Redes sociais

Publicado

em

Foto: Jhon Cruz


Curaçá é um dos municípios da Bahia onde a caprinocultura é forte. Mas além de lidar com os períodos de estiagem e com aos altos preços das rações para alimentar os animais, os produtores estão enfrentando outro problema que é o ataque de cachorros ao rebanho.

Segundo o criador curaçanese Estefano Pereira este é um problema histórico vivido pelas famílias rurais de Curaçá, mas que nos últimos anos vem se agravando.

“Este é um assunto que vem do tempo dos meus avós. Esse é um problema que muitas pessoas tinham o medo de debater. Ultimamente dentro do intervalo de 3 meses nós tivemos 3 ataques, onde houve uma perda de 40 animais. A gente procurou dialogar com o dono do animal, mas o problema voltou novamente”, disse.

O comunitário e também criador de animais Manoel Macedo também nos relatou os problemas enfrentados com os ataques de cachorros.

“Nós criadores estamos sofrendo. Em 2020 tive um prejuízo de 12 animais. Agora em 2022 já vamos em 8 animais. Tem vizinhos meus que já perderam um rebanho muito maior. Existe um grande embate neste assunto. Eu não sou a favor que se mate o cachorro. Mas a dificuldade que temos é de encontrar o dono do animal e este ser responsabilizado pela ação que o cachorro causou e ser responsabilizado pelo seu animal”.

A nossa reportagem foi até a sede da Delegacia de Polícia Civil de Curaçá e a Delegada Dra. Tereza Jucelia Araújo explicou as medidas que devem ser tomadas pelos criadores de animais quando acontecerem os ataques de cachorros.

“O ideal é que no primeiro momento se tenha o perfil se o cachorro pode atacar outros animais. Identificando que é este animal que está atacando tem que ter o bom senso de ir conversar com o proprietário do animal para tentar fazer uma guia longa para prender o cachorro e este ter mobilidade de andar na fazenda. Se o proprietário do cachorro ver que não tem como prender o animal, o mais seguro é trazer para a zona urbana, pois aqui é mais difícil o cachorro atacar os animais deste porte rural. Agora, se o criador não conseguiu fazer contato com o dono do cachorro ou se não houve acordo o ideal é que o criador venha a delegacia prestar queixa”, finalizou a delegada.

Texto: Alinne Torres

Imagens: Jhon Cruz

 

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE