Curaçá
Artigo: Curaçá e Sua Nostalgia

Por Ticiano Félix
Curaçá é terra boa/ O potó é quem não presta/ Mija do dedão do pé/ até o couro da testa… Essa letra é de uma canção que o nosso, inesquecível, Zito Torres, que fez em homenagem a nossa cidade amada; eu assino em baixo, e vou mais adiante, inclusive é uma cidade, onde o povo não é tão dedicado aos estudos, mas consegue formar-se em diversas faculdades sem dificuldades, pois muitos filhos da nossa terra, emitem opiniões técnicas em quase todos os campos, que muitas vezes, nem os especialistas dos atuais campus universitários tem segurança para falar. Somos um povo de “inteligência rara”.
Eu sou um “retrôcionista”, se é que existe esse termo, mas sei a importância da evolução, isso desde a era matriarcal, que teve como grande invenção o domínio do fogo, e mais nada de relevante que a humanidade tenha conhecimento, depois veio o período patriarcal e devagar, chegou-se ao longe, passando o fogo nas cavernas para as lamparinas, que eram alimentadas por azeites, óleos de peixes, óleos de mamonas e outros (dizem que o cheiro lembrava os franceses antes de desenvolverem os melhores perfumes do mundo), até conseguir atingir a supernova com a chegada do querosene, uma grande inovação, de lá para a energia elétrica nas residências, foi apenas uma questão de muitas décadas, ligeirinho. Será que o povo naquela época, reclamou com essa mudança tão drástica?
Outra coisa que me fascina é a luta por manter de pé, plantas exóticas, oriundas de outros países, como a peruana Algaroba e a Indiana Neem/Nim, a primeira eu tenho como uma maná… Lá nas caatingas, longe de cisternas, poços e cacimbas, mas na cidade traz mais malefícios que benefícios, a segunda é uma planta que contém um elemento tóxico, oriundo das piretrinas, que sintetizado é formulado um inseticida piretroide, que para facilitar o entendimento e resumir essa conversa, mata até a mãe do cão, se ela for invertebrada. Mas, quando falaram em plantar ipês, tem sempre alguém apontando uma dificuldade… O intrigante, é ver que alguns dos defensores dessas árvores, estão derrubando a vegetação nativa para edificar suas chácaras na zona rural.
Breve Curaçá estará reinaugurando o seu estádio Durval Santos Torres, homenagem ao primeiro craque de futebol curaçaense, segundo me informou um velho que gostava de futebol. Ele está para Curaçá, assim como Neco está para o Corinthians e Di Stefano para o Real Madrid. Essa reinauguração traz uma nova roupagem, com arquibancadas, alambrados e o tão sonhado gramado, que até nos lembra o estado de Goiás, verde e plano. Ouvi na época que estavam correndo contra o tempo para gramar, críticas por estarem matando uma grama chamada Batatais(que estava no projeto original), que é simular com uma touceira de capim colonião, para substituir pela grama Esmeralda, a melhor que temos no país. Só quem acompanhou o processo sabe a odisseia que foi para fazer essa obra com a Caixa Econômica na “cupira” dos responsáveis, até entendo, nem a CEF acreditava mais, pois foram tantos que se propuseram e não conseguiram, que os técnicos desse banco, devem ter relembrando aquele ditado popular: “Gato escaldado tem medo até de água de chuva”.
Essa noite eu não dormir, depois de ver tanta manifestação pelos “patrimônios históricos” da nossa cidade, preocupo-me agora se os nostálgicos vão fazer passeatas para manter a antiga grama, àquela que nos períodos de chuvas brotava com suas enormes “cabeças de touros”, dando trégua ao chão batido do nosso campo apenas no período seco…
Bahia
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá

Estão abertas até o dia 26 de maio as inscrições para o Curso de Formação de Brigadista Florestal, totalmente gratuito. A capacitação é uma iniciativa que visa preparar voluntários e profissionais para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, especialmente na região da Caatinga.
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial, conforme as orientações disponíveis no edital. O curso é promovido pelo projeto Parceiros da Caatinga, Diretoria de Meio Ambiente de Curaçá e Corpo de Bombeiros. A empresa Blue Sky Caatinga também apoia o projeto.
📱 Mais informações e contatos para inscrição:
(75) 98877-3488
(74) 99912-8330
(74) 98120-0263
Instagram: @parceirosdacaatinga_
Texto: Alinne Torres
Foto: Divulgação rede social
Brasil
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá

A Polícia Militar da Bahia (PMBA), por intermédio da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) / Curaçá, realizou, no sábado (17), uma prisão em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreendeu 47 papelotes de substância análoga à cocaína no município de Curaçá.
Por volta das 15h30, durante a intensificação do policiamento no centro da cidade, a guarnição foi informada via Central sobre uma ocorrência de violência doméstica no bairro Nova Aliança. De imediato, os policiais militares se deslocaram até o local informado, onde confirmaram a veracidade das denúncias. A vítima apresentava sinais visíveis de agressão física e relatou ter sido agredida por seu companheiro, que ainda se encontrava no interior do imóvel.
Durante a contenção do autor, a vítima informou que seu companheiro era traficante e que, na residência, havia certa quantidade de drogas. Após autorização para busca domiciliar, foram localizados 47 papelotes de substância análoga à cocaína.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante, e o homem, juntamente com a vítima, foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para adoção das medidas cabíveis.
Texto e foto: Ascom/45ª CIPM
Curaçá
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

A assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá enviou uma nota ao Curaçá Oficial explicando sobre o andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município. Acompanhe!
A Prefeitura de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, informa que o processo de aquisição de gêneros alimentícios destinados à merenda escolar, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), encontra-se em andamento.
A etapa técnica, conduzida pela equipe de nutricionistas responsável, já foi concluída, com a definição dos itens a serem adquiridos e seus respectivos quantitativos, conforme as necessidades nutricionais dos alunos da rede pública municipal de ensino.
Atualmente, o processo segue em fase de cotação e negociação de preços com fornecedores habilitados, etapa necessária para garantir a economicidade e a eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Após a conclusão dessa etapa, será elaborado e publicado o edital correspondente, que será amplamente divulgado, assegurando a ampla concorrência e o cumprimento dos princípios da legalidade, publicidade, impessoalidade e eficiência que regem a administração pública.
A gestão municipal reafirma seu compromisso com a transparência dos processos e com a oferta de uma alimentação escolar segura, equilibrada e de qualidade para todos os estudantes da rede municipal.
Atenciosamente,
Elias Fonseca Martins
Secretário Municipal de Comunicação
-
Brasil3 dias atrás
PM-BA prende homem em flagrante com base na Lei Maria da Penha e apreende 47 papelotes de droga em Curaçá
-
Bahia3 dias atrás
Curso gratuito de formação para brigadista florestal está com inscrições abertas até 26 de maio em Curaçá
-
Cultura3 dias atrás
Circuito Curaçá Junino: Festa do Sagrado Coração de Jesus acontece nos dias 6 e 7 de junho em Poço de Fora
-
Curaçá3 dias atrás
Nota oficial sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
-
Brasil3 dias atrás
Curaçá reforça compromisso com a proteção infantil em caminhada