Curaçá Oficial

Juazeiro vai sediar IV Seminário Estadual de Recaatingamento com foco na emergência climática e combate à desertificação

Nos dias 13 e 14 de maio, o Auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) – Campus Juazeiro será palco do IV Seminário Estadual de Recaatingamento, que este ano traz o tema “Emergência Climática e Combate à Desertificação – Por uma Política Pública de Recaatingamento”.

O seminário se consolida como um espaço estratégico para debater os impactos da crise climática na Bahia e a urgência de ações coordenadas para proteger a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, e os modos de vida dos povos e comunidades tradicionais que dela dependem.

Os efeitos da emergência climática já são visíveis em diversos aspectos sociais, ambientais e produtivos no estado. O avanço da desertificação, aliado à degradação da biodiversidade e à vulnerabilidade socioambiental de várias regiões, exige respostas integradas. Com isso, o evento propõe reunir representantes de comunidades, pesquisadores, gestores públicos e organizações da sociedade civil para pensar coletivamente políticas públicas sustentáveis e efetivas de recaatingamento — estratégia que visa a restauração ecológica da Caatinga e o fortalecimento dos territórios.

Programação destaca participação social e construção coletiva

O seminário será aberto na manhã do dia 13 com uma mesa dedicada aos Povos e Comunidades Tradicionais, seguida de diálogos sobre os impactos socioambientais da emergência climática, escutas com pesquisadores e agricultores familiares, além de um debate sobre a Consulta Prévia, Livre e Informada – de acordo com a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) –, fundamental para a defesa dos territórios.

No segundo dia (14), o foco será a apresentação de resultados de experiências de recaatingamento, debates sobre desafios futuros e construção de uma política pública, além de atividades em grupo que resultarão na elaboração de uma Carta Política: Manifesto da Caatinga.

Inscrições abertas

A participação é gratuita e aberta a todas as pessoas interessadas em contribuir com a preservação da Caatinga e o enfrentamento à desertificação. As inscrições e a programação estão disponíveis no link a seguir: https://www.even3.com.br/iv-seminario-estadual-de-recaatingamento

Mais informações sobre o Recaatingamento: https://irpaa.org/recaatingamento/

Texto: Danilo Souza Santos – Jornalista/Ascom Irpaa

Sair da versão mobile