Redes sociais

Curaçá

Jovens curaçaenses conquistam medalhas em competições estaduais

Publicado

em

O grupo Judô Metanoia de Curaçá deu um show de talento durante a Super Etapa de Judô e a Copa Judô do Vale que aconteceram no último sábado (23) e domingo (24) em Juazeiro-Ba.

O atleta e professor de Judô Ailton Gerdean Santos, da classe sênior, categoria -66kg, conquistou duas medalhas de bronze. O jovem Henrique Martins, classe sub 18 e iniciantes, categoria -81kg, trouxe para casa uma medalha de ouro e duas de prata.

Na classe iniciante a atleta Jucicleia dos Santos, categoria +78kg, ganhou duas medalhas de prata. Já a jovem Ana Beatriz Silva, classe sub 18, categoria -70kg, foi ouro.

E na categoria festival os jovens João Pedro e Pedro Davidson conquistaram o tão sonhado primeiro lugar e também trouxeram medalha de ouro para Curaçá.

Em entrevista ao site Curaçá Oficial o professor e atleta Ailton Gerdean Santos contou que está muito feliz com os resultados obtidos pelo grupo. “Nós enfrentamos muitas dificuldades, tanto para conduzir o projeto, quanto para participar dessas competições. Treinamos 3 vezes na semana e conseguimos subir no pódio. Mostrar que não estamos para brincadeira e que os atletas do Judô Metanoia tem qualidade e chances de conseguirem ser bem vistos na Bahia. Esses resultados só mostram que estamos no caminho certo. Estou muito orgulhoso dos meus alunos e vamos continuar treinando para conseguirmos chegar no topo”.

O judoca Henrique Martins comemorou a sua participação nas duas competições. “É uma sensação muito incrível, a gente está conseguindo trazer medalhas para Curaçá. Porém não é uma tarefa fácil. Mas com foco, determinação e ousadia a gente chega lá. A gente acredita que o judô é uma Filosofia de Vida e que através dele podemos estar formando pessoas mais justas”.

O grupo Judô Metanoia é um projeto social que oferece aulas de judô gratuitas (3 vezes na semana) para os jovens curaçaenses. Para participar do projeto os interessados devem procurar o professor Ailton Gerdean através do Instagram @judo_metanoia .

 

Texto: Alinne Torres

Fotos: Grupo Judô Metanoia

Canal YouTube

Curaçá Oficial ao Vivo entrevista coordenação da 1ª Festa Literária de Curaçá

Publicado

em

O município de Curaçá, no sertão baiano, se prepara para viver a sua tão esperada 1ª Festa Literária, que tem como tema “Os Paus Trançados das Letras: nossos modos de escrita da história”, onde será discutido temas que envolvem, sobretudo, o capital literário de Curaçá. 

A FLIC será realizada entre os dias 21 e 23 de novembro e suas atividades acontecerão no CETEP Maria de Almeida Araújo e na Praça do Teatro Raul Coelho, centro histórico da cidade.

Confira a entrevista completa com o Curador da FLIC 2024, Professor Dr. Josemar Martins, Pinzoh, que é o Curador do evento, e com os integrantes do grupo Galeota das Artes que apoia a FLIC e é uma das atrações do eventos.

Continuar lendo

Curaçá

Temperatura pode chegar a 38ºC nesta semana em Curaçá

Publicado

em

Os moradores de Curaçá devem se preparar para uma semana de calor intenso. Segundo informações do instituto Climatempo, entre esta terça-feira (19) e sexta-feira (22), não há previsão de chuvas para a região, e as temperaturas devem variar entre a mínima de 23ºC e a máxima de 38ºC.

No entanto, o clima pode mudar no fim de semana. Para sábado (23) e domingo (24), há previsão de pancadas de chuva na cidade, o que pode trazer um alívio para o calorão.

Até esta terça-feira, Curaçá já registrou 21 mm de chuva em novembro de 2024, correspondendo a 88% da média histórica do mês.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Publicado

em

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Continuar lendo

DESTAQUE