Bahia
Nove dias após Bolsonaro atacar urnas em fala a embaixadores, Lira diz confiar no sistema eleitoral
Nove dias após o presidente Jair Bolsonaro ter reunido embaixadores no Palácio da Alvorada para atacar as urnas eletrônicas, o processo eleitoral e ministros do Supremo Tribunal, o presidente da Câmara, Arthur Lira, quebrou o silêncio sobre o episódio.
Sem mencionar o encontro com os embaixadores, Lira disse — em discurso durante a convenção do PP que aprovou a coligação com o PL e o apoio à reeleição do presidente — confiar no sistema eleitoral e defender a democracia e eleições transparentes. Aliado de Bolsonaro, ele não manifestado desde então sobre as declarações do presidente.
“Nesses últimos dias — eu não queria aproveitar o momento, formal e festivo, para fazer qualquer tipo de justificativa pública ou privada —, mas eu queria só deixar um recado bem claro, óbvio. E quem me conhece de maneira transparente e reluzente, como a gente diz no Nordeste, a Câmara dos Deputados fala quando é necessário falar. Não quando querem obrigá-la a falar. Eu dei mais de 20 mensagens mundo afora e no Brasil de que sempre fui a favor da democracia e de eleições transparentes e confio no sistema eleitoral”, disse Lira.
Na saída da convenção do PP, o ministro-chefe da Casa Civil e presidente licenciado do partido, senador Ciro Nogueira (PP-PI), disse acreditar que as urnas eletrônicas são confiáveis, mas que o sistema precisa de aperfeiçoamento.
“Acredito [nas urnas], só não acho que elas são infalíveis. Isso aí eu sempre disse. Não há nada que não possa ser aperfeiçoado. Mas eu acredito totalmente”, afirmou.
Sem citar as declarações de Bolsonaro sobre as urnas eletrônicas, Ciro Nogueira também afirmou que espera que o Tribunal Superior Eleitoral seja sensível à “transparência” e “aperfeiçoamento” do sistema eleitoral. “Quanto mais transparência e aperfeiçoamento, melhor”, afirmou o ministro.
Bolsonaro
Na convenção em que foi aprovada a coligação do PP com o PL, Bolsonaro também disse defender a democracia. Após os seguidos ataques do presidente às urnas eletrônicas e ao sistema eleitoral, nesta semana foi divulgada uma carta em defesa da democracia e do processo eleitoral que já conta com 100 mil assinaturas.
“Defendemos a democracia. Não precisamos de nenhuma cartinha para falar que defendemos a democracia. Não precisamos, então, de apoio ou de sinalização de quem quer que seja para mostrar que o nosso caminho é a democracia, a liberdade, é o respeito à Constituição”, afirmou Bolsonaro.
Fonte: G1.com.br
Foto (Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
Bahia
A Cooperativa Capribéee recepciona delegação de empreendedores angolanos no distrito de Poço de Fora
A Cooperativa Capribéee, união de produtores da ex-cooperativa da Sabor do Sertão, do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, e da ex-cooperativa Mãos do Campo do município de Jaguarari, na Bahia, em Curaçá, recepcionou na última semana uma delegação composta por empreendedores angolanos e especialistas do setor agropecuário.
O objetivo da visita era para conhecer o processo de produção de queijos e derivados de leite de cabra do Laticínio Sabor do Sertão.
Durante a visita, foram apresentados o ciclo produtivo, boas práticas sustentáveis, certificados e prêmios dos produtos reconhecidos em esfera nacional e internacional.
O encontro proporcionou uma troca de experiências entre as partes, destacando o uso de tecnologia aliado ao saber tradicional no Sertão brasileiro e o potencial do mercado angolano. Os visitantes demonstraram interesse em replicar iniciativas semelhantes em Angola, visando desenvolver a caprinocultura leiteira local.
A experiência foi encerrada com uma degustação de queijos premiados, fortalecendo os laços entre Brasil e Angola e abrindo possibilidades de colaboração futura no setor.
Com informações de Eugência Félix ( Coordenadora da Capribéee).
Bahia
45ª CIPM erradica cinco mil pés de maconha na zona rural de Curaçá
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, realizou na semana passada a erradicação de cinco mil pés maconha no município de Curaçá.
As ações, que foram realizadas de terça (19) a quinta-feira (21), tiveram como objetivo o combate ao plantio e ao tráfico de drogas nas ilhas do Rio São Francisco, e contou com a participação de policiais pertencentes à 45ª CIPM.
Por meio de uma análise estratégica, foram localizadas três plantações totalizando cinco mil pés de maconha na localidade conhecida como Porto da Vila, na área rural do município de Curaçá.
Todo o material encontrado foi incinerado, exceto uma amostra, que foi colhida e encaminhada para as providências cabíveis pela Polícia Judiciária. Ninguém foi encontrado no local.
A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM)/Curaçá, sob o comando do Major PM Leonel, atua alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA, desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate às atividades criminosas na região norte da Bahia.
Neste ano de 2024, já foram erradicados 198.260 (cento e noventa e oito mil, duzentos e sessenta) pés de maconha durante a Operação Terra Limpa na região de Curaçá.
Quantitativo de pés de maconha erradicados na região:
* 2022: 821.708
* 2023: 425.420
* 2024: 198.260
Fonte: 45ª CIPM
Foto: Arquivo 45ª CIPM
Bahia
PM-BA realiza prisão em flagrante de foragido da justiça em Curaçá
A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por meio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, realizou, na sexta-feira (22), a prisão em flagrante de um homem foragido da Justiça, no município de Curaçá.
A ação ocorreu, quando policiais militares realizavam rondas na Avenida da Pista, bairro Bambuí, e avistaram um homem que, segundo informações, possuía um mandado de prisão em aberto.
Diante da situação, foram realizadas consultas nos sistemas de informações, confirmando-se a veracidade dos dados. Assim, foi dada voz de prisão em flagrante, e o homem foi conduzido à delegacia de polícia para adoção das medidas cabíveis pela Polícia Judiciária.
A 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sediada em Curaçá e comandada pelo Major PM Leonel, segue alinhada com as diretrizes dos Comandos Geral e Regional Norte da PMBA, desenvolvendo ações de prevenção e repressão qualificada no combate às atividades criminosas na região norte da Bahia.
Fonte: 45ª CIPM
-
Bahia5 dias atrás
Polícia Civil de Curaçá cumpre mandados de prisão e busca apreensão
-
Bahia5 dias atrás
FLIC 2024 terá sessão coletiva de lançamento de livros
-
Bahia5 dias atrás
FLIC Curaçá ofertará oficinas culturais para o público
-
Bahia5 dias atrás
Exposições prometem movimentar a 1ª Festa Literária de Curaçá
-
Bahia10 horas atrás
PM-BA realiza prisão em flagrante de foragido da justiça em Curaçá
-
Bahia10 horas atrás
45ª CIPM erradica cinco mil pés de maconha na zona rural de Curaçá
-
Bahia10 horas atrás
A Cooperativa Capribéee recepciona delegação de empreendedores angolanos no distrito de Poço de Fora
-
Bahia11 horas atrás
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta