Redes sociais

Bahia

Canjica, munguzá, pé-de-moleque: conheça a origem das comidas juninas

Publicado

em

Canjica, munguzá, pé-de-moleque e pamonha. As comidas típicas são uma das principais atrações dos festejos juninos. Você sabe como surgiram esses quitutes?

A diversidade de pratos e suas várias maneiras de preparo carregam consigo um pouco da história do Brasil, da miscigenação das culturas indígena, africana e europeia.

Alguns dos principais ingredientes das receitas são o milho, o amendoim, o arroz, a abóbora e a mandioca.

O historiador Rafael Gonçalves explica que esses alimentos não foram escolhidos à toa. “A festa junina tem essa origem europeia e foi transplantada para o Brasil pelos portugueses ainda durante o período colonial, mas tem aqui uma grande aderência, principalmente no caso do milho, né? Interessante a gente pensar que a safra dele, a colheita, principalmente no Nordeste, que era o centro do Brasil colonial, e por isso vai ter uma influência muito grande dessa cultura portuguesa, dessa cultura europeia, ele era colhido justamente em junho, o tempo de São João”, disse em entrevista à Rádio Nacional.

A tradição das comidas de milho, além da culinária colonial, também tem ligação com os povos originários da América, que ajudaram não só a popularizar o cultivo, mas também as formas de beneficiamento. O Brasil é hoje um dos maiores produtores de milho do mundo.

A abundância do grão se reflete na variedade de receitas durante os festejos de junho. Receitas essas que, ao longo dos séculos, e dependendo da região do Brasil, foram ganhando novos ingredientes, outros nomes e diferentes maneiras de serem produzidas.

Regina Tchelly, empreendedora social e fundadora do projeto Favela Orgânica, no Morro da Babilônia e Chapéu Mangueira, na zona sul do Rio de Janeiro, conta que a variedade de pratos produzidos nos arraiás reflete a acolhida de pessoas vindas de várias partes do Brasil. Segundo ela, há uma união da tradição e inovação na cozinha que celebra os santos juninos.

“O Brasil inteiro tá aqui, né? Mineiro, tem bastante comida mineira. Tem muito baião de dois, que é do Nordeste. No mês junino aqui, tem muito cuscuz doce, que é uma tradição aqui do Rio de Janeiro, que eu não conhecia. Tem muito bolo de milho. Estou também percebendo que cada vez mais, com o alimento mais caro, as pessoas estão aprendendo a aproveitar melhor os alimentos”, relata.

Fonte: Agência Brasil

Bahia

Vai curtir a Festa dos Vaqueiros? Saiba como trocar os ingressos para os shows no circuito Vaqueiro Mundoca da Macambbira

Publicado

em

Você que vai curtir a Festa dos Vaqueiros deve ficar atento ao local da troca dos alimentos não perecíveis pelo ingresso para ter acesso ao Circuito Vaqueiro Mundoca da Macambira, no pátio de eventos, durante a noite nos dias 6 e 7 de julho.

As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estarão realizando a troca dos ingressos até o domingo (07), das 09h às 19h, na Escola Manoel Novaes.

Nos dias 6 e 7, a partir das 18h, o público poderá trocar os alimentos pelo passaporte no prédio do CAPS e na Escola Manoel Novaes.

Lembrando que no domingo o ingresso será trocado por um 1kg de feijão ou leite em pó de 200g. Os alimentos só serão aceitos com a data de validade de 90 dias e os alimentos não perecíveis como macarrão e massa de milho terão que ser duas unidades para a troca.

É proibida a venda de ingresso.

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Corrida de Prado: Saiba como participar durante a Festa dos Vaqueiros

Publicado

em

Através da redes sociais, a Prefeitura Municipal de Curaçá divulgou a programação da Corrida de Prado Berlamino Rodrigues Nunes que vai acontecer em paralelo a realização da Festa dos Vaqueiros, no dia 7 de julho, na Pista de Prado ao lado do bairro Theodomiro Mendes, popular Casas Populares.

A Corrida de Prado terá como prêmio R$ 10.000 e para saber como participar veja as informações contidas no card acima!

Texto: Alinne Torres

Continuar lendo

Bahia

Deputado Roberto Carlos apresenta Indicação para implantação de RETRAN, em Curaçá

Publicado

em

O deputado estadual Roberto Carlos (PV) apresentou uma importante indicação ao Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, para a implantação de uma RETRAN (Circunscrição Regional de Trânsito) no município de Curaçá.

A proposta visa proporcionar à população curaçaense um acesso mais ágil e eficiente aos serviços de trânsito, como o licenciamento de veículos e o registro de condutores, sem a necessidade de deslocamento até Juazeiro, que fica a 100 km de distância.

“A implantação da RETRAN vai evitar filas e aborrecimentos, facilitando a vida dos motoristas de Curaçá”, destacou o deputado Roberto Carlos. “Com mais de 35 mil habitantes e em constante desenvolvimento, Curaçá merece esse serviço para acompanhar seu crescimento”.

Segundo dados do IBGE, Curaçá possui uma população estimada em 35.065 habitantes e se destaca pela pecuária e fruticultura irrigada. A descentralização dos serviços do Detran em regiões como Curaçá, segundo o deputado, pode gerar uma administração mais adaptada às necessidades locais.

“A nossa indicação tem o apelo de todos os moradores de Curaçá e é intermediada por lideranças políticas locais”, ressaltou Roberto Carlos.

Ascom deputado Roberto Carlos

Continuar lendo

DESTAQUE