposição de sementes de árvores nativas; doação de mudas de árvores nativas da caatinga; oficina de plantio de mudas de árvores nativas e uma amostra de material gráfico e audiovisual da empresa.
Por Maria Eduarda Morais
Agência Multiciência
Foto Divulgação do artista plástico Kekê de Bela
Bahia
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
Na sexta, 22 de novembro, às 17h30 horas, em meio às festividades da 1ª edição da Festa Literária de Curaçá (FLIC), haverá uma sessão coletiva de lançamento de livros no Teatro Miguel Torres (CETEP).
Entre os autores e suas obras, o público terá a chance de prestigiar os trabalhos de Mira Silva (A Árvore Mais Bonita do Mundo), Maviael Melo (Como Quem Muda de Cor), Jacilda Mendes (Essência – Antologia Estudantil), Socorro Lacerda (O Monstro da Caatinga), Adil Penalva, Sérgio Luis Souza. O poeta curaçaense Urias Feitosa também estará lançando nesta sexta o livro Coletânea de Poesias.
No sábado, 23 de novembro, às 16h30, também no Teatro Miguel Torres (CETEP) acontecerá a segunda sessão coletiva de lançamentos de livros durante a FLIC com a presença de alunos da escritora Jacilda Mendes; do jornalista da Rede Bahia Danilo Ribeiro (Zé Livrório e a Carranca Encantada), além de João Gilberto (Revista Flores do Mal), Gênesis Naum (A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum), João Trapiá (Mãos que Benzem), Ana R. Costa Essência (Antologia Estudantil) e do autor curaçaense Josemário Martins.
Texto: João Pedro Tínel
Agência Multiciência
Foto Divulgação: Urias Feitosa
-
Bahia4 dias atrás
Curaçá se prepara para a 1ª Edição da Festa Literária e promete movimentar a cultura local
-
Bahia4 dias atrás
Rio São Francisco: Confira vazão e capacidade do volume útil da barragem de Sobradinho
-
Bahia2 dias atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia2 dias atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha em Curaçá
-
Canal YouTube4 dias atrás
Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia4 dias atrás
Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional
-
Bahia2 dias atrás
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público