Bahia
PM-BA erradica 26 mil pés de maconha na zona rural de Curaçá

Bahia
Artigo: Liberdade X Igualdade

Liberdade, igualdade e fraternidade foi o lema da Revolução Francesa de 1789. Mas devemos se questionar: liberdade para quem? Para o livre comércio ou para a classe trabalhadora se emancipar? Eu fico com a primeira opção. No campo do Direito, a gente discute os direitos de primeira dimensão e segunda dimensão. A liberdade se inclui na primeira e a igualdade na segunda. Segundo Dirley da Cunha Jr., enquanto os direitos de defesa asseguram as liberdades, os direitos as prestações procuram obter do Estado as condições jurídicas e materiais favoráveis e indispensáveis ao exercício efetivo e concreto dessas liberdades.
Daí a constatação de que os direitos as prestações notadamente os direitos sociais prestacionais, manifestam-se como “barreiras defensivas do indivíduo perante a dominação econômica de outros indivíduos”, Quando eu aprendi matemática com meus queridos e amados Professores (aqui quero deixar registrado que fui educado a ver os professores como uma autoridade e que merecem total respeito), explicitado pela fórmula seguinte: a1/b2 = a2/b1, percebi que existem as grandezas inversamente proporcionais. Pois bem, se prestarmos atenção quanto mais liberdade menos igualdade, quanto mais igualdade, menos liberdade.
Vou exemplificar. Quando o Mestre diz: alunos, que dia vocês querem a prova? Perceba que cada um vai querer um dia diferente. A liberdade foi ao ápice, mas a igualdade findou. Mas se o mestre chegar com o dia determinado, a igualdade vai lá pra cima e a liberdade fica em detrimento.
Cabe a cada um de nós fazer a escolha entre liberdade ou igualdade e arcar com todas as suas consequências. Eu já fiz minha escolha. Eu escolho ficar com a igualdade. Eu cedo minha liberdade em prol da igualdade. E eu? Para finalizar, eu gosto de música, vai um trecho de uma de Gilberto Gil: Ó, mundo tão desigual, tudo é tão desigual, Uoh-oh-oh-oh-oh-oh, Ó, de um lado esse carnaval, do outro, a fome total, Uoh-oh-oh-oh-oh-oh.
Por Netinho de Elzeneide
Bel. em Direito
Bahia
Blue Sky e Colégio CETEP Curaçá renovam parceria e abrem 10 vagas de estágio para jovens em formação técnica

Pelo segundo ano consecutivo, a Blue Sky firma parceria com o Colégio CETEP Curaçá, dando continuidade ao programa de estágio que visa promover a qualificação profissional de jovens de diferentes áreas de formação técnica. A parceria entre a empresa e a unidade de ensino oferece 10 vagas de estágio para alunos dos cursos Técnicos de Agropecuária Nível Médio e PROEJA, com o intuito de desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho local e contribuir com o crescimento sustentável de Curaçá.
As vagas disponibilizadas estão distribuídas em áreas fundamentais para o desenvolvimento do município, como Operação e Plantio, Relacionamento com a Comunidade, Sistema de Criação Intensivo de Ovinocaprinocultura e Comunicação e Mídias Sociais. O programa tem como objetivo capacitar os estudantes para que adquiram uma experiência prática, alinhada com as necessidades do mercado, e assim contribuam para o fortalecimento das práticas agrícolas, ambientais e sociais em Curaçá.
Com essa ação, a Blue Sky reafirma seu compromisso com a capacitação da mão de obra local e com o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a inclusão e criando novas oportunidades de emprego para a comunidade. A parceria também reforça o papel do Colégio CETEP Curaçá na formação de profissionais qualificados, preparados para enfrentar os desafios do mundo do trabalho e contribuir para o avanço econômico e social do município.
A seleção dos candidatos será realizada com base em critérios específicos para cada área de estágio, e os interessados poderão se inscrever diretamente na instituição de ensino. A Blue Sky, por sua vez, garante que os estagiários terão uma imersão prática com acompanhamento contínuo, favorecendo seu aprendizado e inserção no mercado de trabalho.
Com essa iniciativa, a Blue Sky e o Colégio CETEP Curaçá estão, mais uma vez, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de uma geração de profissionais capacitados e engajados com as necessidades do município e do meio ambiente.
Texto e Foto: Blue Sky
Bahia
Curaçá celebra o Dia Nacional da Caatinga com encontros e debates sobre sustentabilidade

Nos dias 27 e 28 de abril de 2025, Curaçá será palco de importantes encontros em defesa da Caatinga.
No dia 27, acontece o III Encontro/Seminário “Campo, Cidades, Governos, Sociedade, Universidades e Comunidades pela Sustentabilidade da Caatinga”, das 8h às 17h30, na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia (AAMA).
Já no dia 28, às 9h, será realizada a plenária do II Ano do Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e Adjacentes (COMDISC), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os eventos marcam as comemorações pelo Dia Nacional da Caatinga, reunindo representantes de vários setores para debater ações em prol da preservação e desenvolvimento sustentável do bioma.
Texto: Alinne Torres
Foto: AAMA
-
Bahia15 horas atrás
Curaçá celebra o Dia Nacional da Caatinga com encontros e debates sobre sustentabilidade
-
Bahia13 horas atrás
Artigo: Liberdade X Igualdade
-
Bahia2 dias atrás
Eleição da 2ª Câmara Mirim de Curaçá acontece nesta quinta-feira (24)
-
Bahia14 horas atrás
Blue Sky e Colégio CETEP Curaçá renovam parceria e abrem 10 vagas de estágio para jovens em formação técnica
-
Canal YouTube15 horas atrás
Presidentes da Seleção Curaçaense participam de entrevista no Curaçá Oficial
-
Canal YouTube15 horas atrás
Curaçá Oficial entrevista equipe da Blue Sky Caatinga
-
Curaçá13 horas atrás
Câmara de Curaçá realiza Sessão Itinerante e Audiência Pública em Riacho Seco
-
Cultura15 horas atrás
Curaçá se prepara para a 6ª Serenata: Noite de música e tradição