Bahia
Crônica: A repercussão da ida do primeiro homem a lua em Curaçá

No dia 20 de julho de 1969, o mundo foi sacudido pela notícia de que o homem tinha ido na lua. Desde então esse assunto dominou as conversas e gerou acirradas discussões entre os que acreditavam e os que afirmavam que era mentira.
Em Curaçá, onde a notícia só chegou pelo rádio, o assunto também ganhou atenção e os convictos da mentira eram em número muito maior.
Pois foi no auge dessas discussões que chegaram três geólogos em Curaçá. Imediatamente se internaram no interior, lá pras bandas do Patamuté. Doutor das pedras. Era assim que os catingueiros chamavam aqueles que estavam a escrafunchar o chão das caatingas, cavando e recolhendo amostras de pedra e terra, em estudo que ninguém sabia pra que.
Um deles, o Dr. Haroldo, até era bem simpático e conversador. As pessoas com quem conversava se encantavam com a sua sabedoria, mas, por trás, riam e tentavam arremedar o seu sotaque carioca.
– O homem chia mais que cascavel em beira de vereda – ja tinha dito Artur, da Fazenda Tamboril.
Pois foi exatamente com Artur, o mais incrédulo dos incrédulos sobre a ida do homem na lua, que o Doutor Haroldo puxou assunto, deitando falação sobre o que vira pela televisão da chegada do homem na lua. Atento e com ar de desaprovação, Artur ouvia o Doutor explicar como tinha sido aquela aventura. Vez em quando interrompia para dizer que aquilo não era verdade. Na maior parte do tempo, nem piscava observando os gestos e ouvindo atentamente cada palavra que saia daquela boca, num chiado que parecia um pedaço de carne fria jogada numa frigideira com óleo fervendo. Depois de horas ouvindo as empolgadas explicações do geólogo, Artur balançava a cabeça negativamente sem parar.
No intervalo de uma frase, o interrompeu:
– Doutor, num tá vendo que isso é truque dos americanos?
Eles esfregaro foia nas venta de vocês. E vocês caíram direitim, direitim.
O Doutor Haroldo se exasperou e, totalmente desanimado disse:
– Tá bem Seu Artur. Eu desisto de lhe fazer acreditar que o homem foi na lua. Agora me diga uma coisa, o senhor também não acredita que a terra é redonda e que ela gira no espaço?
Artur finalmente fez boca de riso.
– Ai é que não é verdade mesmo, doutor. Se a terra girasse como o senhor diz, vez em quando Curaçá pegava umas manguinha de chuva por aí. E cadê?
– É, seu Artur…
Foi só o que disse um pensativo Doutor Haroldo coçando a cabeça.
Por Omar Torres, popular Babá
Administrador e Memorialista curaçaense
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Bahia
Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.
A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.
A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.
Texto: Alinne Torres
Foto: Rede Social
Bahia
Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.
O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.
Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.
Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.
O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.
Texto: Alinne Torres
Foto: Kátia G. do Amor Divino
-
Brasil2 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Cultura2 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Bahia2 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Curaçá2 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil2 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada