Redes sociais

Publicado

em

Vídeo Jhon Cruz


A Missa foi realizada no sábado (27) pelo padre vaqueiro, o padre Valdevan Correia, debaixo do famoso pé de Juazeiro em frente a centenária capela Sagrado Coração de Jesus.

A missa contou com a participação de vaqueiros de Poço de Fora e região. O padre Valdevan falou da sua alegria em celebrar para os vaqueiros. “Mais uma vez quis a misericórdia do Senhor eu estar aqui celebrando a Missa dos Vaqueiros de Poço de Fora. Eu amo a cultura do vaqueiro, tamanho é o significado e a importância pra mim. Para mim é a uma honra está celebrando a Santa Missa para os vaqueiros de Poço de Fora.

Adelson Felix, organizador do evento, nos contou um pouco da história da Missa dos Vaqueiros de Poço de Fora. ” No ano de 1986 a missa foi muito bem pensada por Eulália, José Hugo e por nós da comissão da igreja. Surgiu o primeiro encontro dentro do novenário do padroeiro Sagrado Coração de Jesus e ao longo dos anos veio atraindo muitos participantes. Essa é uma das primeiras missas de vaqueiros dos distritos de Curaçá e região. Aqui hoje é um encontro de gerações”, disse.

Após a celebração foi servido o almoço no sítio Juazeiro e em seguida foi realizado o tradicional forró do vaqueiro.

Deide Júnior veio de Barro Vermelho com um grupo de amigos montados a cavalos e nos contou da sua emoção de está presente na missa dos vaqueiros. “Aqui é um lugar excelente, a gente é bem recebido. Adelson sempre nos convida. Viemos montados de Barro Vermelho, viemos bem animados, vendo as estradas e os animais”.

O evento reuniu vaqueiros de todas as idades como é o caso de Gabriel David  e Cauã Fernandes que também vieram de Barro Vermelho para prestigiar o evento.

Silvani de Oliveira é natural da fazenda Surubim em Poço de Fora e nos falou da sua alegria de está participando de mais uma missa dos vaqueiros em Poço de Fora. Silvani também relatou que se sente realizada em ser uma mulher vaqueira. “Vim a convite de Adelson, estou gostando muito de está aqui. Ser mulher vaqueira é um sonho, é um amor, para mim é tudo. Eu monto por amor desde criança. Sou vaqueira do mato mesmo. Sou vaqueiro de pano, o couro é só enfeite”.

Nós agradecemos aos patrocinadores Juninho Vem Aí, Vereador Rogério Bahia e Adelson Félix para realizarmos esta cobertura.

Por Alinne Torres

Cultura

Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora

Publicado

em

A tradição junina vai tomar conta do distrito de Poço de Fora nos dias 6 e 7 de junho com a realização da Festa do Sagrado Coração de Jesus, dentro do Circuito Curaçá Junino. O evento promete muita animação, forró e valorização da cultura nordestina, reunindo grandes atrações para movimentar a comunidade.

Na sexta-feira, dia 6, sobem ao palco David Kauã, Tinho do Acordeon, Ferro na Muleka e William do Valle. Já no sábado, dia 7, será a vez de Júlio do Acordeon, Rodrigão e Forrozão Classe A.

O evento é promovido pela gestão municipal e faz parte do calendário oficial das festas juninas do município.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

Bahia

Curaçá se prepara para a 5ª Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia no dia 31 de maio

Publicado

em

A comunidade agropecuária de Curaçá já vive a expectativa para a 5ª edição da Missa dos Vaqueiros da Fazenda Melancia, que será realizada no próximo dia 31 de maio (sábado), na sede da Associação dos Agropecuaristas da Fazenda Melancia e Adjacentes (AAMA).

O evento, que já se tornou tradição na região, celebra a fé, a cultura sertaneja e a valorização do homem do campo, reunindo vaqueiros, famílias e representantes das comunidades rurais em um momento de confraternização, devoção e alegria.

A programação começa logo cedo, às 7h da manhã, com um café da manhã especial para os vaqueiros no povoado de Angico Grande. Em seguida, às 8h30, acontece a tradicional cavalgada com desfile dos vaqueiros, que sairão de Angico Grande em direção à sede da AAMA, onde será realizada a missa.

A Missa dos Vaqueiros está marcada para as 9h, com celebração do Padre Valdevam Correia, conhecido como o “Padre Vaqueiro”, que costuma emocionar os fiéis com sua linguagem próxima do sertanejo e do homem do campo.

Após a missa, a programação segue com momentos culturais e de valorização dos vaqueiros:

  • 11h – Aboios

  • 11h30 – Homenagens aos vaqueiros mais antigos e às mães de vaqueiros e agropecuaristas da comunidade

  • 12h30 – Almoço

  • 14h – Sorteio de brindes para os vaqueiros

  • 15h – Bingo de um carneiro

  • 16h – Festa dançante com muito forró ao som de Renildo do Vale, Forró Pareado e atrações musicais surpresa

O evento é uma realização da AAMA e conta com o apoio de diversas instituições e lideranças, entre elas:
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá, IRPAA, FETAG-BA, Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Programa Mensageiro Rural (com os professores e apresentadores José Humberto e Rubens Carvalho), Prefeitura Municipal de Curaçá, Comunidade Católica e Terço da Melancia, Paróquia de São Benedito e Bom Jesus, vereador Anselmo Filho, deputado estadual Marcelino Gallo, e o COMDISC – Comitê para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável de Curaçá e das Bacias dos Rios Macururé e Curaçá.

A 5ª Missa dos Vaqueiros promete mais uma vez ser um marco de fé, cultura e integração das comunidades do sertão de Curaçá.

Texto: Alinne Torres

Foto: Curaçá Oficial

Continuar lendo

DESTAQUE