Redes sociais

Curaçá

45ª CIPM erradica 2.500 pés de maconha na zona rural de Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou nesta quarta-feira (19) mais uma operação de erradicação de plantios de cannabis sativa (maconha) no município de Curaçá, reforçando o combate ao tráfico de drogas na região.
A ação, que teve como foco as ilhas do Rio São Francisco, contou com a participação de policiais da 45ª CIPM, comprometidos com a repressão ao plantio e à circulação de drogas. Durante a operação, foram localizados 2.500 pés de cannabis sativa na localidade conhecida como Ilha das Araras, próxima ao povoado de Angico, zona rural do município.
Todo o material ilícito foi incinerado no local, com exceção de uma amostra, que foi coletada e encaminhada para a Polícia Judiciária para adoção das medidas legais cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a ação.
Somente em 2024, no âmbito da Operação Terra Limpa, já foram erradicados 200.760 pés de maconha na região de Curaçá. Este esforço contínuo reflete o compromisso da Polícia Militar da Bahia em desarticular o tráfico de drogas e promover a segurança pública.
Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
•2022: 821.708
•2023: 425.420
•2024: 200.760

Curaçá

Curaçá: Vereador João Teles se licencia do cargo e assume a Secretaria de Desenvolvimento Social

Publicado

em

O vereador João Teles (PT) anunciou sua licença do cargo legislativo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social em Curaçá.

A nomeação foi oficializada nesta segunda-feira (06), com a posse do substituto, o vereador Januário Brandão (PT), que assume a cadeira pela 7ª vez consecutiva na Câmara Municipal. A escolha de João Teles para a pasta reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer áreas essenciais para o desenvolvimento social do município.

O secretário afirmou estar pronto para o desafio e ressaltou sua vontade de contribuir com uma gestão mais próxima das demandas populares. “Encaro essa nova função com a mesma dedicação e seriedade que guiaram minha atuação no Legislativo. Vamos trabalhar incansavelmente para garantir direitos e promover a dignidade das famílias curaçaenses”, destacou.

ASCOM/PMC

Continuar lendo

Curaçá

Pedro Oliveira responde assessoria do prefeito Murilo Bomfim sobre exoneração de servidores temporários

Publicado

em

A assessoria do ex-prefeito Pedro Oliveira, juntamente com o próprio, vem a público esclarecer os fatos e reforçar que as afirmações feitas pela gestão atual carecem de veracidade e têm nítido caráter político, buscando desviar a atenção da população da falta de ações concretas por parte da atual administração.

Durante os oito anos de gestão de Pedro Oliveira, houve um compromisso inegociável com o pagamento rigorosamente em dia de todos os servidores municipais, sejam efetivos, contratados ou concursados, garantindo a estabilidade financeira das famílias que dependiam de seus salários. Além disso, foi deixado um legado de inúmeras obras que transformaram Curaçá, trazendo melhorias significativas para a população em áreas essenciais como infraestrutura, saúde e educação.

O Decreto 166/2024, que prorrogou contratos temporários, foi uma decisão legítima e baseada na continuidade dos serviços públicos essenciais. Contudo, o Processo Seletivo Simplificado nº 001/2023/SEDUC prorrogado pelo Decreto Municipal nº 166/2024, continua vigente., seguiu os critérios legais estabelecidos, respeitando a Lei de Responsabilidade Fiscal e a necessidade de transição para a nova gestão, com total transparência.

É importante destacar que a atual administração, ao invés de focar em sua missão de governar para o povo no período para o qual foi eleita, parece estar mais preocupada com a disputa eleitoral de 2028, utilizando-se de discursos inflamados e acusações infundadas para justificar sua incapacidade de gestão.

O povo de Curaçá é testemunha das mudanças realizadas ao longo dos últimos oito anos. Basta comparar como o município estava antes e como se encontra hoje. Pedro Oliveira assumiu uma cidade abandonada, sem recursos e em condições precárias, e conseguiu reerguê-la, transformando-a em um lugar melhor para se viver.

Por fim, reforçamos que não há espaço para ataques vazios e politicagem. É hora de a gestão atual assumir suas responsabilidades e trabalhar com seriedade para atender às demandas da população. Deixe 2028 para 2028. O momento agora é de governar com competência e respeito, como sempre foi feito durante os mandatos de Pedro Oliveira.

Atenciosamente,
Assessoria do ex-prefeito Pedro Oliveira

Continuar lendo

Cultura

II Encontro Territorial de Reisados do Sertão do São Francisco em Poço de Fora, Curaçá

Publicado

em

A cultura popular brasileira é uma mistura de três heranças: a indígena, negra e europeia; contudo, as festas e manifestações populares no Brasil podem ser classificadas por ciclos, que são: o ciclo carnavalesco, o ciclo junino e o ciclo natalino. Irei tratar aqui o ciclo natalino com a Folia de Reis que tem um caráter profano religioso, sendo realizada de 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro.

O conceito de cultura popular está sempre ligado às coisas do povo ou que vem deste, por isso, a preservação da cultura tradicional é outra faceta importante do II Encontro
Territorial de Reisados em Poço de Fora, vai acontecer dia 11 de janeiro, a partir das 17h, na comunidade Poço de Fora, Curaçá–BA.

Essa manifestação que entrelaça elementos como músicas e ritmos, dança, costumes, crenças, artesanato, culinária, os folguedos e as manifestações populares que fazem parte dessa cultura do povo. O reisado tem raízes profundas na história do Nordeste brasileiro e representa um componente fundamental da identidade cultural da região.

Portanto, o Encontro Territorial de Reisados busca também agir como incentivo cultural, imaterial e educacional aos idosos, jovens e crianças no território baiano.

O evento contará com a participação de cinco grupos de reisados ‘Canta Reis não é pecado (Poço de Fora/Curaçá), Reisado Galeota das Artes (Curaçá) Reisado do quilombo Ilha Redonda de Curaçá, Samba de véio do quilombo do Rodeadouro, e a Banda de Pífano de (Uauá).

Depois das apresentações dos reisados, o público contará com a participação dos sanfoneiros
Júlio do Acordeom, Galego de Poço de Dentro, Uilton de Marina e Dedé do Pandeiro.

Passe sebo nas canelas e venha dançar reis com a gente! O evento é uma realização do Grupo de reisado de Poço de Fora, coordenado por Kátia Gonçalves do Amor Divino e Dora Nascimento.

Texto: Kátia do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE