Redes sociais

Publicado

em

Vídeo Jhon Cruz


Dois anos após a pandemia de Covid-19, que impediu a realização do desfile cívico em homenagem a independência do Brasil, escolas de Curaçá, da rede municipal como da rede estadual, já estão preparando os pelotões para desfilarem na avenida Drº Pedro Santos Torres.

O desfile acontecerá no dia 06 de setembro e os estudantes irão se concentrar na Praça Padre Monsenhor, popular Praça do H, a partir das 15h.

O Gestor da Rede Municipal de Ensino do município, Jorge Amário Evangelista, nos deu detalhes do planejamento do desfile cívico. ” As escolas estão todas empenhadas organizando esse momento e vão trazer para a avenida os projetos trabalhados em sala de aula. Foram convidadas todas as escolas municipais e estaduais da sede. Além das fanfarras da nossa sede contaremos com fanfarras de outros município. Convido toda comunidade curaçaense para participar conosco deste nosso desfile”, disse.

Durante a semana os estudantes realizaram ensaios para fazerem bonito na avenida. O diretor do Colégio Municipal Professor Ivo Braga, Leonardo Araújo, comentou a alegria de poder levar os estudantes para a avenida.

“Nossa colégio vai para a avenida com um tema específico que é os 60 anos do nosso colégio. Nossos alunos tem um sentimento de pertencimento muito forte e eles vão para a avenida com esse sentimento”, pontou.

Texto: Alinne Torres

Bahia

Pela 1ª vez, 20 de novembro será feriado nacional

Publicado

em

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É nesta quarta-feira (20) se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Continuar lendo

Cultura

Confira a programação da Romaria da Gruta de Patamuté 2024

Publicado

em

A Paróquia Bom Jesus da Boa Morte e São Benedito, situada na cidade de Curaçá, estará celebrando, nos dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro, a Romaria da Gruta de Patamuté em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus.

O tema da Romaria nesse ano é “Sagrado Coração de Jeses, somos o teu povo e a Deus pertencemos.

Os ritos eucarísticos terão início no dia 30, às 19h, com a Missa de Acolhida dos Romeiros em Patamuté.

No dia 31, às 19h, acontecerá às 18h o Terço Mariano na Base do Romeiro, às 19h Missa de abertura da Romaria e às 20h procissão luminosa até o Santuário. Às 21h acontecerão apresentações culturais na Base do Romeiro.

No dia 1 de novembro logo nas primeiras horas, às 5h, haverá o Ofício da Imaculada Conceição no Santuário. Os romeiros poderão assistir as missas às 6h, 8h, e 10h no Santuário.

Para encerrar a romaria, ainda no dia 1 de novembro, às 12h será realizada despedida dos peregrinos e a benção dos objetos sagrados.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Premiado “Saudade fez Morada aqui Dentro” estreia nos cinemas nacionais e ganha sessão especial gratuita em Poço de Fora, Curaçá

Publicado

em

O longa-metragem baiano “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”, com direção de Haroldo Borges e produção do coletivo Plano 3 Filmes, está na terceira semana em cartaz no circuito de salas nacional, após uma trajetória de premiações em festivais como o Festival de Mar del Plata (Melhor Filme e Prêmio do Público), Festival de Málaga (Melhor Montagem), Festival do Rio (Melhor Filme na Competição Novos Rumos) e Mostra de São Paulo (Prêmio Netflix e Prêmio Paradiso). Além da vasta premiação, a obra foi uma das seis candidatas brasileiras selecionadas para disputar uma vaga no Oscar 2025. Na cidade de Curaçá, o filme será exibido em sessão especial gratuita e aberta ao púbico, no dia 11 de outubro, às 18:30h, na Praça do Coração em Poço de Fora.

“Saudade fez Morada aqui Dentro” conta a história de Bruno (Bruno Jeferson), um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo.

A ideia de abordar a perda da visão surgiu após as eleições de 2018. Após mergulharmos no período onde a política brasileira tomou o rumo para a escuridão, o mais impressionante foi encontrar amigos e familiares que estavam torcendo pelo governo fascista. Parecia uma verdadeira epidemia de cegueira que se espalhava por todo o país. Precisávamos de uma história sobre a cegueira. E a história de Bruno parecia ser a metáfora perfeita para o que estávamos vivendo. Mas não queríamos uma cheia de desesperança, porque já estávamos todos mergulhados naquele cenário apocalíptico. “, explica o diretor e roteirista Haroldo Borges. “Queríamos contar uma história que apontasse para a luz, que mesmo dentro dessa escuridão, houvesse a possibilidade de luz”.

O filme, além de levar as paisagens do interior da Bahia para a tela, também buscou incorporar representantes da comunidade local ao elenco e à equipe. Os atores, Bruno Jeferson, Ronaldy Gomes, Angela Maria e Terena França, foram escolhidos após um processo de seleção que envolveu 1.300 jovens de escolas públicas do sertão baiano. A direção optou por não revelar o roteiro para os atores. “Toda a história foi transmitida oralmente, cena a cena”, explica Haroldo Borges. “Os atores entendem a situação e defendem seus personagens com vocabulário próprio.”

Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022. O filme também conta com o apoio do Projeto Paradiso para sua distribuição em salas de cinema.

Ficha Técnica:

Direção: Haroldo Borges / Roteiro: Haroldo Borges, Paula Gomes / Diretor Assistente: Ernesto Molinero / Produção: Paula Gomes, Ernesto Molinero, Marcos Bautista / Direção de Fotografia: Haroldo Borges / Direção de Arte: Marcos Bautista / Montagem: Haroldo Borges, Juliano Castro / Som: Pedro Garcia, Victor Coroa / Elenco: Bruno Jefferson, Ângela Maria, Ronnaldy Gomes, Terena França, Wilma Macêdo, Heraldo de Deus, Vinicius Bustani.

Texto: Assessoria de Imprensa M2 Comunicação

Continuar lendo

DESTAQUE