Redes sociais

Cultura

PM-BA prende homem em flagrante por lesão corporal com base na Lei Maria da Penha no bairro Nova Aliança

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou neste domingo (28), a prisão em flagrante de um homem por lesão corporal com base na Lei Maria da Penha em Curaçá.

A ação ocorreu por volta das 20h30, durante rondas, quando a guarnição foi informada, via Central, que na Rua 2, Bairro Nova Aliança, um homem estava perpetrando violência física contra sua companheira.

De imediato, a guarnição deslocou ao local, onde localizou o agressor de posse de uma arma branca. O autor proferiu palavras ofensivas aos policiais e não aceitou a voz de prisão, sendo necessário o uso progressivo da força e obrigatório o uso das algemas para conter o perpetrador da violência.

O responsável e o material apreendido, bem como a vítima foram conduzidos à delegacia de polícia para a adoção das medidas cabíveis pela polícia judiciária.

Fonte: 45ª CIPM

Bahia

Poço de Fora no cinema: O longa-metragem “Saudade fez Morada aqui Dentro” ganha data de estreia nos cinemas.

Publicado

em

O longa-metragem baiano “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, com direção de Haroldo Borges e produção do coletivo Plano 3 Filmes, tem data de estreia confirmada para o dia 19 de setembro no circuito de salas nacional, após uma trajetória de premiações em festivais como o Festival de Mar del Plata (Melhor Filme e Prêmio do Público), Festival de Málaga (Melhor Montagem), Festival do Rio (Melhor Filme na Competição Novos Rumos) e Mostra de São Paulo (Prêmio Netflix e Prêmio Paradiso). O filme também está na lista de pré-candidatos brasileiros que disputam uma vaga no Oscar 2025. 

“Saudade fez Morada aqui Dentro” conta a história de Bruno (Bruno Jeferson), um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

A ideia de abordar a perda da visão surgiu após as eleições de 2018. Após mergulharmos no período onde a política brasileira tomou o rumo para a escuridão, o mais impressionante foi encontrar amigos e familiares que estavam torcendo pelo governo fascista. Parecia uma verdadeira epidemia de cegueira que se espalhava por todo o país. Precisávamos de uma história sobre a cegueira. E a história de Bruno parecia ser a metáfora perfeita para o que estávamos vivendo. Mas não queríamos uma cheia de desesperança, porque já estávamos todos mergulhados naquele cenário apocalíptico. “, explica o diretor e roteirista Haroldo Borges. “Queríamos contar uma história que apontasse para a luz, que mesmo dentro dessa escuridão, houvesse a possibilidade de luz”.

O filme, além de levar as paisagens do distrito de Poço de Fora, Curaçá-BA, para a tela, também buscou incorporar representantes da comunidade local ao elenco e à equipe. Os atores, Bruno Jeferson, Ronaldy Gomes, Angela Maria e Terena França, foram escolhidos após um processo de seleção que envolveu 1.300 jovens de escolas públicas do sertão baiano. A direção optou por não revelar o roteiro para os atores. “Toda a história foi transmitida oralmente, cena a cena”, explica Haroldo Borges. “Os atores entendem a situação e defendem seus personagens com vocabulário próprio.”

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022. O filme também conta com o apoio do Projeto Paradiso para sua distribuição em salas de cinema.

Ficha Técnica:

Direção: Haroldo Borges / Roteiro: Haroldo Borges, Paula Gomes / Diretor Assistente: Ernesto Molinero / Produção: Paula Gomes, Ernesto Molinero, Marcos Bautista / Direção de Fotografia: Haroldo Borges / Direção de Arte: Marcos Bautista / Montagem: Haroldo Borges, Juliano Castro / Som: Pedro Garcia, Victor Coroa / Elenco: Bruno Jefferson, Ângela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França, Wilma Macêdo, Heraldo de Deus, Vinicius Bustani.

Ascom/M2 Comunicação

Continuar lendo

Bahia

Imagens Aéreas da Festa dos Vaqueiros de Curaçá 2024

Publicado

em

A Festa dos Vaqueiros de Curaçá completou 71anos de cultura e tradição no sertão de Curaçá, cidade localizada no Norte da Bahia. Confira as imagens aéreas feitas por Erick Pionório para o Curaçá Oficial.

Continuar lendo

Cultura

Confira a programação do Desfile de 7 de Setembro em Curaçá

Publicado

em

Nesta sexta-feira, 6 de setembro, acontecerá 0 Desfile Cívico em homenagem a Independência do Brasil em Curaçá.

Nesse ano, o desfile terá como tema uma frase do Hino do Centenário de Curaçá: “Um astro luzente guiará teu destino seguro. Não desmente ao passado o presente e mais belo será o teu futuro”. (Carlota de Possídio Coelho)

A partir das 16h irão desfilar pela Avenida Dr. Pedro Santos Torres as escolas municipais Caminhos da Cidadania, Chapeuzinho Vermelho, Colégio Prof.º Ivo Braga, Caminhos do Aprendiz, Ciranda do Saber, Colégio Dr. Scipião Torres.

Pela rede estadual de ensino irá desfilar o CETEP Maria de Almeida Araújo.

As fanfarras do município irão se apresentar durante o percurso.

Programação pelo interior de Curaçá

Na zona rural também haverá programação na terça-feira (10), às 8h, com o Desfile Cívico na Fazenda Matinha e às 16h no Ferrete.

Na quarta-feira (11) acontecerá o desfile, às 8h, no distrito de Riacho Seco e na quinta-feira (12) nos distritos de Patamuté e Pedra Branca ambos às 8h.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

DESTAQUE