Segundo levantamento feito pelo advogado Drº Wellington Cordeiro e enviado ao Curaçá Oficial, nas Eleições de 2024 os eleitores curaçaenses poderão contar com 76 nomes que concorrerão ao cargo de vereador (a) municipal, distribuídos em 7 agremiações partidárias.
O número é menor em relação às eleições de 2020, onde 100 candidatos fizeram o registro de candidatura.
Dentre os 76 nomes, apenas 13 serão eleitos nas urnas para ocupar uma cadeira na Casa da Cidadania.
Dos partidos que realizaram convenção até o dia 05 de agosto, o Partido Socialista Democrático (PSD) soma a maioria dos candidatos a vereador, com 15 postulantes.
Dos partidos que realizaram convenção até o dia 05 de agosto, o Partido Republicanos apresentou o número máximo permitido para candidatos a vereador, com 14 postulantes.
Em segundo lugar tem-se o Partido Socialista Democrático (PSD) e a Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), formada pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Partido Comunista do Brasil (PC do B) e Partido Verde (PV), com 13 candidatos cada. Em seguida tem o Partido Progressistas somando 11 candidatos. Já os partidos Podemos e Solidariedade tem 10 candidatos cada e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) 4 candidatos.
Esta será a eleição com maior número de mulheres, que somam 26 candidaturas e os homens – ainda é maioria – com 50 candidatos.
A partir do dia 16 de agosto os eleitores e eleitoras poderão conhecer as propostas dos candidatos, pois terá início o período de propaganda eleitoral.
A disputa promete ser acirrada no pleito municipal marcado para o dia 06 de outubro, horário de Brasília.
Texto: Alinne Torres