Cultura
Programação da Festa do Padroeiro do povoado de São Bento é divulgada
Curaçá, conhecida por suas festas tradicionais que movimentam a cultura local ao longo de todo o ano, abre seu calendário festivo de 2025 com a celebração do Dia de São Sebastião no povoado de São Bento. O evento, que acontecerá na segunda-feira (20), promete reunir fiéis e moradores em um clima de fé, tradição e música.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Curaçá, a programação musical contará com apresentações de artistas regionais como Zé de Célia, Sérgio do Forró, Rivas do Forró, Luiz do Humaytá e a banda Classe A. Com estilos que valorizam a cultura nordestina, as atrações prometem animar o público durante toda a noite.
A festa é aberta ao público e deve atrair moradores de diversas localidades, reforçando a importância das celebrações religiosas e culturais no fortalecimento da identidade comunitária. Além da programação musical, o evento também terá momentos de devoção ao padroeiro São Sebastião, figura emblemática de fé e proteção na região.
Texto: Alinne Torres
Cultura
II Encontro Territorial de Reisados do Sertão do São Francisco em Poço de Fora, Curaçá
A cultura popular brasileira é uma mistura de três heranças: a indígena, negra e europeia; contudo, as festas e manifestações populares no Brasil podem ser classificadas por ciclos, que são: o ciclo carnavalesco, o ciclo junino e o ciclo natalino. Irei tratar aqui o ciclo natalino com a Folia de Reis que tem um caráter profano religioso, sendo realizada de 24 de dezembro até o dia 6 de janeiro.
O conceito de cultura popular está sempre ligado às coisas do povo ou que vem deste, por isso, a preservação da cultura tradicional é outra faceta importante do II Encontro
Territorial de Reisados em Poço de Fora, vai acontecer dia 11 de janeiro, a partir das 17h, na comunidade Poço de Fora, Curaçá–BA.
Essa manifestação que entrelaça elementos como músicas e ritmos, dança, costumes, crenças, artesanato, culinária, os folguedos e as manifestações populares que fazem parte dessa cultura do povo. O reisado tem raízes profundas na história do Nordeste brasileiro e representa um componente fundamental da identidade cultural da região.
Portanto, o Encontro Territorial de Reisados busca também agir como incentivo cultural, imaterial e educacional aos idosos, jovens e crianças no território baiano.
O evento contará com a participação de cinco grupos de reisados ‘Canta Reis não é pecado (Poço de Fora/Curaçá), Reisado Galeota das Artes (Curaçá) Reisado do quilombo Ilha Redonda de Curaçá, Samba de véio do quilombo do Rodeadouro, e a Banda de Pífano de (Uauá).
Depois das apresentações dos reisados, o público contará com a participação dos sanfoneiros
Júlio do Acordeom, Galego de Poço de Dentro, Uilton de Marina e Dedé do Pandeiro.
Passe sebo nas canelas e venha dançar reis com a gente! O evento é uma realização do Grupo de reisado de Poço de Fora, coordenado por Kátia Gonçalves do Amor Divino e Dora Nascimento.
Texto: Kátia do Amor Divino
Bahia
Curta-metragem “HERDEIRAS DE FELICIANA” no Youtube do Curaçá Oficial
O curta-metragem “Herdeiras de Feliciana: a história de Curaçá contada por mulheres” está oficialmente disponível no canal do Curaçá Oficial no YouTube. Produzido na cidade de Curaçá, o projeto é resultado do edital de cultura João de Borrega, com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura, Governo Federal, Prefeitura Municipal de Curaçá e Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude.
O nome do curta-metragem faz referência à fundadora da cidade, Dona Feliciana Maria de Santa Thereza de Jesus, uma figura histórica que carrega grande significado para a identidade local.
O curta traz uma narrativa poderosa sobre quatro mulheres notáveis que marcaram a cultura local com seus legados e histórias de vida:
- Alinne Torres: jornalista do Curaçá Oficial;
- Professora Bernadeth França (popularmente conhecida como Detinha);
- Marilene Sobral: a vaqueira;
- Juvina Vieira: associativista.
Com sensibilidade e autenticidade, o filme explora como essas mulheres fomentaram as tradições, memórias e a identidade cultural da cidade de Curaçá, perpetuando valores e inspirações para gerações futuras.
A produção ficou a cargo de Alinne Torres e Anne Gabrielle, com imagens e edição de Erick Pionório. A narrativa ganhou ainda mais força com a interpretação de José Uelison e a transcrição detalhada que garante acessibilidade ao conteúdo.
O curta é um convite para conhecer as histórias de coragem e dedicação dessas mulheres que moldaram e continuam a inspirar a cidade de Curaçá. Assista agora no canal do Curaçá Oficial e deixe-se emocionar por essa bela homenagem às Herdeiras de Feliciana.
Texto: Alinne Torres
Bahia
Livro “Velho Chico Vinhos Regados de Histórias” será lançado em Curaçá nesta terça-feira (17)
O livro “Velho Chico Vinhos Regados de Histórias” será lançado nesta terça-feira, dia 17/12, às 19h30, no Receptivo Enoturístico VSB Vinhos, em frente ao Teatro Raul Coelho, em Curaçá.
A cidade de Curaçá é contemplada na obra com um capítulo especial que narra a sua história e destaca as peculiaridades do seu interior. Além disso, as páginas do livro exploram a rica trajetória dos vinhos produzidos na região.
A obra vai muito além: apresenta histórias construídas por protagonistas de diversos sotaques e idiomas, muitos deles carregando cicatrizes profundas como combatentes em conflitos históricos. Entre eles estão veteranos da Segunda Guerra Mundial, da Guerra Civil Espanhola, da Ditadura de Franco e da Guerra de Libertação das colônias francesas no Norte da África.
Com uma narrativa envolvente, “Velho Chico Vinhos Regados de Histórias” resgata memórias e celebra a cultura vinícola da região, unindo passado e presente em uma leitura rica e emocionante.
O livro também será lançados em outras regiões do Brasil.
Fonte: Informações enviadas por Figueredo um dos autores do livro.
-
Curaçá4 dias atrás
Urgente: prefeito de Curaçá envia nota explicando o saldo devedor deixado pela ex-gestão municipal e comunica pagamento dos salários atrasados dos servidores
-
Curaçá4 dias atrás
Pedro Oliveira contesta nota enviada por Murilo Bonfim e afirma que o atual gestor “ se utiliza de manobras para cancelar festejos culturais e parcelar ilegalmente salários de servidores”
-
Curaçá10 horas atrás
Prefeitura de Curaçá efetua o pagamento de quase R$ 1,1 milhão de INSS deixado pela ex-gestão