Bahia
Pix já é a forma de pagamento mais usada no Brasil
O Pix, serviço de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), já é a forma de pagamento mais utilizada pelos brasileiros. Após quatro anos do seu lançamento, a modalidade superou as transações com dinheiro em espécie, segundo dados da pesquisa O Brasileiro e sua Relação com o Dinheiro, divulgada nesta quarta-feira (4) pelo BC.
A ferramenta é usada por 76,4% da população, além de ser aquela utilizada com maior frequência para 46% dos entrevistados. Na última edição da pesquisa, em 2021, o Pix havia entrado em operação havia poucos meses e, na época, já era usado por 46% da população. No recorte sobre frequência, entretanto, seu percentual era de apenas 17%.
Em segundo lugar, no atual levantamento, aparece o cartão de débito, utilizado por 69,1% da população, sendo o meio pagamento mais frequente para 17,4% dos entrevistados.
Já o dinheiro em espécie (cédulas e moedas) aparece em terceiro lugar na pesquisa deste ano, usado por 68,9% da população, sendo o meio mais frequente para 22%. No levantamento de 2021, o dinheiro era utilizado por 83,6% da população, sendo o mais frequente para 42% dos entrevistados.
Na sequência da atual pesquisa aparece o cartão de crédito, utilizado por 51,6% da população, o mais frequente para 11,5%. Por outro lado, o cartão de crédito é a forma de pagamento usada com maior frequência nos estabelecimentos comerciais, 42% do total, contra 25,7% de uso de Pix.
A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 de maio e 1º de julho, sendo que mil compõem o público específico de caixas de estabelecimentos comerciais, em todas as capitais e em amostras de cidades com mais de 100 mil habitantes. O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 3,1%.
Dinheiro vivo
Segundo o BC, o objetivo da pesquisa é o “aprimoramento contínuo da gestão do meio circulante brasileiro e das ações de divulgação sobre características das cédulas e moedas do Real”. “Mesmo com o PIX e toda a evolução tecnológica, o dinheiro em espécie ainda se faz bastante presente na vida dos brasileiros”, destaca a autarquia. A pesquisa também traz dados sobre a conservação de cédulas, o uso de moedas e reconhecimento de itens de segurança.
De acordo com o estudo, o uso de cédulas e moedas é mais intenso entre aqueles com menor renda: 75% das pessoas que recebem até dois salários mínimos e 69% entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos. Quando a renda aumenta um pouco, o uso do dinheiro em espécie se torna menos frequente: 59,4% daqueles que ganham entre cinco e dez salários mínimos e 58,3% das pessoas que recebem mais de dez salários utilizam notas e moedas de Real.
O uso do dinheiro físico também é ligeiramente maior entre os idosos. De acordo com o levantamento, 72,7% das pessoas que têm 60 anos ou mais utilizam o meio; esse percentual cai para 68,6% entre aqueles com idade entre 16 e 24 anos.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr Agência Brasil
Bahia
45ª CIPM realiza prisão em flagrante e apreende mais de 2kg de cocaína no bairro Adolfo Viana em Curaçá
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, nesta quinta-feira (5), a prisão em flagrante de um homem por tráfico ilícito de entorpecentes no município de Curaçá.
A ação ocorreu por volta das 17h40, quando os policiais militares, ao efetuarem rondas no Bairro Adolfo Viana, avistaram um homem que portava uma bolsa, o qual, ao visualizar a presença da guarnição, empreendeu fuga. De pronto, os policiais iniciaram o acompanhamento e conseguiram alcançar o rapaz, que estava em posse de:
– 2,5 Kg de Cocaína
– 02 (dois) volumes de cocaína
– 03 (três) volumes à maconha
– 02 (duas) balanças de precisão
– 03 (três) aparelhos celulares
Fonte: 45ª CIPM
Bahia
PM-BA realiza prisão em flagrante e apreende 46 petecas de cocaína em Curaçá
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, nesta quinta-feira (5), a prisão em flagrante de um homem por tráfico ilícito de entorpecentes no município de Curaçá.
A ação ocorreu por volta das 14h30, quando os policiais militares, ao efetuarem rondas no centro da cidade, foram informados, via central, de que um homem estaria em um transporte público com destino a Riacho Seco, zona rural de Curaçá, portando uma quantidade de substância ilícita.
De imediato, a guarnição montou um bloqueio com ponto de abordagem, próximo ao centro da cidade, identificou o referido veículo. Após a abordagem, foi encontrada uma quantidade de cocaína.
Sendo possível, em mais está ação exitosa, a apreensão dos seguintes materiais:
• 46 petecas de cocaína;
• R$ 27,00 em espécie.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante ao homem, que foi conduzido à delegacia de polícia para a adoção das medidas cabíveis pela Polícia Judiciária.
Fonte: 45ª CIPM / ASCOM
Bahia
Matrículas na rede estadual poderão ser feitas de 13 a 21 de janeiro
Para quem deseja ingressar na Rede Estadual de Ensino, o período de matrícula ocorrerá entre os dias 13 e 21 de janeiro de 2025. O processo pode ser feito presencialmente, na escola, ou online, por meio do portal https://www.ba.gov.br/.
Aqueles que optarem pelo formato digital devem realizar um cadastro prévio na plataforma e, após a solicitação, têm até cinco dias para comparecer à unidade escolar e apresentar os documentos necessários. Entre os documentos exigidos estão o Histórico Escolar (original); RG ou Certidão de Registro Civil; CPF; comprovante de residência atualizado; carteira de vacinação (para alunos até 18 anos).
Cronograma de Matrícula 2025, confira as principais datas:
13 e 14 de janeiro de 2025 – Transferência de estudantes da rede estadual
15 e 16 de janeiro de 2025 – Matrícula para concluintes do 5º e 9º anos do ensino fundamental
17 de janeiro de 2025 – Matrícula para todas as ofertas do ensino fundamental
20 e 21 de janeiro de 2025 – Matrícula para todas as ofertas do ensino médio
Repórter: Joci Santana/GOVBA