Curaçá
Empresa desiste de parque eólico em área da ararinha-azul em Curaçá

A empresa Voltalia informou que desistiu de gerar energia eólica próximo ao local de reintrodução da ameaçada ararinha-azul, em Curaçá. No comunicado, a empresa afirma “que não possui e nem tem intenção de iniciar projetos eólicos” no local. Comenta, ainda, “que chegou na região há cinco anos, em 2017, para realização de estudos. Mais recentemente, contudo, com a confirmação da reintrodução das aves na localidade, a empresa optou por descontinuar todas as ações que encontravam-se em andamento”.
A Voltalia pretendia gerar 288 Megawatts no Complexo Eólico Serra da Borracha, com 48 turbinas distribuídas em “linhas retas orientadas principalmente na direção Norte-Sul” e em seis parques apartados. Estudos sobre a fauna regional eram conduzidos pela companhia para o futuro licenciamento do projeto, pelo governo estadual. De origem francesa, a empresa tem outros empreendimentos eólicos em localidades como São Miguel do Gostoso e Serra Branca, no Rio Grande do Norte, além de negócios com produção, venda e distribuição de energia no Brasil e no Exterior.
A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) foi extinta da natureza em 2000, pelo desmatamento, caça e tráfico. Um primeiro grupo com 8 aves criadas em cativeiro foi liberado num refúgio de vida silvestre em Curaçá e Juazeiro, na Bahia, em 11 de junho.
Texto: Aldem Bourscheit
Foto: Tim Flat
Canal YouTube
A fibromialgia foi tema do programa Curaçá Oficial ao Vivo desta semana
Assista a seguir a entrevista com a representante da Associação dos Fibromiálgicos do Vale do São Francisco (AfibroVasf), Lucineide Ramos, nesta terça-feira (o1.04) no programa Curaçá Oficial ao Vivo transmitido no canal do YouTube.
Durante o programa abordamos a doença fibromialgia, luta da associação e também dos pacientes curaçaences por melhorias no atendimento público.
Confira no vídeo!
Texto: Alinne Torres
Foto: Ana Laura Campos
Bahia
Onda de Calor Continua em Curaçá: Termômetros Devem Ultrapassar os 35°C

Os moradores de Curaçá seguem enfrentando dias de calor intenso, e a previsão para os próximos dias não traz alívio. De acordo com o Instituto Climatempo, entre sexta-feira (04) e domingo (06), o tempo continuará seco e quente, sem previsão de chuva para a região.
As temperaturas devem oscilar entre a mínima de 23°C e a máxima de 36°C, exigindo cuidados redobrados com a hidratação e a exposição ao sol. Acompanhe mais atualizações sobre o clima em nosso site.
Texto: Alinne Torres
Foto: Arquivo Curaçá Oficial
Curaçá
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou, na manhã desta quarta-feira (02), mais uma operação de combate ao plantio ilícito de entorpecentes.
Durante a ação, policiais da 45ª CIPM, comprometidos com a repressão ao cultivo e à circulação de drogas, localizaram duas roças de maconha nas proximidades da localidade de Matinha, contendo, respectivamente, 3.500 e 2.000 pés da erva.
Todo o material foi erradicado e incinerado no local, sendo uma amostra encaminhada à Polícia Judiciária para adoção das providências cabíveis. Nenhum suspeito foi encontrado na área durante a operação.
Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
• 2022: 821.708
• 2023: 425.420
• 2024: 200.760
• 2025: 149.900
Fonte: 45ª CIPM / ASCOM
-
Curaçá4 dias atrás
Torneio de caça de tatu é desarticulado duas horas da manhã no distrito de Riacho Seco
-
Curaçá4 dias atrás
PM-BA apreende menor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
PM-BA prende homem suspeito de tráfico de drogas no bairro Adolfo Viana, em Curaçá
-
Curaçá1 dia atrás
PM- BA erradica mais duas roças de maconha na zona rural nesta quarta (2) em Curaçá
-
Curaçá3 dias atrás
PM-BA recupera motocicleta com restrição de furto em Curaçá
-
Curaçá1 dia atrás
Policia Militar erradica mais uma plantação de maconha na zona rural de Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Kombi do Ze Livrório chega a Curaçá com música e literatura para as crianças
-
Bahia1 dia atrás
Dia Mundial de Conscientização do Autismo reforça importância do diagnóstico e do suporte multidisciplinar