Redes sociais

Bahia

Rio São Francisco: Reservatórios recebem chuvas abaixo da média

Publicado

em

A Eletrobras Chesf vem informando, desde o começo do mês de novembro, a entidades da gestão pública, defesas civis, imprensa e sociedade civil, o início do período úmido nas bacias hidrográficas dos rios São Francisco, do Contas (BA) e do Parnaíba (PI), onde a Empresa opera reservatórios e usinas hidrelétricas.

No Rio São Francisco, a Empresa opera oito (8) de suas doze (12) usinas hidrelétricas, além de seu principal reservatório, o de Sobradinho (BA). A intensidade de chuvas no início do período foi abaixo da média, diante da ocorrência do fenômeno El Niño na Região Nordeste.

“Atualmente, o Reservatório de Sobradinho está operando com volume útil abaixo de 60%, praticando defluência média diária de 1.200 metros cúbicos por segundo (m³/s)”, afirmou Tony Ulysses, diretor de Operação e Manutenção da Empresa.

Tony Ulysses destacou ainda que o atendimento energético à Região Nordeste está assegurado com a utilização das fontes de geração atualmente disponíveis, sendo estas: hidráulica, térmica, eólica e solar e a operação realizada pela Empresa se baseia no cumprimento das regulamentações vigentes em atendimento aos usos múltiplos da água.

“A Empresa detém mais de 22 mil quilômetros de ativos de transmissão conectando parques eólicos, usinas solares, hidrelétricas ao Sistema Interligado Nacional – SIN, para assegurar o abastecimento eletroenergético a toda a Região”, ressaltou o diretor.

O cenário de poucas chuvas, segundo os órgãos de monitoramento, é o mesmo para as bacias do rio Parnaíba, onde a Empresa possui a Usina Hidrelétrica de Boa Esperança (PI), e para o rio de Contas, onde estão instaladas as usinas de Funil e da Pedra (BA).

Os reservatórios estavam com os seguintes volumes úteis  no dia (21/12/2023):
Rio São Francisco
Sobradinho – 51,94%
Itaparica – 46,8%

Rio de Contas
Pedra – 38,82%
Funil – 82,59%

Rio Parnaíba
Boa Esperança – 21,66%

Fonte: Chesf

Bahia

Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Publicado

em

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.

Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.

📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_

Texto: Alinne Torres

Foto: Divulgação rede social

Continuar lendo

Bahia

Contas da Câmara de Vereadores de Curaçá referentes a 2023 são aprovadas pelo TCM

Publicado

em

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, nesta quarta-feira (14), as contas referentes ao exercício de 2023 da Câmara de Vereadores de Curaçá, sob a responsabilidade do presidente Rogério Quintino Bahia.

A decisão foi proferida pelos conselheiros que compõem a 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM, que consideraram regulares os atos administrativos e financeiros do Legislativo municipal no período avaliado.

A aprovação reforça o compromisso da atual gestão com a transparência, o cumprimento das normas fiscais e a correta aplicação dos recursos públicos. “Essa é mais uma notícia que deixa a gente feliz e motivado a continuar trabalhando com seriedade e transparência pelo fortalecimento do Poder Legislativo de Curaçá”, comentou o presidente ao saber do resultado da votação do TCM.

Texto: Alinne Torres

Foto: Rede Social

Continuar lendo

Bahia

Filha de Poço de Fora recebe Moção de Aplausos por contribuição à cultura no sertão do São Francisco

Publicado

em

A atriz e produtora cultural Kátia Gonçalves do Amor Divino, natural do distrito de Poço de Fora, em Curaçá, foi homenageada com uma Moção de Aplausos pela Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural do Conselho Estadual de Cultura da Bahia. A honraria foi entregue na última semana, durante cerimônia realizada no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA.

O reconhecimento destaca a trajetória e o impacto do trabalho de Kátia na promoção da cultura sertaneja e nordestina, especialmente no território do São Francisco. Com uma carreira sólida e multifacetada, ela já atuou em 12 filmes, incluindo o premiado “Deserto Particular”, indicado ao Oscar 2021 como representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional.

Além disso, Kátia coleciona participações em 6 documentários, 26 peças teatrais, 6 novelas de rádio, uma telenovela, é autora de dois livros e continua expandindo sua atuação no audiovisual.

Mais recentemente, ela foi contratada como produtora local do longa-metragem “O Tempo, À Faca”, dirigido por Ruy Guerra e Diogo Oliveira, que será rodado na região de Juazeiro e Curaçá.

O Curaçá Oficial parabeniza Kátia e vale lembrar que ela é filha da saudosa Eulália do Amor Divino.

Texto: Alinne Torres

Foto: Kátia G. do Amor Divino

Continuar lendo

DESTAQUE