Redes sociais

Curaçá

PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá

Publicado

em

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, recuperou, nesta sexta-feira (14), uma motocicleta com restrição de furto/roubo no município de Curaçá.

A ação ocorreu por volta das 12h40, durante a intensificação do policiamento. A guarnição visualizou uma motocicleta estacionada em um posto de combustível e, ao realizar consulta no sistema, constatou a restrição de furto/roubo. O suposto proprietário foi identificado e alegou desconhecer a restrição. Diante dos fatos, ele e o veículo foram conduzidos à delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis.

Fonte: 45ª CIPM / ASCOM

Continuar lendo
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

Semana será ensolarada em Curaçá

Publicado

em

De acordo com o Instituto Climatempo, não há previsão de chuvas em Curaçá até o próximo sábado, dia 22 de fevereiro. As temperaturas máximas devem atingir 36°C na quarta-feira (19) e na quinta-feira (20), enquanto as mínimas devem ser de 23°C.

Até o momento, foram registrados apenas 4 mm de chuva em fevereiro de 2025 em Curaçá, representando 5% da média histórica de 74 mm para o mês.

Texto: Alinne Torres

Foto: Curaçá Oficial

Continuar lendo

Curaçá

Vem aí o Bloco Pitú Fest 2025 em Curaçá

Publicado

em

Na segunda-feira de Carnaval, 03 de Março, acontecerá mais uma edição do Bloco Pitú Fest em Curaçá.

O bloco terá início às 20h com a Puxada com o paredão do Biel. Logo após Varanda Club se apresentarão as seguintes bandas: Pagodança, Rafa Diniz e DJ Pipoco.

Os abadás estão disponíveis a venda na Panificadora Ramos, Mamaca Bebidas e com Eneilton Ramos.

Adquira o seu e divirta-se no carnaval de Curaçá!

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Artigo: O Carnaval em Curaçá

Publicado

em

O artigo a seguir foi extraído do Instagram do Acervo Curaçaense. Leia e conheça os bons tempos do carnaval de Curaçá!

 

Por muitos anos, o Carnaval em Curaçá foi vivenciado exclusivamente com traços do entrudo português, usando-se água e talco. A folia consistia em jogar água, principalmente em pessoas que não gostavam da brincadeira e ou que se escondiam, levando os foliões a destelharem casas, abrir guarda-roupas etc. Quanto mais ficasse zangada, mais divertido seria para o grupo, molhar a pessoa. […].

Por volta dos anos 50, os filhos de Curaçá, que estudavam fora, traziam o lança-perfume como complemento da festa. Mais recentemente, grupos foram organizados em blocos como o tradicional Bloco das Virgens, que, de forma irreverente, sai às ruas com homens vestidos de mulher, acompanhados por uma caçamba com som adaptado. Há também os tradicionais “caretas” que se destacam pelo barulho dos chocalhos e se divertem pelo medo que causam.

A “molhação”, como é reconhecido o entrudo, passou a ser adotada quase que exclusivamente pelas crianças que usam uma “bomba”, feita de cano PVC e cabo de vassoura, diferente dos primeiros tempos, onde a preferência eram as maiores vasilhas. O “banho de cheiro” (carro pipa com água perfumada) sai às ruas, jogando jatos de água nos foliões que festejam com grande animação.

Pela influência dos bailes carnavalescos de outras cidades, o Bloco das Virgens passou a fazer um baile de abertura, quando, depois de desfile clássico, é eleita a rainha da festa. A rainha e o rei Momo fazem desfile pelas ruas e recebem oficialmente as chaves da cidade, considerando-se abertos os festejos. As virgens marcam com excentricidade o último dia carnavalesco, com o desfile “das Viúvas” do carnaval. Todos os componentes são caracterizados de viúvas e vão às ruas com choro e demonstrações de pesar pelo encerramento dos festejos.

Com o tempo, as festas carnavalescas de Curaçá vão assumindo novas características e surgem iniciativas de organização de blocos ao molde dos carnavais da Bahia que têm como fator diferencial o Trio elétrico. Destacou-se, nesta versão, o Bloco dos Papudinhos, que inovou com o trio […]e a organização no desfile de rua, delineando um novo perfil para o carnaval curaçaense.

Texto: Jucelita Rosa 
Foto: Luciano Lugori

Continuar lendo

DESTAQUE