Para quem deseja conhecer mais sobre as origens e vivenciar a cultura dos povos ancestrais, a proposta do projeto Entre Brasis, desenvolvida por artistas de duas regiões extremas do Brasil é uma grande oportunidade. De 12 a 15 de abril serão encenados dois espetáculos de companhias artístico-culturais amefricanas, o Grupo Baquetá (PR) e a Cia Arteatro (RR), entre crianças, jovens, professores e famílias das comunidades locais da Bahia e de Pernambuco.
Mais do que simplesmente encenar, os artistas proporcionam oficinas e outras atividades fora dos teatros ou da rua, onde comumente são encenados. As apresentações e atividades estão acontecendo preferencialmente em comunidades indígenas, quilombolas, terreiros e escolas e todas terão acesso gratuito, bem como medidas de acessibilidade arquitetônica e comunicacional. Além dos espetáculos, ocorrem ainda rodas de conversa sobre as narrativas afro-indígenas e o fazer-artístico.
Enquanto o Grupo Baquetá apresentou o espetáculo Karingana UA Karingana! Histórias de Áfricas, a Cia Arteatro encena Gotas de Saberes. “São tempos utilizados para a escuta atenta e trocas com experiências artísticas-culturais locais. No “livre” percorrer pelos territórios, partindo da generosidade dos produtores-moradores das cidades onde estaremos, compartilhando suas redes, ampliaremos o efeito de nossas passagens”, diz Silmara Costa, gestora e atriz da Cia Arteatro.
Ao todo, serão 14 apresentações e atividades de formação e intercâmbio. Já receberam o projeto as cidades de Boa Vista (RR), Piraquara (PR) e Morretes (PR). Agora, nesta segunda etapa, o território quilombola de Curaçá (BA) recebe o coletivo, passando também por Petrolina. A terceira e última etapa ocorre em Alto Paraíso de Goiás (GO).
Segundo Kamylla dos Santos, uma das diretoras do projeto e do Grupo Baquetá os dois coletivos têm em comum produções que refletem sobre seus contextos sociais e raciais, com base na contra-colonialização e afirmação identitária. Essas similaridades nos unem e tornam potente nosso encontro, fomentando o intercâmbio de culturas e saberes afro-indígenas de diferentes regiões do país”.
O projeto é fomentado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, no edital Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023 e celebra 31 anos de fundação da Arteatro e 15 anos do Baquetá. “Entre Brasis” foi nacionalmente premiado no 8º PRÊMIO LEDA MARIA MARTINS, categoria Muriquinho – infantojuvenil.
PROGRAMAÇÃO CURAÇÁ – BA
12/04 – TERRITÓRIO QUILOMBOLA NOVO JATOBÁ
8h30: Oficina – Pintura corporal com sumo de jenipapo e sua relação com os grafismos indígena (Cia Arteatro)
11h00: Espetáculo Gotas de Saberes (Cia Arteatro)
12h 00: Almoço
14h30: Oficina – Brincando Áfricas (Grupo Baquetá)
15h30: Roda de conversa – Narrativas afro-indígenas e o fazer artístico nas diferentes regiões do Brasil, semelhanças e diferenças, com os integrantes dos dois grupos
13/04 – TEATRO RAUL COELHO – R. Cel. J. Coelho Aquino, 121-155 – Curaçá, BA
20h: Espetáculo Karingana ua Karingana! Histórias de Áfricas (Grupo Baquetá)
PROGRAMAÇÃO PETROLINA – PE
14/04 – SESC PE – R. Pacífico da Luz, 618 – Centro, Petrolina – PE
14h: Oficina – Brincando Áfricas (Grupo Baquetá)
16h: Espetáculo Gotas de Saberes (Cia Arteatro)
15/04 – SESC PE – – R. Pacífico da Luz, 618 – Centro, Petrolina – PE
15h: Espetáculo Karingana ua Karingana! História de Áfricas (Grupo Baquetá)
16/04 – ESPAÇO CORES – R. Barbosa Lima, 193 – Centro, Petrolina – PE
14h30 – Oficina – Pintura corporal com sumo de jenipapo e sua relação com os grafismos indígenas (Cia Arteatro)
KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas – Grupo Baquetá
Contar uma história é encontrar as sementes e puxar da raiz a nossa própria história. Estas são chamadas de karinganas em Moçambique, um dos 55 países do continente africano, e divertem e ensinam adultos e crianças. Para que a história comece, o contador grita: “Karingana ua Karingana?” E quem ouve, responde: “Karingana!”. As karinganas, contadas em roda, são ricas em ritmos, danças, cores e ancestralidade. De onde vem nossas raízes?
Ficha Técnica – Grupo Baquetá
Texto e Direção: Kamylla dos Santos
Composições: Kamylla dos Santos e André Daniel
Elenco: André Daniel, Kamylla dos Santos e Maycon Souza
Músico e B.boy: Maycon Souza
Trilha Sonora: Maycon Souza
Figurinos: Leonilda Santos e Naiarte
Criação de Luz: Nathan Gabriel
Adereços: Olho Místico
Cenário: Maikon Silva e Naiarte
Direção de Produção: Kamylla dos Santos
Produção: André Lucas Santiago
Oficina Brincando Africas: Kamylla dos Santos e André Daniel
Gotas de Saberes – Cia Arteatro
Sinopse: Faz parte de projeto homônimo que propõe a contação de histórias em forma de espetáculo. O texto, inspirado em histórias do povo originário da etnia MaKuxi, possui uma narrativa elaborada pelos atores a partir da história original e do processo de experimentação e vivência pessoal de cada um. A adaptação traz elementos da infância, de experiências vividas e ancestralidade dos atores. A peça é a concretização do desejo da companhia de realizar um espetáculo que aborda as suas ancestralidades, a sua identidade amazônica e roraimense e contou com a assessoria do dramaturgo e encenador Márcio Marciano na direção e na dramaturgia.
Ficha Técnica – Cia Arteatro
Direção Geral: Márcio Sergino
Consultoria em Direção e Dramaturgia: Marcio Marciano
Texto: Anderson do Nascimento, Silmara Costa, Victor Manoel
Dramaturgia: Marcio Marciano
Elenco: Aravis, Márcio Sergino e Silmara Costa.
Percussão e Apoio: Márcio Sergino
Pesquisa e Produção Musical: Victor Manoel
Produção Executiva: Silmara Costa
Produção: Pamela Duarte
Figurino: Paulo Trindade
Oficina Pintura Corporal com sumo de Jenipapo e sua relação com os Grafismos Indígenas: DoneS’Aunuru e Daya Roraima
Oficina Brincando Africas
Brincadeira também é história! Brincando aqui no Brasil ou em África, crianças e adultos aprendem, ensinam, trocam e se divertem! A oficina Brincando Áfricas propõe jogos musicais e corporais tradicionais de diferentes países do continente africano, que mesclam música, movimento, linguagem e dança e estimulam a coletividade e a circularidade.
Oficina Pintura Corporal com sumo de Jenipapo e sua relação com os Grafismos Indígenas
A Oficina de Pintura Corporal com sumo de Jenipapo e sua relação com os Grafismos Indígenas tem por objetivo proporcionar aos participantes uma imersão aos saberes que envolvem o campo cosmológico dos Povos originários a partir do “Pai Jenipapo”, as formas de extração do sumo desta fruta, o processo de transformação do sumo em tinta e, por último, a prática da pintura corporal para então receber o sumo na pele. Para isso, serão apresentadas algumas técnicas de pintura corporal inspiradas nas tradições étnicas.
Texto: Gisele Passos – Flamma Comunicação Organizacional
Foto: Florbela Letícia