Redes sociais

Bahia

Câmara aprova proposta que acaba com saídas temporárias de presos

Publicado

em

Foto: Akira Onuma/Ascom Susipe

Deputados alteraram projeto que teve origem no Senado. Texto passará por nova votação dos senadores

                                                                                                                           

                                                                                                                                                                                                  Foto: Elaine Menke/Câmara do Deputados

                                                                     Capitão Derrite, relator do projeto de lei

 

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (3) proposta que extingue saídas temporárias de presos dos estabelecimentos prisionais. Aprovado em Plenário por 311 votos favoráveis e 98 contrários, o projeto segue para o Senado, que vai analisar as alterações dos deputados.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Capitão Derrite (PL-SP), ao Projeto de Lei 6579/13, do Senado. Derrite alterou a proposta inicial, que limita as saídas, para abolir completamente esse benefício.

A lei atual permite a saída temporária dos condenados no regime semiaberto para visita à família durante feriados, frequência a cursos e participação em atividades. Todas essas regras são revogadas pelo texto aprovado pelos deputados.

Derrite afirma que a extinção da saída temporária é necessária, já que grande parte dos condenados cometem novos crimes enquanto desfrutam do benefício. “A saída temporária não traz qualquer produto ou ganho efetivo à sociedade, além prejudicar o combate ao crime”, avaliou.

O deputado Hildo Rocha (MDB-MA) também defendeu o fim da saída temporária. “Temos que acabar realmente com ‘saidinha’ de bandidos, que voltam à sociedade para cometer crimes sem nenhuma vigilância. Eles não estão preparados para o retorno à sociedade”, disse.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou que a saída temporária é privilégio de condenados que já estão em regime semiaberto, por isso criticou o fim do benefício. “A saída temporária é uma prova de que a pessoa já está própria ao convívio com a sociedade, não estamos falando de criminosos em regime fechado, mas pessoas que estão próximas do final da pena”, declarou.

Progressão de regime
Derrite avalia que a saída temporária é um benefício adicional concedido ao preso, que já tem acesso à progressão para o regime semiaberto ou aberto se estiver apto à ressocialização.

“Se já existe a previsão legal de cumprimento de pena e progressão de regime de forma proporcional, a saída temporária causa a todos um sentimento de impunidade”, disse.

Dados da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) de São Paulo, segundo o relator, apontam que 1.628 presos não retornaram às prisões após a saída temporária do final do ano de 2021.

Exame e tornozeleira
O texto aprovado também obriga a realização de exame criminológico como requisito para a progressão de regime e para a autorização de regime semiaberto.

O exame deverá comprovar que o detento irá se ajustar ao novo regime com autodisciplina, baixa periculosidade e senso de responsabilidade.

A proposta também amplia regras para o uso de monitoramento eletrônico dos condenados autorizados a sair do regime fechado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

 

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Continuar lendo
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bahia

IPVA poderá ser pago com 15% de desconto em 2025 na Bahia; entenda

Publicado

em

O pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) poderá ser feito com 15% de desconto na Bahia em 2025. Quem pagar o imposto em cota única até 7 de fevereiro, garante a redução na taxa. As condições de pagamento foram divulgadas no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz).

Para os motoristas que deixarem para pagar todo o imposto na primeira cota do parcelamento, ainda será possível pagar com desconto de 8%.

Para parcelar o pagamento, é preciso que o valor devido seja de no mínimo R$ 120. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da quinta parcela.

Continuar lendo

Bahia

Adab prorroga prazo de declaração de rebanhos na Bahia até 17 de janeiro

Publicado

em

Prorrogado até o próximo dia 17 de janeiro, o prazo para que os produtores rurais baianos realizem a atualização cadastral dos seus rebanhos junto à Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A declaração é obrigatória e o pecuarista que não realizar a atualização do cadastro terá a propriedade bloqueada e ficará impedido de transitar com os animais.

“Por se tratar de algo novo, a primeira atualização cadastral desde a última campanha de vacinação, em abril, decidimos prorrogar por mais 30 dias o prazo”, explica o diretor-geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Até este domingo (15), cerca de 70% dos criadores de bovinos em todo o estado já tinham realizado a declaração, que substitui as etapas de vacinação contra Febre Aftosa e intensifica a vigilância direcionada aos rebanhos existentes na prevenção de doenças. A Bahia é reconhecida nacionalmente como Estado Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação e busca o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o que possibilitará a comercialização dos seus produtos pecuários em outros países.

A nova portaria, já publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), garante tempo suficiente para os criadores cumprirem as exigências de controle sanitário. Para isso, os produtores que ainda não realizaram a atualização cadastral devem procurar um dos 402 escritórios da Adab espalhados por todo o estado ou realizar a atualização via Sistema de Defesa Agropecuária da Bahia (Sidab), acessado através do site da Agência (www.adab.ba.gov.br).

Além do formulário de declaração dos rebanhos preenchido, é necessária a apresentação dos documentos do criador como o RG, CPF ou CNPJ, comprovante de endereço e documento da propriedade agropecuária.

Fonte: Ascom/Adab

Continuar lendo

Bahia

Livro “Velho Chico Vinhos Regados de Histórias” será lançado em Curaçá nesta terça-feira (17)

Publicado

em

O livro “Velho Chico Vinhos Regados de Histórias” será lançado nesta terça-feira, dia 17/12, às 19h30, no Receptivo Enoturístico VSB Vinhos, em frente ao Teatro Raul Coelho, em Curaçá.

A cidade de Curaçá é contemplada na obra com um capítulo especial que narra a sua história e destaca as peculiaridades do seu interior. Além disso, as páginas do livro exploram a rica trajetória dos vinhos produzidos na região.

A obra vai muito além: apresenta histórias construídas por protagonistas de diversos sotaques e idiomas, muitos deles carregando cicatrizes profundas como combatentes em conflitos históricos. Entre eles estão veteranos da Segunda Guerra Mundial, da Guerra Civil Espanhola, da Ditadura de Franco e da Guerra de Libertação das colônias francesas no Norte da África.

Com uma narrativa envolvente, “Velho Chico Vinhos Regados de Histórias” resgata memórias e celebra a cultura vinícola da região, unindo passado e presente em uma leitura rica e emocionante.

O livro também será lançados em outras regiões do Brasil.

Fonte: Informações enviadas por Figueredo um dos autores do livro.

Continuar lendo

DESTAQUE